Como consertar o Erro no certificado da Receita Federal(Situação Fiscal) no M.F.

Iniciado por EdvaldoSCruz, 26 de Março de 2013, 20:52

tópico anterior - próximo tópico

EdvaldoSCruz

Detalhes técnicos

O servidor www1.cav.receita.fazenda.gov.br usa um certificado de segurança inválido.

O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor é desconhecido.
(Código do erro: sec_error_unknown_issuer)

Esse erro normalmente está relacionando ao certificado desatualizado, ou seja, basta atualizar o certificado que tudo funcionará normalmente.

Mas navegando  no site do ITI (Repositório) encontrei o link do Repositório do ITI, nele tem uma instrução bastante simples de como atualizar o certificado do seu Mozilla Firefox para o Ubuntu, bastando apenas segui-la, abaixo:

Atualização no Mozilla Firefox para acessar a Situação Fiscal - Consultar Pendências na Receita Federal no eCAC.

Passo 1:Clique aqui para baixar a cadeia v1;
Passo 2: O browser disponibilizará três opções seccione-os para proceder a instalação;
Passo 3: clique no botão 'Ok';
Passo 4:Clique aqui para baixar a cadeia v2
Obs.: Executar os passos 2 e 3 acima designados;
Passo 5: Clique aqui para baixar a cadeia v3
Obs.: Executar os passos 2 e 3 acima designados;

Reinicie o seu Mozilla Firefox para o Ubuntu e pronto!! Portal e-CAC (com Código de Acesso) de volta sem erros de certificado.

Referência dos sites:  Blog do Enssso - Dicas sobre Linux

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

lcpanta

EdvaldoSCruz, você saberia como fazer isso no Chromiun? POis pelo chromiun eu não consigo entrar na RF de jeito nenhum.

EdvaldoSCruz

Citação de: lcpanta online 26 de Março de 2013, 21:44
EdvaldoSCruz, você saberia como fazer isso no Chromiun? POis pelo chromiun eu não consigo entrar na RF de jeito nenhum.

Instala esses certificados acima mencionado e depois veja se entra no Chromiun.  ;)

lcpanta

EdvaldoSCruz

Citação de: lcpanta online 26 de Março de 2013, 21:56
Tentei instalá-los pelo chromium e ele nega o DL.

Ainda estou aguardando a resposta do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, referente ao Navegador de Internet Chromium de como fazer também, pois até o momento, não solucionaram esse probleminha, mas enquanto isso, use o Mozilla Firefox que é o Navegador Oficial.

EdvaldoSCruz

Atenção a todos: ao efetuar e enviar a sua declaração de imposto de renda, pessoa física ou jurídica, não esqueçam de atualizarem o seu java para o mais atual, pois se não ocorrer essa atualização, os dados chegar-lhe-ão com os números acrescidos na receita, e com isso ter-lhe-à de fazer a retificadora.

A receita Federal sabe disso, mas não deixou um aviso no site deles neste ano de 2013, apenas fica sabendo quando você vai na Receita pessoalmente, okay. ;)

marcio c garcia

Prezado Edvaldo,
esta é pra agradecer sua postagem de orientação para correção do erro citado. Uso Mac OS e no Mozillha ou Chrome encontrei o mesmo problema.
Estava já cansado de habilitar  nas exceções de segurança as url da receita, iniciadas por www2 e www3 para os 2 browsers.
Grato pela gentileza em se deter para publicar a solução.
Consegui acessar seguindo os passos que descreveu.

EdvaldoSCruz

joch

Prezado Edvaldo,

Abril de 2017 e você me ajudou e muito com suas dicas, está é para te agradecer e muito pela dica que resolveu meu acesso a receita federal atualizando os certificados no firefox e chrome.
E também para agradecer o compartilhamento de conhecimento. Obrigado e um forte abraço.

sergioBarros

Edvaldo,
Obrigado pelas dicas (setembro/2017) funcionou perfeitamente, resolveu meu problema.

EdvaldoSCruz