Ubuntu 12.10 Não consigo Instalar com windows 8

Iniciado por glauber55, 17 de Janeiro de 2013, 13:32

tópico anterior - próximo tópico

glauber55

Segundo site Nacional o Ubuntu 12.10 já poderia oferecer formatação e instalação sobre o Windows 8 se eu não estiver errado, infelizmente não conseguir obter sucesso na instalação do linux 12.10 32 bits ou 64 bits que já  vem com boot uefi, tenho um Notebook Positivo s990, como iniciante já tentei acessar a Bios de diversas formas seguindo o site :

http://www.tecmundo.com.br/tutorial/31356-windows-8-como-acessar-a-bios-em-computadores-novos.htm

Nada de sucesso seguir as informações mais não conseguir entrar na bios !

Achei uma informação no Google, mais pelo que eu vejo isso pode demorar muito tempo ou até meses afrente, infelizmente para usuários novos que comprem computadores com tecnologia UEFI vão entrar numa enrascada sem tamanho, diminuindo e muito as chances de novos usuários Linux.

http://www.hardware.com.br/noticias/2012-10/linux-secure-boot.html#comments

Aviso pelo Ubuntu 12.10 64 Bits Canonical, não conseguir sucesso algum !

O "Secure Boot" do Windows 8 dará as caras logo, logo, visto que o sistema será lançado comercialmente no dia 26. Quem for instalar o novo Windows num PC ou notebook atual não precisará lidar com nada de especial, já que praticamente todas as máquinas atuais usam o velho BIOS. Já os compradores de novos equipamentos "projetados para Windows 8" poderão ter alguma dificuldade para rodar outros sistemas, como o Linux ou até mesmo versões anteriores do Windows. A Linux Foundation estuda licenciar uma chave da Microsoft para permitir que qualquer distro possa ser iniciada sem ser necessário desativar o Secure Boot. Outros fornecedores de distros já divulgaram planos parecidos por conta própria, como a Red Hat, Canonical e SUSE.

glauber55

Quero responder aqui a todos  informando que já resolvir a moda brusca apretei desesperadamente a tecla F2 numa velocidade tamanha quase chegando a quase quebrar a tecla por pouco e vualar a Bios entrou e conseguir desabilitar o secure boot  :) .

clodoaldops

Joao

Boas!

Tambem comprei um portatil no final do ano passado e queria instalar o UBUNTU.
Para instalar o ubuntu é preciso desabilitar o secure boot? Depois de desactivar o secure boot é preciso voltar a instalar o windows?
E depois para o dual boot, é preciso fazer alguma coisa ou fica a dar como era antes?

obrigado

eliseu_carvalho

Citação de: Joao online 25 de Janeiro de 2013, 15:53Para instalar o ubuntu é preciso desabilitar o secure boot?

Se for o 12.10 64-bit, não, mas se for uma versão mais antiga, sim.

Citação de: Joao online 25 de Janeiro de 2013, 15:53Depois de desactivar o secure boot é preciso voltar a instalar o windows?

Não.

Citação de: Joao online 25 de Janeiro de 2013, 15:53E depois para o dual boot, é preciso fazer alguma coisa ou fica a dar como era antes?

Pra fazer dual boot de forma que o Ubuntu reconheça também o Windows instalado, sugiro primeiro instalar o Windows, depois o Ubuntu.

Joao

Boas

Obrigado eliseu pela resposta. Ou seja, pelo que percebi, tenho de fazer a instalação normalmente (como era antes)?
Deixo ai alguma info.
O meu portatil é um samsung NP300E5C com windows 8 e UEFI. Pretendo instalar o ubuntu 12.10.

Muito obrigado
cumps