Dualboot em notebook Itautec com Librix

Iniciado por RScheeren, 14 de Março de 2013, 22:38

tópico anterior - próximo tópico

RScheeren

Pessoal, depois de algumas semanas de pesquisa, resolvi pedir ajuda, pois não encontrei resposta. O problema é o seguinte. Comprei um notebook Itautec Infoway A7520 SS L com Librix (que, em última análise, é um Gentoo). Quero fazer um dualboot com Ubuntu, mas, quando faço o boot com o live cd, ele se comporta como se o disco estivesse vazio, e a única opção que me oferece é formatar tudo. Não quero desinstalar o Librix porque, pelo menos, todo o hardware está funcionando com ele, mas não me adaptei à sua forma de manutenção e atualização. Minha intenção é verificar se o Ubuntu funciona plenamente no hardware, para então decidir se fico ou não com o Librix. Alguém tem uma dica para fazer o dualboot?

clodoaldops

1-baixe ubuntu do site oficial
2-grave live-cd/dvd ou pendrive do ubuntu
3-configure bios a dar boot pelo cd/dvd ou usb
4-rode ubuntu s/ instalar

-já instalei ubuntu em 3 itautec com hardware intel s/ problemas
-mas como essa sua maquina tem hardware amd
-não posso dizer se tudo se dará tranquilamente

RScheeren

Ok, isso serviria para testar o Ubuntu. Porém, permanece a dúvida de por que o gerenciador de partições "não enxerga" o sistema já instalado, o que está impedindo o dualboot.

Sergio Benjamim

Eu não entendi muito bem, vc tá conseguindo dar boot pelo CD do Ubuntu né? Usa o GParted disponível e veja como está o HD.

Recomendo usar o Ubuntu 12.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Tota

Ola

Só para agregar, vou deixar minha opinião:

1) Já que o processo está começando errado, pensemos o seguinte: qual a versão do grub usada no librix? Se for ainda o grub antigo, você terá problemas no dualboot

2) o Librix pode usar pastas diferentes do Ubuntu já que Ubuntu não segue o padrão POSIX, usa /media ao invés de /mnt, etc.

3) Usar distros distintas pode estragar a sua pasta /home

Então, se seu objetivo é testar o Ubuntu, grave um pendrive e teste o Ubuntu nele. Se tudo funcionar via pen tem que funcionar instalado no hd já que o sistema é o mesmo.

Instale o remastersys no Librix, gere uma iso do sistema e guarde caso queira reverter o processo.

Como vemos, alternativas existem várias, então veja o melhor para você.

Quanto a sua copia do Ubuntu não localizar a partição librix, cheque o md5sum da iso do Ubuntu, e se ok grave um novo cd na velocidade mais baixa possivel

[]'s

RScheeren

Citação de: Sergio Benjamim online 15 de Março de 2013, 10:35
Eu não entendi muito bem, vc tá conseguindo dar boot pelo CD do Ubuntu né? Usa o GParted disponível e veja como está o HD.

Recomendo usar o Ubuntu 12.04.

Oi, Sergio! Eu consigo dar o boot pelo CD do Ubuntu, mas quando uso o GParted para visualizar o disco, aparece como se estivesse vazio. E, de fato, estou usando o 12.04.

RScheeren

Citação de: Tota online 15 de Março de 2013, 11:22
Ola

Só para agregar, vou deixar minha opinião:

1) Já que o processo está começando errado, pensemos o seguinte: qual a versão do grub usada no librix? Se for ainda o grub antigo, você terá problemas no dualboot

2) o Librix pode usar pastas diferentes do Ubuntu já que Ubuntu não segue o padrão POSIX, usa /media ao invés de /mnt, etc.

3) Usar distros distintas pode estragar a sua pasta /home

Então, se seu objetivo é testar o Ubuntu, grave um pendrive e teste o Ubuntu nele. Se tudo funcionar via pen tem que funcionar instalado no hd já que o sistema é o mesmo.

Instale o remastersys no Librix, gere uma iso do sistema e guarde caso queira reverter o processo.

Como vemos, alternativas existem várias, então veja o melhor para você.

Quanto a sua copia do Ubuntu não localizar a partição librix, cheque o md5sum da iso do Ubuntu, e se ok grave um novo cd na velocidade mais baixa possivel

[]'s

Oi, Tota! Pois é, não pensei que o meu CD de instalação poderia estar com problemas. Vou trabalhar nisso no fim-de-semana (seguindo suas dicas) e depois posto aqui.

aceleron

Só gostaria de acrescentar alguma informação a respeito do processo de backup se este for utilizado para o librix.

Quando preciso fazer backup de alguma distribuição linux, eu utilizo o fsarchiver, aplicativo presente na distribução systemrescue que é especializada nesse tipo de coisa e é baseada no gentoo. O fsarchiver é tão útil que eu também fui capaz de criar e restaurar imagens de partições do windows xp sem problema algum. Mas no caso de partições ntfs, vale fazer uma desfragmentação antes, até porque e se não me engano na documentação do fsarchiver é mencionado que o suporte a ntfs não está finalizado. Mas vale um detalhe, cuidado com a MBR. Na documentação do fsarchiver, ele explica como fazer backup e restauração da mesma. Mas isso eu não testei.
Se for formatar o hd por completo, vale fazer um backup completo dele, incluindo a MBR também.

a sintaxe mais básica do fsarchiver para backup de partições é:
fsarchiver savefs /caminho/do/arquivo.fs /dev/sdXY      (onde X pode ser a, b, etc e Y pode ser 1, 2, 3, etc. Depende do hd).

Espero que possa ser útil para alguém no futuro.