Problemas na instalação do Ubuntu

Iniciado por Leocadio94, 27 de Abril de 2013, 13:29

tópico anterior - próximo tópico

Leocadio94

Olá, sou novo no fórum e estou enfrentando alguns problemas na instalação do Ubuntu.
Quando tento instalar o Ubuntu no meu PC secundário, usando um LiveUSB, eu seleciono a opção de "testar sem instalar". Após um tempo carregando, a tela fica escura, com o cursor piscando, e isso se repete várias vezes. Creio eu que seja um problema no LightDM, mas não tenho certeza  :-\
Já testei diversas versões (12.04 LTS, 12.10, 13.04) e em todas ocorre o mesmo problema, até mesmo em outras variações do Ubuntu, como Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, etc.
Esse problema começou a aparecer quando eu instalei a versão "12.04.2", pois quando eu tinha a versão "12.04", sem atualizações, funcionava bem.
Esse computador tem a seguinte configuração: Processador Intel Celeron D, Memória RAM de 1 GB, Placa de Vídeo On-Board SiS Mirage, Áudio Realtek AC97 e HD de 160 GB. Apesar de ter um hardware modesto, roda bem o Ubuntu.  :)
Obrigado pela compreensão e desculpa o incômodo.  :)

Johnas48

Placa de vídeo SiS é horrível para Linux, não há bom suporte. Essa configuração de hardware sua aguenta até Ubuntu 10.04 LTS; superior a isso  fica defasado.

Johnas48

Provavelmente o problema é a placa de vídeo SiS.

Leocadio94

Ah sim, obrigado por responder, acho que com essa placa da SiS não tem jeito mesmo  :(
Mas valeu  :)

Eliseu Carvalho

Citação de: Johnas48 online 27 de Abril de 2013, 14:24Placa de vídeo SiS é horrível para Linux, não há bom suporte. Essa configuração de hardware sua aguenta até Ubuntu 10.04 LTS; superior a isso  fica defasado.

Se for Xubuntu ou mais leve, não. O próprio Ubuntu 12.04 com Unity 2D funciona.

Citação de: Leocadio94 online 27 de Abril de 2013, 14:30Ah sim, obrigado por responder, acho que com essa placa da SiS não tem jeito mesmo  :(

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html

Leocadio94

Citação de: Eliseu Carvalho online 27 de Abril de 2013, 14:39
Citação de: Johnas48 online 27 de Abril de 2013, 14:24Placa de vídeo SiS é horrível para Linux, não há bom suporte. Essa configuração de hardware sua aguenta até Ubuntu 10.04 LTS; superior a isso  fica defasado.

Se for Xubuntu ou mais leve, não. O próprio Ubuntu 12.04 com Unity 2D funciona.

Citação de: Leocadio94 online 27 de Abril de 2013, 14:30Ah sim, obrigado por responder, acho que com essa placa da SiS não tem jeito mesmo  :(

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html
Obrigado :)
Há algum tempo atrás, eu tinha testado o Ubuntu 12.04 e suas variações nesse PC. Todos funcionaram perfeitamente, apresentando uma leve lentidão nas interfaces mais pesadas (KDE e Unity) e rapidez nas outras mais leves (XFCE e LXDE). Daí, começou a dar problemas nas versões posteriores à essa.
Então, a placa SiS pode não ser das melhores, mas o Ubuntu deveria ao menos funcionar, mesmo lentamente.
O sistema sequer iniciou a interface gráfica nas versões 12.04.2, 12.10 e 13.04. Aí não dá pra realizar esses comandos  :(
Existe alguma solução? Valeu!

Fabio-Arthur

olá, estou tentando instalar o ubuntu 13.04 no meu notebook positivo z68 com a placa de video da sis 771. Coloco o dvd e ocorre o boot normalmente, aparece a tela de opções de idioma e depois as opções de instalação. Dou enter em instalar e então a tela fica preta e o pc reinicia. e não sai disso, o pc fica reiniciando e nada de instalação. O ubuntu 9.10 é instalado normalmente, mas quando tento atualizar para o 10.04 ocorre o mesmo erro após a atualização. já procurei uma versão do ubuntu 13.04 com o gnome e também acontece a mesma coisa. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica de como posso instalar o ubuntu no meu notebook, ou então como fazer para atualizar o ubuntu 9.10 para o 13.04 se for possível. Obrigado!

Sergio Benjamim

Citação de: Fabio-Arthur online 01 de Maio de 2013, 11:36
olá, estou tentando instalar o ubuntu 13.04 no meu notebook positivo z68 com a placa de video da sis 771. Coloco o dvd e ocorre o boot normalmente, aparece a tela de opções de idioma e depois as opções de instalação. Dou enter em instalar e então a tela fica preta e o pc reinicia. e não sai disso, o pc fica reiniciando e nada de instalação. O ubuntu 9.10 é instalado normalmente, mas quando tento atualizar para o 10.04 ocorre o mesmo erro após a atualização. já procurei uma versão do ubuntu 13.04 com o gnome e também acontece a mesma coisa. Gostaria de saber se alguém tem alguma dica de como posso instalar o ubuntu no meu notebook, ou então como fazer para atualizar o ubuntu 9.10 para o 13.04 se for possível. Obrigado!

Você quer atualizar do 9.10 para o 13.04? Sem chance, você vai demorar uma semana, porque o ubuntu não atualiza direto, ele vai indo de uma versão para outra, 9.10 --> 10.04 --> 10.10 e por aí vai.

Qual a configuração completa de seu computador? Para você estar usando o ubuntu 9.10, provavelmente seja uma máquina bem antiga. Instalar o 13.04 nessa máquina pode ser a mesma coisa que tentar instalar um windows 8 em um computador de 10 anos atrás. Simplesmente não rola.

Nesse seu ubuntu 9.10, digite o comando lspci em um terminal, e poste para a gente o resultado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Fabio-Arthur, já tentou rodar uma versão do Ubuntu mais leve, como Xubuntu, Lubuntu ou Linux MInt 13 Mate? Nas versões do ubuntu, tente a versão LTS 12.04. Esse seu computador que é todo SiS não vai dar certo mesmo com versões do Ubuntu que exigem muito hardware e processamento gráfico.

Outra coisa que pode estar acontecendo, de reiniciar do nada, é seu processador estar esquentando demais. Abra o computador, dê uma limpada e troque a pasta térmica que dá contato entre o processador e o dissipador.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Fabio-Arthur

tentei instalar o kubuntu e também apresentou o mesmo problema, vou tentar o Xubuntu pra ver se funciona. Obrigado pela ajuda!

Eliseu Carvalho

Citação de: Fabio-Arthur online 01 de Maio de 2013, 17:2001:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Aqui tem um tutorial exatamente pra esse modelo de placa de vídeo (SiS671/771):

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html

Mas veja bem: o Unity 3D não vai rodar de maneira alguma nessa placa. Contente-se com o Unity 2D ou use outra interface.

Fabio-Arthur

Citação de: Eliseu Carvalho online 01 de Maio de 2013, 17:24
Citação de: Fabio-Arthur online 01 de Maio de 2013, 17:2001:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Aqui tem um tutorial exatamente pra esse modelo de placa de vídeo (SiS671/771):

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-1110-e-placa-de-video-sis-671.html

Mas veja bem: o Unity 3D não vai rodar de maneira alguma nessa placa. Contente-se com o Unity 2D ou use outra interface.

Eliseu, acontece que eu não consigo instalar o ubuntu. o único que é instalado é o 9.10, depois disso nada funciona. tentei o kubuntu, o xubuntu e nada. a minha pergunta agora é por que o 9.10 instala e funciona e os demais não. Obrigado!

Eliseu Carvalho

Fabio-Arthur

Ainda não, mesmo porque queria usar o ubuntu em minha máquina pessoal pois já uso no trabalho.

Eliseu Carvalho

Talvez aí seja o caso de tentar a instalação do Ubuntu 12.04 usando a ISO Alternate, que usa um instalador em modo texto. É justamente pra esses casos de não conseguir instalar usando o instalador gráfico padrão.
ISO Alternate do Ubuntu 12.04:

http://releases.ubuntu.com/precise/ubuntu-12.04.2-alternate-i386.iso (32-bit)
http://releases.ubuntu.com/precise/ubuntu-12.04.2-alternate-amd64.iso (64-bit)