Problema com resolução custom no Ubuntu 12.10

Iniciado por HugoC, 16 de Fevereiro de 2013, 17:53

tópico anterior - próximo tópico

HugoC

Olá, desde sempre meu monitor tem esse problema para reconhecer resolução seja no windows,seja em qualquer outro sistema operacional, a resolução padrão dele é 1680x1050, eu até consigo costumizar a resolução através desses comandos:

xrandr --newmode "1600x900_60.00"  118.25  1600 1696 1856 2112  900 903 908 934 -hsync +vsync
xrandr --addmode VGA-1 "1600x900_60.00"
xrandr --output VGA-1 --mode "1600x900_60.00"

Mas eu tenho que fazer isso todas as vezes que eu inicio o OS o que fica muito chato, queria saber se tem alguma maneira de fazer com que ele ja inicie com a resolução custom , obrigado

eliseu_carvalho

Isso pode não ser necessariamente o monitor, mas a placa de vídeo. Põe no terminal

lspci | grep VGA

e posta o resultado aqui.

HugoC

01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Barts XT [Radeon HD 6800 Series]

adiaswin

Citação de: HugoC online 16 de Fevereiro de 2013, 19:20
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Barts XT [Radeon HD 6800 Series]

ola

voce instalou os modulos proprietarios da amd pois no caso estou a desconfiar que o sistema esteja usando os drivers open.
ubuntu 12.04

HugoC

Citação de: adiaswin online 16 de Fevereiro de 2013, 19:25

ola

voce instalou os modulos proprietarios da amd pois no caso estou a desconfiar que o sistema esteja usando os drivers open.

Não, não instalei, algum tutorial ?

adiaswin

Citação de: HugoC online 16 de Fevereiro de 2013, 19:28

ola

ola

e bem simples abra o dash do unity e digite configuraçoes do sistema

e clique em configuraçoes do sistema no dash depois va a canais de software e clique na aba drivers adicionais e instale os drivers da tua placa.
ubuntu 12.04

HugoC

Citação de: adiaswin online 16 de Fevereiro de 2013, 19:41

ola

ola

e clique em configuraçoes do sistema no dash depois va a canais de software e clique na aba drivers adicionais e instale os drivers da tua placa.

Bem aqui tenho três opções a primeira (Que já está em uso) é do X.Org x Server (open source) e as outras duas são de fglrx (proprietário)

adiaswin

Citação de: HugoC online 16 de Fevereiro de 2013, 19:45
Citação de: adiaswin online 16 de Fevereiro de 2013, 19:41

ola

ola

Bem aqui tenho três opções a primeira (Que já está em uso) é do X.Org x Server (open source) e as outras duas são de fglrx (proprietário)
ola

instale o driver proprietario o fglrx ele ira melhorar o desempenho do ubuntu
ubuntu 12.04

HugoC

Então , o meu problema da resolução ainda persiste, como eu disse antes o problema é sim do monitor . Eu tenho esse problema desde quando usava o windows , (no caso   eu usava um programa para mudar a resolução), isso acontece porque a placa vga do meu monitor foi trocada e então todos os sistemas operacionais apenas reconhecem ele como "monitor padrão"

HugoC

Bem acabou de acontecer o mesmo bug que me fez voltar para o windows um tempo atrás, quando eu instalo o driver do propietário quando reinicio o computador , a tela de logon aparece normal mas quando está iniciando o ubuntu simplesmente tudo desaparece!
fica somente o plano de fundo, mas se eu voltar para o driver padrão tudo volta ao normal

platao

Citação de: HugoC online 16 de Fevereiro de 2013, 17:53
Olá, desde sempre meu monitor tem esse problema para reconhecer resolução seja no windows,seja em qualquer outro sistema operacional, a resolução padrão dele é 1680x1050, eu até consigo costumizar a resolução através desses comandos:

xrandr --newmode "1600x900_60.00"  118.25  1600 1696 1856 2112  900 903 908 934 -hsync +vsync

Mas eu tenho que fazer isso todas as vezes que eu inicio o OS o que fica muito chato, queria saber se tem alguma maneira de fazer com que ele ja inicie com a resolução custom , obrigado

Hugo o que vc fez esta correto, alguns monitores por causa diversas nao sao detectados corretamente pelo sistema, entao vc pode manualmente indicar um novo modo de trabalho, que e o que vc fez ou forçar um novo modo atravez do xrandr. Leia o manual do seu monitor para saber quais resoluçoes e frequencias ele suporta.

Ha um modo grafico de se fazer isso tbm com o Arandr que pode ser isntalado pelo synaptic, inclusive depois de configurado um novo modo de trabalho para o monitor ele tbm te da a opção de salvar um script .screenlayout para ser rodado na inicialização do ambiente grafico.

Vc tem as opçoes;

- Colocar o comando em ~ / xprofile, ~ xsession / ~ / xinitrc e ~ / profile....
- Adicionar um script em /etc/ LightDM/lightdm.conf
- Adicione o comando para a lista de aplicativos de inicialização automática(startup aplications)
- Criar um arquivo /etc/X11/Xsession.d/45custom_xrandr-settings com o comando que vc postou
- Adicionar o comando em /etc/X11/xinit/xinitrc

Ha tbm outras opçoes, mas eu nunca tive esse problema entao correção e essa mesma e esta correta. Na minha opiniao o que falta entao e so colocar ele na inicialização do sistema no local correto, que pode ser talvez em rclocal....mas algum amigo aqui com certeza vai poder lhe indicar o melhor local para colocar esse script.

https://wiki.ubuntu.com/X/Config/Resolution
https://wiki.archlinux.org/index.php/Xrandr
http://askubuntu.com/questions/63681/how-can-i-make-xrandr-customization-permanent
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

HugoC

Citação de: platao online 16 de Fevereiro de 2013, 23:45
Citação de: HugoC online 16 de Fevereiro de 2013, 17:53

xrandr --newmode "1600x900_60.00"  118.25  1600 1696 1856 2112  900 903 908 934 -hsync +vsync

Hugo o que vc fez esta correto, alguns monitores por causa diversas nao sao detectados corretamente pelo sistema, entao vc pode manualmente indicar um novo modo de trabalho, que e o que vc fez ou forçar um novo modo atravez do xrandr. Leia o manual do seu monitor para saber quais resoluçoes e frequencias ele suporta.

Ha um modo grafico de se fazer isso tbm com o Arandr que pode ser isntalado pelo synaptic, inclusive depois de configurado um novo modo de trabalho para o monitor ele tbm te da a opção de salvar um script .screenlayout para ser rodado na inicialização do ambiente grafico.

Vc tem as opçoes;

- Colocar o comando em ~ / xprofile, ~ xsession / ~ / xinitrc e ~ / profile....
- Adicionar um script em /etc/ LightDM/lightdm.conf
- Adicione o comando para a lista de aplicativos de inicialização automática(startup aplications)
- Criar um arquivo /etc/X11/Xsession.d/45custom_xrandr-settings com o comando que vc postou
- Adicionar o comando em /etc/X11/xinit/xinitrc

Ha tbm outras opçoes, mas eu nunca tive esse problema entao correção e essa mesma e esta correta. Na minha opiniao o que falta entao e so colocar ele na inicialização do sistema no local correto, que pode ser talvez em rclocal....mas algum amigo aqui com certeza vai poder lhe indicar o melhor local para colocar esse script.

https://wiki.ubuntu.com/X/Config/Resolution
https://wiki.archlinux.org/index.php/Xrandr
http://askubuntu.com/questions/63681/how-can-i-make-xrandr-customization-permanent

Eu tentei adicionar o comando em /x11/xinit/xinitrc mas eu não tenho permissão, o que fazer?

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

platao

Ola Hugo conseguiu resolver?

Por gentileza, coloque aqui como conseguiu para ficar documentado para outras pessoas que tiverem o mesmo problema que vc consultarem.

Com o driver proprietario, que dava "tela preta" pode estar acontecendo a mesma coisa por causa dele naoestar achando a resolução correta.

PS; persistente vc eim!!!! a 1:30 da manha procurando solução para seu problema, parabens!!!!