Problema com grub... :/ parece ser simples mas eu ainda não sei nada de ubuntu..

Iniciado por brumenini, 26 de Março de 2013, 22:43

tópico anterior - próximo tópico

brumenini

Caros colegas bem mais inteligentes do que eu...

Por favor analizem meu problema:

Eu possuía no meu computador apenas o SO windows 7, até aí tudo bem... mas decidi instalar o Ubuntu porque simpatizo muito com as causas do software livre, tudo bem, ok. Criei partições novas: antes haviam apenas duas: a do windows e outra comum pra armazenar meus arquivos, quando fui instalar o Ubuntu reduzí o espaço da partição comum, criei mais duas partições com os espaços vagos (para o "/" e a "swap"), e selecionei em baixo a opção windows 7 (loader). A instalação ocorreu perfeitamente, o ubuntu rodou lindamente, mas quando resolvi voltar pro windows, reiniciei a máquina, o grub mostrava todas as opções que deveria mostrar, mas quando seleciono a opção do windows 7 e dou "enter", a tela do grub some e reaparece em torno de 1 segundo depois... =/

Por favor me ajudem, desde já gradeço.

sigur

brumenini

Sou novato aki  ;D não consegui achar algo realmente útil... desculpa aê

Sergio Benjamim

Citação de: brumenini online 26 de Março de 2013, 22:43
e selecionei em baixo a opção windows 7 (loader).

Seja mais claro, isso aí foi a opção q vc escolheu na hora de instalar o Ubuntu? Vc instalou o Ubuntu pelo modo avançado? Ou é a opção do Grub?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

brumenini

Sim... instalei pelo modo avançado, e o problema é quando escolho a opção do windows 7 (loader) pra iniciar o windows... o grub simplesmente desaparece e aparece denovo, iniciando nenhum SO, voltando ao grub.

ao instalar, eu tinha espaço vago no meu hd, criei dois novos volumes, um pra raiz e outro pra memória swap, e o carregador de inicialização instalei em uma partição chamada "windows 7 (loader)"... acho que o erro está aí, mas eu gostaria de saber como consertar...

Kayo He

Pelo que eu saiba você tinha que instalar o inicializador no HD, não na partição. Basicamente o próprio HD possui uma espécie de "partição invisível" que serve justamente para organizar o boot. Infelizmente não sei como resolver.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

brumenini

Como acabei de instalar, não vejo problema em tentar instalar denovo agora do jeito certo, mas... se eu remover o ubuntu, o windows vai voltar a iniciar normalmente ou eu tenho que fazer alguma ação antes pra ele iniciar normalmente?

Kayo He

Acho que reinstalar o Ubuntu não vai resolver, pois o problema não é no Ubuntu, é o Grub que você instalou na partição do Win7, e isso não vai sair simplesmente reinstalando ou excluindo as partições do Ubuntu. Agora é esperar alguém mais experiente que saiba como consertar isso.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

clodoaldops

1-recupere o grub do ubuntu com o live-cd ou pendrive
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/

2-reinicie o pc >> entre no TERMINAL >> digite o comando: sudo update-grub

3-reinicie o oc >> escolha ubuntu ou w7

adiaswin

ola

pelo o que eu vi a creio que você na hora de instalar o ubuntu tenha danificado a partição de boot

do m$ windows bem crie um dvd de recuperação do windows 7 e mande ele recuperar a mbr do windows

depois recupere o grub e ultilize este tutorial para o mesmo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
ubuntu 12.04

brumenini

:D
Enfim consegui... como tinha acabado de instalar o ubuntu, não vi problema em apagar as partições dele através do dvd de instalação do windows 7, depois recuperei o windows, e instalei o ubuntu denovo, só que dessa vez escolhendo a opção "instalar ubuntu ao lado do windows" e não do jeito avançado como antes que só me ferrou. Muito obrigado pelas dicas, ta tudo rodando direito agora.  :)