HD não formatar com Linux

Iniciado por boscofreitas, 27 de Abril de 2013, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

boscofreitas

Olá pessoal, Tenho aqui um pc antigo, com 16 GB de HD, 576 MB de RAM, Windows XP Profissional. O que eu queria era instalar somente o Ubuntu, mas não consegui. Explicando o que já fiz: 1- já vi pela BIOS que o boot esta configurado para o boot via CD/DVD. 2- já usei o Ubuntu dentro do windows, na qual ele faz uma modificação no boot que quando inicia você escolhe entre o windows e ubuntu. Mas o que acontece aqui, primeiro o Ubuntu foi instalado mas esta lento, acho que é por que esta dentro do windows. Também funciona usando o WUBI, mas fica com o ubuntu ( versão 11.04) lento também. 3- já tentei usar outras versões como o Mint, Brlix, Slitaz, Fedora,etc e ocorre a mesma coisa, na inicialização, o computador faz pesquisa no CD e entra no Windows. Gostaria de formatar todo o HD e deixar somente o Ubuntu ou outra versão mais leve (no ubuntu quando tinha neste computador somente 256 MB RAM) apareceu uma mensagem que a memória era pouca. Agora coloquei mais memória RAM só para formatar (576 MB ram), mas continua tudo lento, além de não conseguir deixar somente o Linux. Conclusão: - gostaria de instalar uma versão bem leve para este computador que deve ficar só com 256 MB RAM e HD 20 GB, existe alguma versão? - e o principal problema, por que o computador não consegue formatar o HD? Algumas vezes apareceu uma mensagem de erro com um tal de "initramfs" e pedindo para entrar com algum comando usando o "help", mas dentro destes comandos usei alguns que não resultou em nada. Agradeço a ajuda e sucesso a todos.

Eliseu Carvalho

Quanto à versão mais apropriada pra esse PC, acredito que ou Xubuntu 12.04 ou Lubuntu 13.04. Mas se existem dificuldades pra formatar o HD, provavelmente ele já está no fim da vida útil e precisará ser trocado.

Johnas48

Instale o Xubuntu 10.04 bem levinho com ambiente gráfico XFCE ou Lubuntu 10.10 ainda mais leve.

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/10.04/release/

boscofreitas

Olá Eliseu,

vou usar um programa aqui para testar este HD e verificar se ele esta com defeito, mas com o windows xp profissional ele roda bem e sem problemas.

Ola Johnas48,

Vou ver se consigo este Xubuntu e ou Lubuntu, mas como tenho uma conexão com internet da TIM infinity (velocidade maxima de 1 Mbps e limite de 80 Mbytes por dia de download) fica dificil baixar programas com muitos megabytes. Vou ver se consigo em alguma banca aqui em Alfenas, Minas gerais, o que também não é fácil.

obrigado pela sugestão e fico no aguardo de outras possiveis soluções.

Eliseu Carvalho

Citação de: Johnas48 online 27 de Abril de 2013, 14:51
Instale o Xubuntu 10.04 bem levinho com ambiente gráfico XFCE ou Lubuntu 10.10 ainda mais leve.

http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/10.04/release/

Eu prefiro que seja o 12.04, pois o 10.04 já perdeu suporte de atualizações.

Johnas48

Citação de: Johnas48 online 27 de Abril de 2013, 15:44

Eu prefiro que seja o 12.04, pois o 10.04 já perdeu suporte de atualizações.

Problema é que o Xubuntu 12.04 traz um novo XFCE não tão pesado quanto o Unity, para uma máquina obsoleta/arcaico, que tão pouco vai ser útil suporte de atualizações.

Eliseu Carvalho

Só lembrando que tem o Lubuntu também, com LXDE, mais leve que o XFCE.