Dilema para criar um jogo

Iniciado por LGusM, 21 de Abril de 2013, 16:00

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LGusM

Meu sonho era criar um jogo, e ainda mais um jogo para tanto Linux quanto para Windows, só que não me dou bem com programação. Há uma ferramenta bastante fácil e prática, chamada Construct Classic. Além de ser gratuita, também é opensource. O problema é que ele só funciona no Windows e só criar jogos que usam DirectX9. O Construct Classic roda bem via Wine, com um ou outro bug, mas ainda é usavel.

Meu dilema bate com os ideiais do Movimento Linux. Um jogo para Linux deveria, além de rodar nativamente para ele, ser também livre de qualquer patente proprietária, e o DirectX, da Microsoft, obviamente não é livre. Gostaria de arranjar alguma solução para isso, há outros programas para criar games no Linux, mas nenhum deles é tão prático e intuitivo quanto o Construct Classic.

NBPX

#1
Até dá para criar um jogo multiplataforma com o Blender 3D "sem programação". Mas eu acho que o ideal seria aprender um pouco de programação. Pode parecer mais difícil, mas depois de aprender dá para fazer as coisas mais facilmente.  O Blender usa Python como linguagem de programação para jogos. É uma linguagem bem simples. Acho que vale a pena tentar.

rudregues

Citação de: NBPX online 21 de Abril de 2013, 22:15
Até dá para criar a multiplataforma com o Blender 3D "sem programação". Mas eu acho que o ideal seria aprender um pouco de programação. Pode parecer mais difícil, mas depois de aprender dá para fazer as coisas mais facilmente.  O Blender usa Python como linguagem de programação para jogos. É uma linguagem bem simples. Acho que vale a pena tentar.
Python num para de me surepreender, até o Blender tá usando.

LGusM, segue o conselho do NBPX, vale a pena.

EDIT: e depois que criar seu jogo, divulgue aqui pra gente :)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

NBPX

Citação de: rudregues online 25 de Abril de 2013, 15:50
Citação de: NBPX online 21 de Abril de 2013, 22:15
Até dá para criar a multiplataforma com o Blender 3D "sem programação". Mas eu acho que o ideal seria aprender um pouco de programação. Pode parecer mais difícil, mas depois de aprender dá para fazer as coisas mais facilmente.  O Blender usa Python como linguagem de programação para jogos. É uma linguagem bem simples. Acho que vale a pena tentar.
Python num para de me surepreender, até o Blender tá usando.

LGusM, segue o conselho do NBPX, vale a pena.

EDIT: e depois que criar seu jogo, divulgue aqui pra gente :)

A muito tempo que ele usa.  ;D

Procure por Blender e Blocos Lógicos ou Python no Google e achará vários tutoriais sobre o tema.