Intel 945GM e atualização do MESA

Iniciado por DiogoBurgos, 05 de Abril de 2013, 21:48

tópico anterior - próximo tópico

DiogoBurgos

Olá! Gostaria de saber se é possível conseguir melhor desempenho da minha placa gráfica através da atualização de drivers. Tenho interesse em conseguir bons resultados do OpenGL para desenvolvimento de games.

Tenho um notebook STI IS1451 (já bem velhinho) com processador Intel core2duo e 2GB de RAM.
Tenho instalado o ubuntu 10.04 com kernel 2.6.32-46-generic. Não tive coragem de atualizar o ubuntu devido ao pouco espaço em disco.

Utilizei o comando lspci e obtive o seguinte para minha placa de vídeo:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

Em seguida, o comando glxinfo. Vou colocar apenas as informações que acho relevante sobre o OpenGL, apesar das informações do GLX.
OpenGL vendor string: Tungsten Graphics, Inc
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) 945GM GEM 20091221 2009Q4 x86/MMX/SSE2
OpenGL version string: 1.4 Mesa 7.7.1

Até onde entendo, o driver da minha placa gráfica é uma versão de 2009, e o Mesa ainda está na versão 7.7.1.
Através do Mesa3d.org cheguei ao site intellinuxgraphics.org e vi que eles liberam versões mais novas dos drivers para compilação (se não estiver errado).
A versão mais atual do Mesa é a 9.1.1.

Finalmente, a minha dúvida é:
se eu instalar a versão mais atual do Mesa para ter o melhor possível do OpenGL e mantendo essa versão do driver, vou ter algum problema?
Devo atualizar o driver de acordo com o intel intellinuxgraphics.org e então atualizar o Mesa?
Busquei muito na web mas não consegui chegar a nenhuma conclusão e só fico mais confuso.

Tota

Citação de: DiogoBurgos online 05 de Abril de 2013, 21:48
Tenho interesse em conseguir bons resultados do OpenGL para desenvolvimento de games.

Ola

Com esta maquina, você tem certeza que é isto que escreveu?

Desculpe se entendi errado, mas você só vai escrever o texto dos games certo?

Só para guardar os mock up's vão uns dois teras de hd, para renderizar uma boa imagem em 3D devem ir pelo ralo uns 30 minutos e uns 6 gigas de ram num core i7

Se atualizar os mesa, com certeza terá o melhor possivel de aceleração de video, mas num core2duo só se sua placa de video tiver uns 2 gigas de randac dedicados.

Esqueça fazer milagres com 128 ou 256 de ramdac

[]'s

DiogoBurgos

É, o hardware deixa muito a desejar. É mais pela loucura do tentar do que pela certeza de conseguir.  ;D

Na prática, estou querendo utilizar a biblioteca SFML (www.sfml-dev.org) para estudar o desenvolvimento de games, inicialmente 2D.
O me deixou perturbado é que quando executei uma aplicação de teste da biblioteca foi exibido um aviso referente ao suporte 3D.
Acredito que isso, provavelmente, não vai me atrapalhar já que vou começar com 2D, mas quero me livrar do aviso e deixar tudo redondo.

Quem sabe, depois de atualizar, também consigo rodar uns games mais antigos com melhor qualidade e velocidade.

Sucesso ou não com essa tentativa de atualização, vale o aprendizado.

Tota

Opa!

Parabéns, consciência e responsabilidade. Valeu.

Agora eu mudo meu posicionamento, com seu core2duo, vá em frente.

Pode até "fritar" o bichinho, pois aprendizado e conhecimento é tudo.

Toca o mesa mais recente e pau na maquina.

[]'s

DiogoBurgos

Vou atualizar mesmo e relato aqui o resultado da experiência.
Depois pretendo atualizar os drivers da placa de video utilizando o intellinuxgraphics.org e ver no que dá.

Muito obrigado pelo apoio, Tota. Se tiver algum link para compartilhar com mais informações sobre a relação do Linux com o X e placas gráficas, agradeço.

DiogoBurgos

Depois de uma verdadeira guerra para compilar e instalar o MesaLib-9.1.1, continua aparecendo o que coloquei no primeira vez:

Citação de: DiogoBurgos online 05 de Abril de 2013, 21:48
Em seguida, o comando glxinfo. Vou colocar apenas as informações que acho relevante sobre o OpenGL, apesar das informações do GLX.
OpenGL vendor string: Tungsten Graphics, Inc
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) 945GM GEM 20091221 2009Q4 x86/MMX/SSE2
OpenGL version string: 1.4 Mesa 7.7.1

Faltou fazer algo depois do sudo make install?