Problemas para personalizar o Ubuntu 12.04

Iniciado por Júlio Pradera, 28 de Janeiro de 2013, 11:08

tópico anterior - próximo tópico

Júlio Pradera

Bom dia a todos.

Recentemente eu atualizei o meu Ubuntu, que estava na versão 10.04, para a versão 12.04.
Visualmente, ele é mais atraente. Mas já estou me arrependendo de ter feito isso.
Na versão 10.04 eu podia colocar quantas barras de tarefa fossem necessárias, colocar os programas que eu quisesse nelas e até visualizar o funcionamento do hardware em tempo real sem precisar abrir nenhuma janela.
Eu tinha todos os programas e arquivos que eu utilizo diariamente, todos organizados, no menu Aplicativos.
E fazer toda a personalização era simples. Bastava apenas ir até ao menu Sistema.

Agora, na versão 12.04, eu não estou nem mesmo conseguindo fazer SSH sem usar o terminal, já que não estou conseguindo encontrar a opção que antes ficava no menu Locais.
Até mesmo os programas que eu havia colocado para iniciar com o sistema não estão mais abrindo.
Sinto como se toda a mobilidade para personalização que existia no Ubuntu tivesse morrido.

Um colega me disse que ainda é possível fazer todas as modificações no Ubuntu e trabalhar como se nada tivesse mudado. Mas também não sabe como.

Bom, a minha duvida é justamente essa.
Teria alguma forma para voltar a trabalhar com as velhas barras de tarefas, onde eu já tinha todos os programas e configurações a disposição, e um controle aparentemente maior do visual do meu sistema?
Ou eu vou ter mesmo que voltar a usar a versão 10.04?

Solid One

No Ubuntu 10.04, toda a sua flexibilidade era devido ao modo gráfico da época ser o Gnome 2. No entanto, desde o Ubuntu 11.04, o Gnome 2 passou a ser substituído pelo Unity, cujo visual de fato é bem mais atraente, ao passo dele ser mais pesado em relação ao anterior e não ser tão flexível em termos de personalização. Você não pode mudar a barra lateral para baixo, por exemplo. Também não pode mudar a barra superior para outra posição. Além disso, os applets do Gnome 2, que permitiam monitorar recursos de sistema como o tráfego de rede, deixaram de funcionar no Unity. No entanto, há paliativos para a maioria desses applets no Unity, que embora não sejam nativos nem tão fáceis de usar, fazem o trabalho satisfatoriamente.

Caso queira voltar a usar o Gnome 2 (que por sua vez agora é um projeto não mais mantido pelos desenvolvedores, que agora focam no Gnome 3 e Gnome Shell), você pode instalar pela Central de Programas do Ubuntu um pacote de nome "gnome-session-fallback". Este pacote instala uma versão do Gnome 2 no seu sistema que é um pouco diferente do original, mas que deve permitir a você trabalhar de forma similar a como era antes. Para usá-lo, basta reiniciar o computador e alterar o modo gráfico na tela de usuário e senha.

Outra solução é usar o MATE. Trata-se de um dos modos gráficos padrões da distribuição LinuxMint. Este modo gráfico é um fork do Gnome 2, desenvolvido por programadores avulsos. Aqui você encontra instruções para instalá-lo: http://www.ubuntero.com.br/2012/05/mate-fork-do-gnome-2-no-ubuntu-12-04/

Você pode ainda utilizar um modo gráfico chamado LXde, o mesmo usado no Lubuntu, versão projetada para computadores antigos, sendo bastante leve. A interface desse modo gráfico lembra muito o Gnome 2.

Júlio Pradera

Citação de: Solid One online 28 de Janeiro de 2013, 12:06
No Ubuntu 10.04, toda a sua flexibilidade era devido ao modo gráfico da época ser o Gnome 2. No entanto, desde o Ubuntu 11.04, o Gnome 2 passou a ser substituído pelo Unity, cujo visual de fato é bem mais atraente, ao passo dele ser mais pesado em relação ao anterior e não ser tão flexível em termos de personalização. Você não pode mudar a barra lateral para baixo, por exemplo. Também não pode mudar a barra superior para outra posição. Além disso, os applets do Gnome 2, que permitiam monitorar recursos de sistema como o tráfego de rede, deixaram de funcionar no Unity. No entanto, há paliativos para a maioria desses applets no Unity, que embora não sejam nativos nem tão fáceis de usar, fazem o trabalho satisfatoriamente.

Caso queira voltar a usar o Gnome 2 (que por sua vez agora é um projeto não mais mantido pelos desenvolvedores, que agora focam no Gnome 3 e Gnome Shell), você pode instalar pela Central de Programas do Ubuntu um pacote de nome "gnome-session-fallback". Este pacote instala uma versão do Gnome 2 no seu sistema que é um pouco diferente do original, mas que deve permitir a você trabalhar de forma similar a como era antes. Para usá-lo, basta reiniciar o computador e alterar o modo gráfico na tela de usuário e senha.

Outra solução é usar o MATE. Trata-se de um dos modos gráficos padrões da distribuição LinuxMint. Este modo gráfico é um fork do Gnome 2, desenvolvido por programadores avulsos. Aqui você encontra instruções para instalá-lo: http://www.ubuntero.com.br/2012/05/mate-fork-do-gnome-2-no-ubuntu-12-04/

Você pode ainda utilizar um modo gráfico chamado LXde, o mesmo usado no Lubuntu, versão projetada para computadores antigos, sendo bastante leve. A interface desse modo gráfico lembra muito o Gnome 2.

Testei o MATE e funcionou. O problema é que acabou me acarretando em outros problemas, quanto a execução de certas funções. Mas, pelo menos, agora eu estou conseguindo trabalhar no mesmo ritmo.
Vendo que o mundo perfeito infelizmente morreu, é melhor do que nada. :)
Quando terminar as minhas tarefas, irei tentar o gnome-session-fallback e ver qual será o resultado.

Obrigado pela ajuda.

Júlio Pradera

Citação de: Solid One online 28 de Janeiro de 2013, 12:06

Acabei de procurar pelo Gnome-session-fallback na Central de Programas do Ubuntu, mas não encontrado nada.
Tentei pesquisar por programas de nomes parecidos, mas o máximo que consegui foi um chamado GNOME Session Manager - GNOME 3 session. Ele possui, como complemento, o Gnome-session-fallback.
Sabe se, por um acaso, já seria o bastante para resolver o meu problema?

csilva

Você precisa instalar o pacote gnome-shell(sudo apt-get install gnome-shell) e o gnome-clássico aparecerá no login para você escolher.
Outra opção é instalar o Xfce, outro gerenciador de janelas bem similar ao gnome2, rápido e bastante personalizável.
Conhecendo o Linux...