Recuperar tabela de partição pelo livecd

Iniciado por java-x, 26 de Janeiro de 2013, 10:25

tópico anterior - próximo tópico

java-x

Linux-users, bom dia,
Estou com um problema que já pesquisei em vários fóruns, google e nada,
bom, tenho (ou tinha) um note com dual boot rwindows e ubuntu 12.04, precisei fui formatar um pen e acidentalmente formatei a partição do win para fat32. Achei uns tutoriais para usar o testdisk e usei conforme http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Recuperacao-de-particoes-deletadas-com-o-TestDisk/?pagina=1, o problema é que o procedimento apagou o ubuntu tabela de partição, no gParted aparecem a partição do win (fat32), outra partição do win (d: ntfs 7gb) e duas "partições" não alocadas. Preciso, pelo menos recuperar o ubuntu, e se possivel, os arquivos do win.
ps. não tenho outra máquina em casa, já tentei usar o testdisk pelo live cd mas não vem na distro que eu tenho (9.04).
desculpem pela história gigante  :o .
Agradeço qualque ajuda.

EdvaldoSCruz

Citação de: java-x online 26 de Janeiro de 2013, 10:25
Linux-users, bom dia,
Estou com um problema que já pesquisei em vários fóruns, google e nada,
bom, tenho (ou tinha) um note com dual boot rwindows e ubuntu 12.04, precisei fui formatar um pen e acidentalmente formatei a partição do win para fat32. Achei uns tutoriais para usar o testdisk e usei conforme http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Recuperacao-de-particoes-deletadas-com-o-TestDisk/?pagina=1, o problema é que o procedimento apagou o ubuntu tabela de partição, no gParted aparecem a partição do win (fat32), outra partição do win (d: ntfs 7gb) e duas "partições" não alocadas. Preciso, pelo menos recuperar o ubuntu, e se possivel, os arquivos do win.
ps. não tenho outra máquina em casa, já tentei usar o testdisk pelo live cd mas não vem na distro que eu tenho (9.04).
desculpem pela história gigante  :o .
Agradeço qualque ajuda.

Clique aqui: Live-CD do Ubuntu como sistema de recuperação
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Arthur Bernardes

Como assim apagou a tabela de partições..? Apagou todas as partições.? Creio que você terá que criar as partições novamente e reinstalar os sistemas.! Vamos aguardar mais orientações..!

Sergio Benjamim

O único sistema de recuperação da tabela de particionamento q conheço é gravar a MBR de novo no HD com o uso do comando dd em um live-cd mesmo. Mas tem um detalhe, vc tinha q ter feito um backup do seu MBR anteriormente com o auxílio do comando dd. A MBR é um pequeno trecho do HD, tem o tamanho de 512 bytes e fica alojado no começo do HD.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Arthur Bernardes

Sergio Benjamim

Citação de: Arthur Bernardes online 26 de Janeiro de 2013, 10:56
Ele pode instalar uma nova MBR no Disco..?

Até pode, mas vai perder tudo! Lá no GParted, quando se cria nova tabela de partição, ele está sobrescrevendo a MBR no disco.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

java-x

Citação de: Arthur Bernardes online 26 de Janeiro de 2013, 10:35
Como assim apagou a tabela de partições..? Apagou todas as partições.? Creio que você terá que criar as partições novamente e reinstalar os sistemas.! Vamos aguardar mais orientações..!
Não, apagou apenas as partições do linux, as do win (c - formatada - e d) aparecem normalmente e dá pra montá-las pelo live cd. Fiz os procedimentos exatamente como no link que citei mas em vez de recuperar o c: "apagou" o ubuntu.
Resultado do fdisk -l:

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x42232e16

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *         196        7115    55574528    c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda2           13680       14594     7341056    7  HPFS ou NTFS

zekkerj

O espaço que era ocupado pelo Ubuntu aparece como livre?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

java-x

zekkerj

Já tentou usar algum programa tipo o testdisk pra recriar essa partição?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

eliseu_carvalho

Antes de mais nada tenho que dizer que esse Ubuntu 9.04 há muito tempo não é mais suportado pela Canonical e está muito defasado. Seu suporte acabou em outubro de 2010. Então, preciso dizer que é absolutamente necessário atualizar sua versão, ou pra 10.04 (suportada até abril deste ano), ou pra 11.10 (idem), ou pra 12.04 (mais recomendado, suportada até abril de 2017), ou pra 12.10 (até abril de 2014). Se não quiser a versão "titular" com Unity 3D, pode usar uma mais leve, como Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE) ou Lubuntu (LXDE - só que nesse caso o suporte da versão 12.04 vai somente até setembro deste ano).
Sobre a questão das partições, pode usar o Live CD ou Live DVD e, dentro dele, rodar o GParted (sudo gparted) e verificar como estão as partições.

java-x

Citação de: zekkerj online 26 de Janeiro de 2013, 19:15
Já tentou usar algum programa tipo o testdisk pra recriar essa partição?
Não, ele é nativo em versões mais recentes do ubuntu? só tenho o cd do 9.04 e nele não tem esse app; e respondendo ao eliseu_carvalho, no note eu tinha o 12.04, só que atualizei a partir da net e só tenho o cd do 9 e no GParted aparecem as partições do win (fat e ntfs) e dois espaços não alocados que eram as partições do ubuntu.

zekkerj

Não, não é nativo, ele tem que ser instalado, lembro que vinha uma versão dele com o Kurumin, mas não sei como anda o desenvolvimento.