Roteador como switch duvida (resolvido)

Iniciado por botinha, 21 de Janeiro de 2013, 00:48

tópico anterior - próximo tópico

botinha

Caros  como faço para o roteador DIR 600 funcionar com switch para a minha rede atraves de cabos. A minha rede funciona da seguinte maneira (internet via radio)----(pc com duas placas eth0 e eth1)----sendo que uma placa recebe a internet e a outra envia para o (roteador DIR 600) pela por LAN e nao pela WLAN e ele envia para os outros (clientes).  Essa eh a topologia que eu montei a rede, agora eu gostaria de aproveitar as três porta LAN que sobrou para usar cabos em outros clientes. Algum amigo teria uma idéia. Tentei fazer de outra maneiras com o roteador recebendo a net e não deu certo.

VAleu...
"o suor poupa o sangue"

zekkerj

Essa não é uma questão do Ubuntu... mas se vc tem outro roteador e só quer usar as portas de switch do aparelho, basta desligar o serviço DHCP do DIR-600, e fazer as conexões. O outro roteador fica sendo o servidor DHCP da sua rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

botinha

Caro zekkerj eu desliguei o DHCP do roteador bom dai eu coloquei o cabo que vem do PC na porta WAN na certeza que eu iria conseguir usar as portas LAN cabeada, ledo engano nao obtive resultado a unica coisa que eu consegui foi funcionar a porta WAN. Deste modo eu nao conseguia acessar  a pagina de configuracao do roteador, pelo 192.168.0.1, tive que resetar o roteador para pode funcionar novamente. Bom acho que devo adquirir um AP para poder usar cabos, esse AP deve ser ligado na por WAN?

VAleu....
"o suor poupa o sangue"

Arthur Bernardes

Errado..! Você vai ligar esse cabo não na porta WAN mas em uma Porta LAN..!

zekkerj

Pensei que vc queria fazer o aparelho funcionar como um switch. Pq está usando a porta WAN?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

botinha

Bom retornei a configuracao anterior, utilizando a porta  01 LAN deixando a porta WAN livre. A minha rede wireless estah funcionando perfeitamente, mas quando eu tento colocar alguma maquina por alguma outra porta LAN que sobrou eu nao consigo conexao por cabo.

Valeu...
"o suor poupa o sangue"

zekkerj

Vc tem outra máquina fazendo o serviço DHCP? Manteve o serviço DHCP do roteador desligado?

botinha

Situação atual o servidor estah com o dhcp funcionado porém o serviço de DHCP do roteador estah ligado. Quando eu estava usando a porta WAN o serviço de DHCP do servidor funcionava e do roteador também desligado (ENALBE ACESS POINT) desmarcado. E nos dois modos as portas LAN não funcionavam com a rede por cabos, somente a rede wireless.

VAleuu..
"o suor poupa o sangue"

Arthur Bernardes

Resete a configuração do seu router.! Desligue o Serviço de DHPC desse router, ligue um cabo de rede do Servidor ao Roteador na Porta Lan, as demais portas Lan fica pra outras máquinas, configure sua rede Wireless.. Pronto, simples assim..! O Endereço Ip do Roteador não deve ser igual ao do Servidor..!

Deixe assim.
Servidor ==> 192.168.x.1
Access Point/Switch ==> 192.168.x.254
Serviço de DHCP apenas o do servidor..!

botinha

Arthur Bernardes eu deixo o router com Ip fixo nessa configuração que você sugeriu, e o servidor como o DHCP funcionando.

Valeuu..
"o suor poupa o sangue"

Arthur Bernardes

Não meu amigo.. Você ainda não entendeu..! Vá na LAN, não na Wan. ! Ao configurar a LAN, coloque como 192.168.x.254..

Olha, o meu router aqui é Gateway, por isso tá 192.168.0.1, deixe o seu gateway com esse endereço ou 192.168.1.1, e deixe seu router que vai ser o Switch como 192.168.0.254 ou 192.168.1.254 de acordo com sua rede..!

https://docs.google.com/file/d/0B5tsyuuvoGzPS2tNOHd4ajJuejg/edit

zekkerj

Confirme que as estações estejam recebendo o endereço do servidor, como gateway, e não o do roteador.

botinha

Arthur Bernardes eu não consigo acessar o link que o amigo postou.

Valeuu..
"o suor poupa o sangue"

Arthur Bernardes

botinha

Isso mesmo Arthur Bernardes ele pede permissão no Google Drive.

Valeuu..
"o suor poupa o sangue"