Thunderbird - Bloquear complementos

Iniciado por wildner, 13 de Março de 2013, 01:05

tópico anterior - próximo tópico

wildner

Alguém sabe como bloquear os complementos do Thunderbird.

No Firefox uso o Public fox, mas este não é compatível com o Thunderbird.

Na empresa que trabalho estou restringindo o acesso a Internet, instalei alguns complementos no Firefox que restringem as horas de acesso (LeechBlock)e os sites a serem navegados (Webfilter).

Mas no Thunderbird existe o ThunderBrowse que possibilita a navegação. Gostaria de bloquear a instalação de complementos.

Não tenho rede física são 5 Laptops Ubuntu/Kubuntu que se conectam via wireless. Não sou da área de informática e não sei o que fazer para restringir o acesso a internet.

Se alguém puder me auxiliar desde já agradeço.

EdvaldoSCruz

Citação de: wildner online 13 de Março de 2013, 01:05

Na empresa que trabalho estou restringindo o acesso a Internet, instalei alguns complementos no Firefox que restringem as horas de acesso (LeechBlock)e os sites a serem navegados (Webfilter).

Mas no Thunderbird existe o ThunderBrowse que possibilita a navegação. Gostaria de bloquear a instalação de complementos.

Não tenho rede física são 5 Laptops Ubuntu/Kubuntu que se conectam via wireless. Não sou da área de informática e não sei o que fazer para restringir o acesso a internet.

No Gov. também não funciona o Thunderbird e nem o Evolution, pois não há suporte completo como o Outlook Express que funciona 100%, e por isso que não indico para empresas esses dois e sim o Outlook Express, até eles resolverem esses problemas que há de não aceitar envio/recebimento e autenticação da IntraGov/Intranet.  :-\
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

wildner

Fiz uma pergunta e não entendi nada, parece que os colegas estão brigando, não me ajudaram nada, se é para responder qualquer coisa, é preferível não escrever nada. Uso Ubuntu e quero um aplicativo nativo, se alguém souber como configurar o Thunderbird  pra não acessar a internet agradeço desde já.

EdvaldoSCruz

Citação de: wildner online 13 de Março de 2013, 01:05

Veja se é isso que você necessita para sua empresa: 18) Como bloquear a interface do Ubuntu para que ninguém possa desconfigurar
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Arthur Bernardes

Eu tentaria ajudar, mas tá tenso.

Mas vou tentar entender seu caso, você quer que o Thunderbird não acesse a internet?

Então, como o programa irá fazer o download das mensagens?

------------------------------------------------------

Lendo seu tópico, entendi que quer bloquear o acesso à internet na sua rede, nesse caso, não será interessante se você configurasse um Gateway entre a Internet e a Rede Local e instalar um Servidor Proxy para poder controlar o acesso à internet?!

-------------------------------------------------------

Uma outra alternativa também, seria identificar a porta de conexão do Thunderbird (padrão 99), mas confirme, e dentro de um Script de Firewall, bloqueie essa porta de conexão para a Rede Local; Local Host (própria máquina) ou para uma máquina em específica, em todos os casos, é bom ter um gateway entre eles, e bloquear essas portas dentro de um script de Firewall no Gateway.

jkmsjq

@Arthur

Estou acompanhando esse tópico pois fiquei interessado em entender como funcionará essa manipulação do Thunderbird.

Mas wilderner ele quer bloquear os complementos do gerenciador de email para evitar de um usuário instalar o complemento ThunderBrowse que faz o papel de um navegador incorporado ao Thunderbird.

Tá tenso isso agora...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Arthur Bernardes

Entendi agora!!

Mas a solução do Firewall/Proxy procede!

wildner

Citação de: jkmsjq online 03 de Julho de 2013, 19:44
@Arthur

Estou acompanhando esse tópico pois fiquei interessado em entender como funcionará essa manipulação do Thunderbird.

Mas wilderner ele quer bloquear os complementos do gerenciador de email para evitar de um usuário instalar o complemento ThunderBrowse que faz o papel de um navegador incorporado ao Thunderbird.

Tá tenso isso agora...

Pessoal,

Não deixei claro e isso foi falta de comunicação minha. O @Arthur entendeu perfeitamente. 
Não quero que usem o Thunderbird para acessar o Facebook por exemplo.
Não entendo muito de rede e de configurações para bloqueio, mas na nossa empresa usamos Ubuntu, os usuários somente tem o Firefox como navegador e este consegui através de complementos bloquear totalmente a navegação para páginas pre estabelecidas. Mas pensando que o usuário irá buscar uma alternativa, a única brecha que consegui visualizar foi o complemento  ThunderBrowse do Thunderbird.

Obrigado a todos pela boa vontade em tentar me ajudar.

Arthur Bernardes

Bom amigo, você tem mínima noção de Firewall Iptables? E gateway/Proxy?!

wildner

Não tenho noções destas ferramentas.  Tenho uma empresa pequena com 5 computadores. Sou administrador e entusiasta do Software Livre.
Neste 1 ano de uso estou gostando de trabalhar com o Linux, pois os usuários não conseguem e nem entendem e nem querem entender do sistema o que faz com que fixem atenção no trabalho, o rendimento está muito maior. Só quero evitar que tentem burlar a navegação através do Thunderbird. Ainda não descobriram, mas é uma questão de tempo.