Samba não funciona (Parcialmente resolvido)

Iniciado por Arthur Bernardes, 20 de Abril de 2013, 16:34

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Amigos, da madrugada de ontem hoje, não consigo mais acessar os compartilhamentos da rede via Samba, meu outro PC que também está com Ubuntu, consegue acessar, menos o meu note.

Já reinstalei o Samba, mas nada.

Uso Ubuntu 12.04

Obs: Há 2 dias eu usava o Ufw, mas depois desinstalei, agora o Samba parou de repente.

Obrigado amigos.

-------------------------------------------

Quando tento abrir o compartilhamento, recebo isto: "Bus error org.freedesktop.DBus.Error.InvalidArgs: Mountpoint Already registered"

Arthur Bernardes

rihoem

Experimente copiar o arquivo /etc/samba/smb.conf do computador que está conseguindo acessar para o seu note que está com problema. Vai ver alguma configuração no samba foi modificada sem você perceber.

Mais uma coisa: você tem certeza que o seu note (ou melhor, o IP dele) está passando pelo firewall do computador que possue o compartilhamento? Talvez o seu computador esteja liberado para acessar, mas o seu note não.

Arthur Bernardes

Certo amigo. Vou ver o arquivo do smb.conf

Mas a respeito do Firewall, ambas as máquinas estão sem o UFW instalado. Obrigado pela ajuda amigo.

Arthur Bernardes

Amigo, revi o arquivo, e copiei pelo conteúdo do outro, verifiquei o Firewall , não resolveu em nada, ora funciona, ora não funciona. Estou sem saber o que fazer.

Mas alguma coisa amigo.? Muito obrigado pela ajuda.

rihoem

Houve alguma atualização no sistema?
Acho que algum programa relacionado (ou o próprio samba) foram atualizados e na nova versão há algum bug que causa esse comportamento. Descubra a versão do samba no synaptic e procure no google por problemas relacionados a essa versão em específico. Talvez seja isso.

Arthur Bernardes

Então amigo, esse problema ocorreu após uma atualização recente (2 dias atrás), mas o outro computador recebeu a mesma atualização e não apresenta esse comportamento.

Essa é a informação do Synaptic ==> "2:3.6"

Não achei nada relacionado..

Há uma outra forma de compartilhamento entre Linux-Linux sem Samba.?

Arthur Bernardes

Amigo, agradeço à sua atenção.

Mas agora, eu fui assistir TV e como sempre, eu desligo meu Notebook e o Desktop.

Mas agora, liguei apenas o Notebook, o Samba funciona beleza, pra testar, fui e liguei o Desktop, resultado: O note não funciona mais o Samba (não acessa nenhum computador da rede), desliguei o computador, o Samba volta.. O que seria.? Agora me ficou esse  "??? ???" na cabeça.

zekkerj

Por acaso... só por acaso!!! Você não colocou as duas máquinas com o mesmo "netbios name", colocou?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

Obrigado por responder grande amigo, mas fui verificar, e não, pelo menos não consta nada no smb.conf e também na instalação, dei nomes diferentes para as máquinas.

Código (smb.conf) Selecionar
[global]

## Browsing/Identification ###

workgroup = WORKGROUP

server string = %h server (Samba, Ubuntu)

wins support = no

;   wins server = w.x.y.z

dns proxy = no

;   name resolve order = lmhosts host wins bcast

usershare owner only = false

;   bind interfaces only = yes

log file = /var/log/samba/log.%m

max log size = 1000

#   syslog only = no

syslog = 0

panic action = /usr/share/samba/panic-action %d

security = user

encrypt passwords = true

passdb backend = tdbsam

obey pam restrictions = yes

unix password sync = yes

passwd program = /usr/bin/passwd %u
  passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .

pam password change = yes

map to guest = bad user

;   domain logons = yes

;   logon path = \\%N\profiles\%U

logon path = \\%N\%U\profile

;   logon drive = H:
#   logon home = \\%N\%U
n
;   logon script = logon.cmd

; add user script = /usr/sbin/adduser --quiet --disabled-password --gecos "" %u

; add machine script  = /usr/sbin/useradd -g machines -c "%u machine account" -d /var/lib/samba -s /bin/false %u

; add group script = /usr/sbin/addgroup --force-badname %g

load printers = yes

;   printing = bsd
;   printcap name = /etc/printcap

;   printing = cups
;   printcap name = cups

;   include = /home/samba/etc/smb.conf.%m

socket options = TCP_NODELAY

;   message command = /bin/sh -c '/usr/bin/linpopup "%f" "%m" %s; rm %s' &

domain master = auto

;   idmap uid = 10000-20000
;   idmap gid = 10000-20000
;   template shell = /bin/bash

;   winbind enum groups = yes
;   winbind enum users = yes

;   usershare max shares = 100

usershare allow guests = yes

;[homes]
;   comment = Home Directories

;   browseable = no

;   read only = yes

;   create mask = 0700

;   directory mask = 0700

;   valid users = %S

;[netlogon]
;   comment = Network Logon Service
;   path = /home/samba/netlogon
;   guest ok = yes
;   read only = yes

;[profiles]
;   comment = Users profiles
;   path = /home/samba/profiles
;   guest ok = no
;   browseable = no
;   create mask = 0600
;   directory mask = 0700

[printers]
  comment = All Printers
  browseable = no
  path = /var/spool/samba
  printable = yes
  guest ok = no
  read only = yes
  create mask = 0700

[print$]
  comment = Printer Drivers
  path = /var/lib/samba/printers
  browseable = yes
  read only = yes
  guest ok = no

;   write list = root, @lpadmin

;[cdrom]
;   comment = Samba server's CD-ROM
;   read only = yes
;   locking = no
;   path = /cdrom
;   guest ok = yes

;   preexec = /bin/mount /cdrom
;   postexec = /bin/umount /cdrom

zekkerj

Tem como postar novamente removendo as linhas de comentário? Assim a gente pode focar apenas nas linhas que estão ativas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rihoem

Amigo, uma dica que eu vou dar é remover completamente o samba e o serviço (smbd), apagar os arquivos de configuração (mas fazer um backup antes), reinstalar e configurar tudo do zero. Às vezes é alguma pegadinha ou bug que passou despercebido e pode ser resolvido pela reinstalação e reconfiguração do serviço.

Mas se você quer apenas compartilhar arquivos entre Linux, pode usar o NFS. Infelizmente não achei tutorial mais recente, mas como é do guia do hardware com certeza é muito bom :P
http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/usando-nfs.html

Arthur Bernardes

Obrigado amigo. Eu vou tentar o NFS, não quero reinstalar, cara, tem muita coisa instalada e configurada, pra mim vale a pena reparar o erro (que também me parece que está com o mesmo nome na rede, porque quando ligo o computador, no notebook para).

Há uma forma de mudar o Nome do Computador na Rede, tal "netbios".?

rihoem

Bom, quando falei em reinstalar, me referia somente ao samba (com o comando 'apt-get remove --purge samba), e não ao sistema todo. Só pra deixar claro.

Para mudar o netbios, é só editar o arquivo /etc/samba/smb.conf.

Arthur Bernardes

Mas olha o meu smb.conf no post acima. Lá não tem nada relacionado. Tenho que adicionar alguma linha.?

--------------------------

Já expurguei o Samba todo, e reinstalei várias vezes, mas nada.