Duvida no server linux

Iniciado por jolao, 31 de Janeiro de 2013, 11:12

tópico anterior - próximo tópico

jolao

Bom dia pessoal,
Bom Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito dos servidores linux.
Imagino que nao e muitas coisa, para o que eu preciso aqui. mas vamos la,

1º e possivel criar e definir horarios para cada usuario cadastrado no linux?
2º pode-se conectar no servidor linux via area de trabalho remota do windows?
3º gerenciamento de pastas(criar regra de quem pode acessar, salvar, e o que salvar dentro dessas pastas)?
4º e possivel fazer terminal sever (parecido com o 2008) no linux?
5º qual a melhor e mais funcional distribuiçao a ser usada?
6º pode criar dominio no linux?

Bom... essas seria minhas duvidas parciais antes da migraçao.
Gostaria que voçes me ajudassem .
Obrigado a todos. vlw

zekkerj

Citar1º e possivel criar e definir horarios para cada usuario cadastrado no linux?
Horários... para quê?

Citar2º pode-se conectar no servidor linux via area de trabalho remota do windows?
Sim, facinho facinho.

Citar3º gerenciamento de pastas(criar regra de quem pode acessar, salvar, e o que salvar dentro dessas pastas)?
Cada usuário tem sua pasta HOME. Lá dentro, ele é que manda. Mas você pode criar pastas compartilhadas em outros pontos, e dar permissões de acesso diferenciadas.

Citar4º e possivel fazer terminal sever (parecido com o 2008) no linux?
Sim.

Citar5º qual a melhor e mais funcional distribuiçao a ser usada?
A que você sabe usar.

Citar6º pode criar dominio no linux?
Sim, via Samba. Mas se você for usar estações windows 7 nesse domínio, vai dar um trabalhinho.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

NOOB Saibot

Tu vai ter muita, mais muita documentação pra estudar apartir de agora!!!

1° - Não entendi a pergunta
2° - Sim, via SSH em modo texto ou Webmin se quizer facilitar com gerenciamento em modo gráfico.
3° - Isso se faz com um samba-server
4° - É possivel, com suporte a múltiplos usuários
5° - Já que tu tá num fórum sobre Ubuntu, a resposta aqui seria óbvia (Ubuntu néh), mas a melhor é aquela que tu consiga manter.
6° - Isso é uma das coisas que nosso amado linux faz de melhor !!!

Todo esforço valerá a pena depois que tu ver teu server funcionado redondinho.

jolao

Obrigado por me ajudarem.
Mas assim... em questao a 1º(NOOB Saibot) seria tipo... "jose" so pode conectar no servidor das 13:00 as 18:30. justamente so naquela maquina, tipo... com controle de ip/mac?
isso e possivel.
Respondendo a 4º pergunta do zekkerj ....
na verdade eu estou iniciando agora no linux(ubuntu). mas sempre tive mas futuramente queria o slack(por ser mais dificil e as pessoas falam bem dele)
Na 5º pergunta, o que voce chamaria de "trabalhinho" tipo.. coisa muito complicada assim?

Resumindo.. eu uso aqui no meu escritorio o server 2008 e de vez em quando o 2008R2 porem tenho que ficar formatando de 4 em 4 meses. ate ai beleza.
porem eu queria migrar essa plataforma, uma vez que o linux reina nos quesitos confiabilidade e estabilidade, seguranca. porem como eu sou cabaço no linux.
digamos que eu estou um pouco com receio de apanhar; uma vez que eu ja mexo no ubuntu, (formato, instalo(com e sem o wine),porem no caso servidor a bagaca e outra. eu ate configuro algumas coisas basicas no ubuntu.
Bom espero que me entendao.
obrigado a todos. vlw

zekkerj

Citarna verdade eu estou iniciando agora no linux(ubuntu). mas sempre tive mas futuramente queria o slack(por ser mais dificil e as pessoas falam bem dele)
Ah, esse critério também conta muito para o "qual o melhor linux". O primeiro critério é o "este eu sei usar". O segundo é o "eu gosto deste". Outros critérios que vc pode usar são "este faz tudo que eu preciso", "este tem o programa que eu quero usar", etc. Os únicos critérios que não contam são "este aqui está na moda" e "este aqui é bem falado". Pq são critérios que vêm de outras pessoas, outros gostos, outras necessidades. E quem manda na sua máquina é você.

CitarNa 5º pergunta, o que voce chamaria de "trabalhinho" tipo.. coisa muito complicada assim?
O Windows 7 mudou a forma como trabalha com a rede windows, e está usando alguns recursos que o Samba ainda não implementa muito bem, então pra funcionar a contento, tem que fazer algumas configurações pouco documentadas no Samba, e tem que fazer também algumas alterações no registro do Windows.

CitarResumindo.. eu uso aqui no meu escritorio o server 2008 e de vez em quando o 2008R2 porem tenho que ficar formatando de 4 em 4 meses. ate ai beleza.
porem eu queria migrar essa plataforma, uma vez que o linux reina nos quesitos confiabilidade e estabilidade, seguranca. porem como eu sou cabaço no linux.
digamos que eu estou um pouco com receio de apanhar; uma vez que eu ja mexo no ubuntu, (formato, instalo(com e sem o wine),porem no caso servidor a bagaca e outra. eu ate configuro algumas coisas basicas no ubuntu.

Mantenha seu servidor windows por enquanto. Esse tipo de migração tem que ser feito em base sólida, e vc ainda não a tem.

Uma sugestão que deve ajudar em seu problema... arrume um programa de imagem (tipo Norton Ghost, Clonezilla, etc), e tire uma imagem do seu windows logo após a instalação. Depois qdo sentir o Windows rateando, vc só retorna a imagem, vai facilitar sua vida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jolao

Citação de: zekkerj online 01 de Fevereiro de 2013, 10:36
Citarna verdade eu estou iniciando agora no linux(ubuntu). mas sempre tive mas futuramente queria o slack(por ser mais dificil e as pessoas falam bem dele)
Ah, esse critério também conta muito para o "qual o melhor linux". O primeiro critério é o "este eu sei usar". O segundo é o "eu gosto deste". Outros critérios que vc pode usar são "este faz tudo que eu preciso", "este tem o programa que eu quero usar", etc. Os únicos critérios que não contam são "este aqui está na moda" e "este aqui é bem falado". Pq são critérios que vêm de outras pessoas, outros gostos, outras necessidades. E quem manda na sua máquina é você.

CitarNa 5º pergunta, o que voce chamaria de "trabalhinho" tipo.. coisa muito complicada assim?
O Windows 7 mudou a forma como trabalha com a rede windows, e está usando alguns recursos que o Samba ainda não implementa muito bem, então pra funcionar a contento, tem que fazer algumas configurações pouco documentadas no Samba, e tem que fazer também algumas alterações no registro do Windows.

CitarResumindo.. eu uso aqui no meu escritorio o server 2008 e de vez em quando o 2008R2 porem tenho que ficar formatando de 4 em 4 meses. ate ai beleza.

Mantenha seu servidor windows por enquanto. Esse tipo de migração tem que ser feito em base sólida, e vc ainda não a tem.

Uma sugestão que deve ajudar em seu problema... arrume um programa de imagem (tipo Norton Ghost, Clonezilla, etc), e tire uma imagem do seu windows logo após a instalação. Depois qdo sentir o Windows rateando, vc só retorna a imagem, vai facilitar sua vida.

Heee acho que entendi entao.  tipo... voce fala de eu me familiarizar mais com linux, depois partir para os servidores.
legal. otimo toque. valeu mesmo.
Mas assim.. ja ate separei uma maquina aqui para ser um servidor de teste (athlonX2-2GB), digamos cobaia para o meu aprendizado.
Voce teria algum livro ou tutorial ou qualquer outro material que voce acha que seria legal de eu estar lendo para mim ter noçao do que eu realmente eu preciso.
obrigado.
vlw

Arthur Bernardes

zekkerj

Dou força. O Carlos Morimoto escreve muito bem.

Arthur Bernardes

Sempre leio os livros dele, são muito completos e ajudam bastante..!

NOOB Saibot

Formatar de 4 em 4 meses?
Oque acontece de tão grave que se torna necessário esse tipo de
procedimento extremo?

Quanto ao Windows7, é necessário apenas uma mudança de registro
nas máquinas cliente do Samba. É assim que fazemos aonde trabalho
e roda tudo OK.

Escute as palavras do profeta Morimoto.

jolao

Citação de: NOOB Saibot online 01 de Fevereiro de 2013, 12:52
Formatar de 4 em 4 meses?
Oque acontece de tão grave que se torna necessário esse tipo de
procedimento extremo?

Quanto ao Windows7, é necessário apenas uma mudança de registro
nas máquinas cliente do Samba. É assim que fazemos aonde trabalho
e roda tudo OK.

Escute as palavras do profeta Morimoto.

Esqueci de mencionar que o server que eu tenho aqui e trial. entao no maximo e 4 meses(90 dias mais+30 dias de estendido)
com o que faz  eu formatar a cada 4 meses.

Arthur Bernardes

Ai Ai..! Não comprou Licença do Windows Server..? Crackeie..!

jolao

Citação de: Arthur Bernardes online 07 de Fevereiro de 2013, 15:04
Ai Ai..! Não comprou Licença do Windows Server..? Crackeie..!

kkkkkkk
Nao e todas as micros, pequenas e media empresas que dao conta de pagar 1 barao no S.O.
isso de certa forma se torna inviavel, por isso a uma das necessidade de migrar para o linux, por ser um distribuiçao livre. ate porque ultimamente o linux esta dominando o mercado de servidores por sua seguranca e confiabilidade.
Por causa disso estou providenciando uma maquina para ser o meu server aqui na escritorio, a principio, seria de dados (para beckup)
Posteriormente. um servidor dedicado, e muito bem configurado.
e isso aiii....
vlw

Arthur Bernardes

Boa sorte..! Não se esqueça de "ser humilde e querer aprender"..! Essa é a base de tudo.!