Instalação de ssh em rede doméstica mista. (Resolvido)

Iniciado por lcpanta, 11 de Março de 2013, 20:29

tópico anterior - próximo tópico

lcpanta

Antes de mais nada, já procurei no fórum e não achei resposta.

Tenho 2 pc's (1º ubuntu 12.04 32bits e XP em dual boot, 2º Só ubuntu 12.04 64bits) e um notebook com dual boot W7 e Ubuntu 12.04 32bits), instalei o ssh conforme vi aqui no fórum.  O problema é que eu acesso o pc que tem só Ubuntu, e dele não acesso nenhum dois dois que tem dual boot.  Pergunta: Querendo fazer rede só entre os Ubuntu's isso é vàlido? ou por ter dual boot com windows o ssh perde a funcionalidade?

Deixo claro que não quero acessar o windows.

zekkerj

Antes de mais nada, deixo claro que não entendi direito o que você quer fazer.

Explique melhor. O que vc quer fazer? O que não conseguiu fazer?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lcpanta

Fala Zekkerj, vou simplificar ao máximo a questão. Quero fazer uma rede doméstica entre um pc que tem dual boot (xp e ubuntu 12.04) e outro pc  que tem somente ubuntu 12.04. Ambos estão conectados ao router tp-link. Instalei no 1º o ssh-server e com ele acesso o pc n°2, porém não consigo do 2ª acessar o 1ª (que é o do dual boot).  Li num post do selvaking que é moleza fazer isso com o ssh (rede entre ubuntus). Como estou com esse problema, me questionei se o fato de um pc ter windows (no caso o server) inviabiliza uma rede em ssh.  Espero que tenha ficado um pouco mais claro o problema.
obs.: não entendo nada dessa matéria. Outra coisa, não quero acessar o windows, só quero a rede entre ubuntus.

zekkerj

CitarInstalei no 1º o ssh-server e com ele acesso o pc n°2, porém não consigo do 2ª acessar o 1ª (que é o do dual boot).
Suponho que vc instalou o ssh-server no pc2 também, não?
E quanto aos firewalls das máquinas, estão avisados do que vc pretende fazer, pra não ficar no caminho?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lcpanta

Zekkerj, obrigado pela ajuda que vem me dando.  Vou fazer um teste desativando o firewall.  Mas uma questão que me intriga é se o pc tendo dual boot pode ser responsável por esse erro?

Instalei o ssh-server nos dois pc's.

Tota

Citação de: lcpanta online 12 de Março de 2013, 19:24
 Mas uma questão que me intriga é se o pc tendo dual boot pode ser responsável por esse erro?

Dificilmente, já que um sistema está online de cada vez.

lcpanta

Bem, realmente o problema era o firewall, desativei ele e consegui a comunicação.  Meu próximo problema é configurar o firewall para ele permitir somente o acesso do pc 02 ao pc 01. Valeu Zekkerj.

Tota, valeu pela resposta.

selvaking

Citação de: lcpanta online 12 de Março de 2013, 19:52
Bem, realmente o problema era o firewall, desativei ele e consegui a comunicação.  Meu próximo problema é configurar o firewall para ele permitir somente o acesso do pc 02 ao pc 01.

Qual o firewall que vc tá utilizando?
Se for o firestarter na aba policy vc deve acrescentar o serviço em:
Allow service      Port     For
SSH                  22        lan
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

lcpanta

Fala selvaking, foi justamente de um post teu que eu resolvi fazer essa rede pelo ssh.  Seu eu fizer essa configuração que você recomendou, essa porta fica exposta a ataques externos?
E o brigado pela dica.

selvaking

Ao adicionar uma nova regra vc escolhe o serviço, a porta e quem vai acessar, se Todos (Anyone), se os Clientes da sua rede (LAN clients) ou um IP, Host or Network QQ.

É claro que todo e qualquer serviço instalado pode ser passível de ataques, mas o que podemos fazer é dificultar ao máximo.

Se vc escolher só clientes da sua rede, numa conexão com IP dinâmico atrás de um firewall e não tiver nenhum backdoor instalado o nível de ataques pode chegar a "Zero". É claro que toda e qualquer segurança começa na peça atrás do teclado.

Eu uso sem nenhum medo. ;)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

lcpanta