ASUS EEE PC 900 com Ubuntu 10.10 Netbook Remix

Iniciado por Guilherme Maracaípe, 17 de Janeiro de 2013, 22:30

tópico anterior - próximo tópico

Guilherme Maracaípe

Boa noite amigos,
Comprei um ASUS EEE PC 900 e só tve dor de cabeça até agora, esper que possam me ajudar. O problema é o seguinte:
Esse tipo de sub notebook não conta com HD e sim com cartões de memória, a configuração é muito simples mesmo. O problema é que ele não consegue rodar as versões mais recentes do Ubuntu, inclusive as variações Linux (Xubuntu, Kubuntu, etc...) Minha última tentativa é o UNR - Ubuntu Netbook Remix que é uma versão Ubuntu específica pra esse tipo de computador. O único problema é que não há mais suporte para essa versão e não consigo fazer o sistema reconhecer os drivers por exemplo, ou alterá-los pelos "Drivers adicionais". Fora o fato do sistema não atualizar mais por modo gráfico, nem por terminal.

Com esses problemas o uso normal do computador fica triste e não cmpensa passar horas no computador para fazer coisas que faria em poucos minutos normalmente. Preciso deste computador e não tenho dinheiro para comprar outro por agora. u.u'
Queria o computador rodando levinho já que é uma versão bem enxuta do 10.10 que já era perfeito por sí só. Preciso que ele rode aplicações como Gimp!, Skype, etc...

Sempre que precisei vocês me ajudaram e serei eternamente grato pois fazem isso por paixão à informática e ao software livre, talvez esta seja a hora que mais precise de uma solução. Abrigado desde já!

bmota

ele veio com o windows 8? se tiver essa função,sabe se o secure boot está ativado? o que acontece quando tenta rodar uma versão mais recente do ubuntu?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Guilherme Maracaípe

Citação de: bmota online 17 de Janeiro de 2013, 23:13
ele veio com o windows 8? se tiver essa função,sabe se o secure boot está ativado? o que acontece quando tenta rodar uma versão mais recente do ubuntu?

Na verdade ele veio com o Windows XP, mas originalmente esse netbook era vendido com XP ou uma distro Linux desenvolvida pela Asus. Não sei o que significa secure boot. Quando tento rodar o Ubuntu 12.10 por exemplo ele fica inacessível pois diz que os recursos gráficos são insuficientes, isso acntece antes do login. No primeiro acesso pś formatação com o 12.10 ele até entra, mas roda como se não reconhecesse nada de hardware e é travamento em cima de travamento, inutilizável. O mesmo acontece com outras distros.

Arthur Bernardes

CitarEsse tipo de sub notebook não conta com HD e sim com cartões de memória

Sabe quanto tem de espaço.? Poste o Hardware dele.!

Guilherme Maracaípe

Citação de: Arthur Bernardes online 18 de Janeiro de 2013, 00:38
CitarEsse tipo de sub notebook não conta com HD e sim com cartões de memória

Sabe quanto tem de espaço.? Poste o Hardware dele.!

O que faz o papel de HD nesse netbook são dois cartões de memória que ficam internos. Um possui 4Gb e outro 20Gb, o sistema está instalado no cartão de 20Gb e carrega o grub no cartão de 4Gb.

Mas o principal problema é ele não recnhecer a placa de vídeo, deixa tudo mais lento e travando.

Guilherme Maracaípe

Me ajudem por favor, estou precisando muito deste computador funcionando. Já li diversos tópicos como o do dicas e truques que ensina a adicionar repositórios em versões descontinuadas mas não deu certo aqui.
Preciso desta máquina rodando Wine, Gimp!, Skype e a versão mais recente do Firefox. Mas a central de programas não funciona e também não instala pelo terminal. Tentei aprender a instalar os programas pelos pacotes .tar.gz e .tar.gz2 mas não consegui.
Uso o Ubuntu desde o 7.04 mas confesso que não tenho tempo para aprender Linux de verdade, tanto que foi só me deparar com esse problema pra não saber o que fazer.
Estou precisando muito...

Guilherme Maracaípe

Acho que esse é o fim da linha, preciso desse computador funcionando amanhã de manhã e não posso mais ficar acordado. Estou terminando o download de uma imagem do XP e vou me render ao Windows... Obrigado à todos que tentaram.

Uma pergunta fica no ar, como as pessoas fazem para utilizar distros Linux descontinuadas? Só eu que não consegui? AMO de paixão o mundo Linux, mas essa noite fiquei decepcionado ao ver que o mundo livre está tentando me obrigar a comprar um computador novo, quando conheci o Linux a ideia era totalmente diferente, via pessoas rescucitando máquinas antigas, etc... Quanta diferença! =/

Tota

Citação de: Guilherme Maracaípe online 18 de Janeiro de 2013, 01:39
Acho que esse é o fim da linha, preciso desse computador funcionando amanhã de manhã e não posso mais ficar acordado. Estou terminando o download de uma imagem do XP e vou me render ao Windows... Obrigado à todos que tentaram.

Uma pergunta fica no ar, como as pessoas fazem para utilizar distros Linux descontinuadas? Só eu que não consegui? AMO de paixão o mundo Linux, mas essa noite fiquei decepcionado ao ver que o mundo livre está tentando me obrigar a comprar um computador novo, quando conheci o Linux a ideia era totalmente diferente, via pessoas rescucitando máquinas antigas, etc... Quanta diferença! =/

Ola

Para versões descontinuadas, basta alterar os repositorios para old releases

Mas não entendi sua dificuldade. Tenho um EeePc 701, já tive um 900 e um 901, todos celeron 900 MHz e sempre rodei o Ubuntu.

No EeePc 701 rodo o Lubuntu 12.10 sem nenhum problema. Instalei o pacote jupiter para gerenciar minha bateria e processador e tudo roda 100%, boot rapido, desligamento idem.

Como os Asus utilizam tudo Intel, não são necessarios drivers, pois vem tudo inserido no kernel.

Seu EeePc 900 vem com um SSD de 20 Gigas, e é bom voce customizar seu Windows, pois com o cache e o swap em disco do Windows extremamente ruim, seu SSD irá para o espaço em pouco tempo.

Remova a interface do xp, deixe na igual ao do NT, retire o cache de disco e edite o registro para melhor desempenho ou como disse, perderá seu Disco SSD.

Já no Lubuntu, não ative a swap ou faça swap num sdhc de no minimo 1Giga mas nunca no SSD.

Remova o splash do grub e ele irá bootar em 20 segundos e desligar em 10.

Boa sorte

[]'s