Prezados, sou inciante no Ubuntu e estou quase desistindo do mesmo...

Iniciado por Marcell Bruno, 21 de Fevereiro de 2013, 11:22

tópico anterior - próximo tópico

Marcell Bruno

Instalei o Ubuntu na minha máquina que já possuía o Windows 7, inicialmente o dual boot estava funcionando super bem, em torno de 2 dias de uso depois, o dual boot deixou de funcionar e o PC entrava direto no linux, procurei na internet várias formas de resolver, por fim desisntalei o linux e reinstalei, o dual boot voltou a funcionar.

Depois de em torno de 2 dias depois, o problema voltou, tentei reinstalar o linux e não resolveu, um colega indicou o grub-customizer, instalei, modifiquei apenas a figura de fundo, o Dual boot voltou a funcionar, depois de 2 dias novamente, deixou de funcionar, tentei modificar as configurações pelo grub-customize, dessa vez não adiantou mais, depois tentei o BURG o super-boot-manager e nada, tentei desistalar o GRUB-Customize e configurar o grub para entrar no windows por default, e nada, tentei simplesmente montar todas as partições, e nada.

Desta forma eu gostaria de uma ajuda quanto a esse problema, se não houver solução terei que desinstalar o Ubuntu e ficar só com o windows, pois muitos dos aplicativos de windows que tenho não rodam em linux.

Atenciosamente.

eliseu_carvalho

Citação de: Marcell Bruno online 21 de Fevereiro de 2013, 11:22
Instalei o Ubuntu na minha máquina que já possuía o Windows 7, inicialmente o dual boot estava funcionando super bem, em torno de 2 dias de uso depois, o dual boot deixou de funcionar e o PC entrava direto no linux, procurei na internet várias formas de resolver, por fim desisntalei o linux e reinstalei, o dual boot voltou a funcionar.

Depois de em torno de 2 dias depois, o problema voltou, tentei reinstalar o linux e não resolveu, um colega indicou o grub-customizer, instalei, modifiquei apenas a figura de fundo, o Dual boot voltou a funcionar, depois de 2 dias novamente, deixou de funcionar, tentei modificar as configurações pelo grub-customize, dessa vez não adiantou mais, depois tentei o BURG o super-boot-manager e nada, tentei desistalar o GRUB-Customize e configurar o grub para entrar no windows por default, e nada, tentei simplesmente montar todas as partições, e nada.

Desta forma eu gostaria de uma ajuda quanto a esse problema, se não houver solução terei que desinstalar o Ubuntu e ficar só com o windows, pois muitos dos aplicativos de windows que tenho não rodam em linux.

Atenciosamente.

Tá aí o porquê de eu não gostar de dual boot. Um SO causa problemas com o outro.
Quer uma ideia? Instale o Ubuntu, depois o VirtualBox, que é um programa pra montar máquinas virtuais - seria, literalmente, rodar um SO dentro do outro (nesse caso, o Windows dentro do Ubuntu). Aí não precisa fazer dual boot e o acesso aos programas do Windows fica bem mais fácil.

eliseu_carvalho

E agora que eu vi que você tem muitos aplicativos de Windows. Quais são eles? Conforme for, existem alternativas pra Linux - ou, em último caso, alguns podem funcionar através do Wine, que é um pacote pra Linux que imita as chamadas API do Windows, o que faz com que alguns programas de Windows possam rodar em Linux.

Tota

O problema dele não é no Ubuntu. e sim no windows que deve estar com fragmentação nas partições NTFS.

nomade

Citação de: Tota online 21 de Fevereiro de 2013, 12:49
O problema dele não é no Ubuntu. e sim no windows que deve estar com fragmentação nas partições NTFS.

Primeiro veja se simplesmente atualizando o grub ele não volta a reconhecer o windows. O comando é sudo update-grub Se não funcionar siga uma das maneiras de recuperar o grub nesse tutorial:
Citarhttp://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=14614.0
isso deve fazer voltar a identificar o windows e como o Tota falou, experimente desfragmentar o windows.

E cuidado ao usar programas tipo o burg-manager, eu me dei mal com ele a pouco tempo.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

haereticus

Uso a muito tempo (anos) em dual boot e nunca tive problema, dá para manter sim 2 SO ou mais em um mesmo micro.

---

Ele deve ter particionado errôneamente a máquina ou como disse o Tota fez com o HD fragmentado.

Quando o Grub sumiu ele pode até ter mexido na mbr, já que tá com o windows 7. Ou usado algum programa do windows para mexer em partições como partition magic ou eauseus partition por exemplo.

---

O Grub não desaparece de uma hora para outra sem motivos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Beto Pinheiro

Sempre usei dual/tri/tetra/penta/boot, nunca tive nenhum problema! Sempre antes de instalar o ubuntu, tem que desfragmentar as partições do windows :D
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

hugoleal85

Citação de: Beto Pinheiro online 21 de Fevereiro de 2013, 13:36
Sempre usei dual/tri/tetra/penta/boot, nunca tive nenhum problema! Sempre antes de instalar o ubuntu, tem que desfragmentar as partições do windows :D

Exato.

Também sempre utilizei multi-boot aqui e nunca tive qualquer problema.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

eaxgrande

+1

Trial boot aqui. Nunca vi isso.

E quando por qualquer motivo perco o grub, é só recuperar. Uso o pŕimeiro método (Live CD)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

adiaswin

ola

bem acredito que voce tenha feito o particionamento errado eu algo do tipo

pois eu tenho um quadri-boot(quadro sistemas em um so hd) e nunca tive problema

para tirar minha duvida abra o terminal e digite

sudo fdisk -l

sudo update-grub
ubuntu 12.04

nomade

Citação de: haereticus online 21 de Fevereiro de 2013, 13:27
Uso a muito tempo (anos) em dual boot e nunca tive problema, dá para manter sim 2 SO ou mais em um mesmo micro.

---

Ele deve ter particionado errôneamente a máquina ou como disse o Tota fez com o HD fragmentado.

Quando o Grub sumiu ele pode até ter mexido na mbr, já que tá com o windows 7. Ou usado algum programa do windows para mexer em partições como partition magic ou eauseus partition por exemplo.

---

O Grub não desaparece de uma hora para outra sem motivos.

Também não vejo problema com o dual boot... uso o grub desde quando não tinham distros com a opção na instalação do sistema. Antes a gente rodava o livecd (eu só fazia com os que tinham livecd) particionava, mandava instalar o linux, depois instalar o windows, entrava em livecd novamente instalava o grub e tinha que editar o /boot/grub/grub.conf na unha. Nessa época em particular que era mais junkie, nunca tive problemas com o grub. Agora é mole. Os problemas também são fáceis de resolver, na maioria das vezes, e são bem raros.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Sergio Benjamim

Já usei dual boot com windows e ubuntu juntos, nunca deu problema. O nosso amigo não instalou o Ubuntu pelo Wubi não?

Como já falaram lá em cima, dependendo dos programas usados no windows, nem é necessário mantê-lo aí. Para usuário comum, sem muitas exigências, o Ubuntu é suficiente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

nomade

Citação de: Sergio Benjamim online 22 de Fevereiro de 2013, 18:09
Já usei dual boot com windows e ubuntu juntos, nunca deu problema. O nosso amigo não instalou o Ubuntu pelo Wubi não?

Como já falaram lá em cima, dependendo dos programas usados no windows, nem é necessário mantê-lo aí. Para usuário comum, sem muitas exigências, o Ubuntu é suficiente.
O wubi usa o Windows boot manager e não o grub inicialmente.
Citarhttp://www.ubuntu.com/static/u/img/download/U2.2.2_07_medium.jpg
Depois que o usuário seleciona o ubuntu o grub é carregado.
Se desse problema pelo wubi era pra entrar no windows direto e não no ubuntu.

Marcell Bruno, experimenta o Boot-Repair, vê se te ajuda:

https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair
Ubuntu Studio 22.04 LTS