Compartilhando arquivos

Iniciado por promurilo, 21 de Abril de 2013, 08:48

tópico anterior - próximo tópico

promurilo

Olá.

Tenho um roteador e dois computadores (um desktop e um notebook). O desktop acessa a Internet DSL pelo roteador, via cabo. O note acessa a Internet pelo mesmo roteador, porém via rádio (o roteador tem as duas opções: distribui via rádio ou via cabo). Tudo funciona perfeitamente. Nos dois computadores o sistema operacional é kubuntu 12.10.

O que eu não sei como fazer é aproveitar o roteador para compartilhar arquivos entre os dois computadores. Desculpem: é que não entendo nada (ou quase nada) sobre redes... eu queria poder transferir com facilidades diretamente os arquivos de um para o outro (independentemente da ordem).

Vocês podem me ajudar?

PS.: Eu já procurei em vários lugares, mas nenhuma solução equivale 100% à minha situação... as sequências de comandos são um pouco confusas para mim, já que não sou entendido em redes.

PS2.: É obrigatório instalar o servidor Samba nas duas máquinas para isso funcionar?

PS3.: Só é possível fazer as configurações via terminal ou em modo texto? O ambiente gráfico não dá conta de fazer isso?

Grato pela atenção.

promurilo

Bem, usando o ambiente gráfico, já consegui fazer as máquinas se enchergarem. Mas a autenticação não funciona.

Eu acesso a pasta compartilhada, e quando ele pede a senha, não autentica: a tela aparece de novo pedindo o usuário e senha.

Já adicionei o meu usuário com o comando sudo smbpasswd -a usuario, e nada.

Uma máquina não dá acesso à outra... instalei o servidor samba nas duas...

rihoem

Olá. Eu não sei necessariamente como resolver o problema, pois também me embanano bastante com compartilhamento de arquivos.

Uma vez, ao pesquisar tutoriais de compartilhamento, eu encontrei a seguinte configuração para o arquivo /etc/samba/smb.conf:

[global]
netbios name = Downloads
server string = media
workgroup = MEDIA
security = user
hosts allow =
interfaces =
bind interfaces only = yes
remote announce = 192.168.0.255
remote browse sync = 192.168.0.255
printcap name = cups
; load printers = yes
cups options = raw
; printing = cups
; guest account = nobody
log file = /var/log/samba/samba.log
max log size = 1000
; null passwords = no
username level = 6
password level = 6
; encrypt passwords = yes
unix password sync = yes
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
local master = no
domain master = no
; preferred master = no
; domain logons = no
os level = 33
logon drive = m:
logon home = \\%L\homes\%u
logon path = \\%L\profiles\%u
logon script = %G.bat
; time server = no
name resolve order = wins lmhosts bcast
; wins support = no
; wins proxy = no
dns proxy = no
; preserve case = yes
; short preserve case = yes
client use spnego = no
client signing = no
client schannel = no
; server signing = no
server schannel = no
; nt pipe support = yes
; nt status support = yes
allow trusted domains = no
obey pam restrictions = yes
# enable spoolss = yes
; client plaintext auth = no
; disable netbios = no
follow symlinks = no
# update encrypted = yes
; pam password change = no
passwd chat timeout = 120
; hostname lookups = no
username map = /etc/samba/smbusers
; passdb backend = tdbsam
passwd program = /usr/bin/passwd '%u'
passwd chat = *New*password* %n\n *ReType*new*password* %n\n *passwd*changed*\n
add user script = /usr/sbin/useradd -d /dev/null -c 'Samba User Account' -s /dev/null '%u'
add user to group script = /usr/sbin/useradd -d /dev/null -c 'Samba User Account' -s /dev/null -g '%g' '%u'
add group script = /usr/sbin/groupadd '%g'
delete user script = /usr/sbin/userdel '%u'
delete user from group script = /usr/sbin/userdel '%u' '%g'
delete group script = /usr/sbin/groupdel '%g'
add machine script = /usr/sbin/useradd -d /dev/null -g sambamachines -c 'Samba Machine Account' -s /dev/null -M '%u'
machine password timeout = 120
idmap uid = 16777216-33554431
idmap gid = 16777216-33554431
template shell = /dev/null
winbind use default domain = yes
winbind separator = @
winbind cache time = 360
winbind trusted domains only = yes
winbind nested groups = no
winbind nss info = no
; winbind refresh tickets = no
; winbind offline logon = no
; guest ok = no

[printers]
comment = All Printers
path = /var/spool/samba
; browseable = yes
; writable = No
; guest ok = no
printable = yes
locking = no
strict locking = no

[Arquivos]
path = /home/usr/files
; writeable = No
; browseable = yes
valid users = username
; guest ok = no
map archive = no

Eu uso esse arquivo como base até hoje para montar meus compartilhamentos, e edito o arquivo smb.conf diretamente. As partes que você precisa ficar atento são:

netbios name = Downloads
   server string = media
   workgroup = MEDIA

A primeira linha define o nome do servidor, a segunda uma descrição (opcional) e a terceira o nome do grupo. Essas três informações (que você pode personalizar) são as que você deve ficar atento. No final do arquivo é onde você especifica a pasta que está compartilhando:

[Arquivos]
   path = /home/usr/files
;   writeable = No
;   browseable = yes
   valid users = username
;   guest ok = no
   map archive = no

Basta editar a linha 'path' com a pasta que está sendo compartilhada no servidor, especificar em 'writeable'se a pasta é de somente leitura (No) ou permite escrita (Yes) e os usuários que podem acessar essa pasta (valid users). Eu uso o programa system-config-samba para checar as configurações no servidor e verificar se os usuários do samba foram criados corretamente (e se estão 'ativados').

No lado do cliente (o computador que você usa para acessar a pasta compartilhada no outro computador), basta entrar com o nome do servidor (netbios name, no caso Downloads), o nome do compartilhamento (Arquivos) e o endereço IP. Depende do programa que vai usar, né. Mas o nautlus no gnome e o Dolphin no KDE devem ter janelas de configuração no menu "Arquivo" > "Conectar a servidor".

Bom, não sei se vai ajudar, mas foi assim que eu botei as coisas para funcionar aqui :P

promurilo

Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar.