Tocar mp3 via terminal

Iniciado por paulobelo, 14 de Janeiro de 2013, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

paulobelo

Eu preciso criar um script para tocar mp3.
Não tenho nenhuma duvida com o script, eu sei como fazer.
Minhas duvidas são ridículas mas eu tenho essa prerrogativa de fazer perguntas ridículas como iniciante:

Dúvida 1
O path de um arquivo genérico para eu tocar seria no meu caso:
/home/eu/Música/Internacionais/Georgia Satellites - Keep Your Hands To Yourself.flac

E a função para tocar a música seria:
play /home/eu/Música/Internacionais/Georgia Satellites - Keep Your Hands To Yourself.flac

Nas não funciona por causa dos malditos espaços.

Se eu alterar o nome do arquivo para "Georgia Satellites_-_Keep_Your_Hands_To_Yourself.flac" e o comando para "play /home/eu/Música/Internacionais/Georgia Satellites_-_Keep_Your_Hands_To_Yourself.flac", aí funciona.
Mas eu não quero mudar os nomes de 4 mil mp3, hehehe
Que caracteres eu preciso usar para substituir os espaços em branco?

Duvida 2
O comando play funciona para flac e deve funcionar para ogg mas não para mp3
Claro que eu tenho os codecs instalados, inclusive o lame e toco mp3  normalmente no VLC, no Guayadeque e no reprodutor de filmes
Como eu resolvo isso?

Eu sei que existe um programa para tocar as mp3s no terminal mas não é isso que eu desejo, não quero baixar nenhum programa, quero fazer o meu script funcionar.
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

paulobelo

Esqueçam a primeira duvida, basta colocar o nome do arquivo entre parenteses.

Navalha de Ockham:
"Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor"    — William de Ockham
Que eu adaptei para:
A solução mais óbvia e simples quase sempre é a correta, quando não formata o seu hd, hehehe

A segunda divida acho que tem a ver com um programa chamado sox que não tem suporte para mp3, play deve ser um comando do Sox
Eu sou o pior no que eu faço melhor. E por esta dádiva eu me sinto abençoado (Nirvana)

lueneberg

Sobre os espaços e __ , existem um programa que vc acha na central de software , que se chama EasyTag, uso ele para arrumar nomes e tal... tem uma função que vc seleciona ele facilmente tira esses caracteres que vc tem com um click e em massa, muito bom recomendo, tenho 16000 musicas e qdo tava no 4000 começei a usar ele,,, esta tudo redondo, as tag perfeitas;;;

paulobelo

Citação de: lueneberg online 14 de Janeiro de 2013, 13:14
Sobre os espaços e __ , existem um programa que vc acha na central de software , que se chama EasyTag, uso ele para arrumar nomes e tal... tem uma função que vc seleciona ele facilmente tira esses caracteres que vc tem com um click e em massa, muito bom recomendo, tenho 16000 musicas e qdo tava no 4000 começei a usar ele,,, esta tudo redondo, as tag perfeitas;;;
Obrigado pela sugestão, lueneberg.
Eu uso um editor de tag que também é muito bom, o Kid3.
Eu testei vários editores de tags, inclusive o easytag mas me dei melhor com o Kid3.

irtigor

Se esse "play" não suporta, você tem 3 alternativas:

- Usar outro programa.
- Converter os arquivos no formato mp3.
- Não tocar.

Artur :-)

tenta digitar tipo

totem /home/fulano/Músicas/rock.mp3

ou

vlc /home/fulando/Músicas/rock.wma

vai abrir direto com o player, mas acho q ñ ia adiantar pra vc. Vc tipo quer ouvir suas musicas enquanto está em apenas modo texto, ou com um terminal aberto? ñ creio q exista um player pro terminal. Vc pode fazer um script com esses comandos(basta vc trocar o totem, vlc pelo player q vc usa). Ja fiz isso uma vez quando tava sem o q fazer  :P, Boa sorte.
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

irtigor

Existem vários que não dependem de gui, eu mesmo uso o mplayer.

paulobelo

Amigos, ou eu não estou entendendo vocês ou vocês não estão me entendendo.
Eu só quero um comando para tocar a mp3 via terminal
Vou dar um exemplo, para exemplificar vou usar o diretório home, mas vale para qualquer lugar onde estiver o arquivo de música.

Imaginem que eu tenho dois arquivos na minha home, arquivo 1.ogg e arquivo 1.mp3.
Se eu abrir o terminal e digitar "play 1.ogg", a musica vai tocar normamente e mostrará os dados da tag, assim:
http://uppix.net/3/6/f/781926e8d5a97806c94b3e0ef2258.png

Mas se eu digitar "play 1.mp3", a música não toca e eu recebo uma mensagem de erro, assim:
http://uppix.net/4/2/4/578d25f4a44e99988da4e844967f0.png

Eu acho que o comando play é um comando de um programa que já vem nativo com o Ubuntu, programa chamado Sox e que por padrão não tem suporte para mp3.
Entenderam?

paulobelo

Citação de: Artur :-) online 14 de Janeiro de 2013, 17:11
tenta digitar tipo

totem /home/fulano/Músicas/rock.mp3

ou

vlc /home/fulando/Músicas/rock.wma

vai abrir direto com o player, mas acho q ñ ia adiantar pra vc. Vc tipo quer ouvir suas musicas enquanto está em apenas modo texto, ou com um terminal aberto? ñ creio q exista um player pro terminal. Vc pode fazer um script com esses comandos(basta vc trocar o totem, vlc pelo player q vc usa). Ja fiz isso uma vez quando tava sem o q fazer  :P, Boa sorte.

Obrigado Artur, funcionou
Apenas tive que usar cvlc no lugar de vlc
Muito obrigado.

lueneberg

Gosto muito do mpg123,

mpg123 *.mp3

se nao tiver instalado nada que um apt-get resolva

Artur :-)

;D Blz amigão, agora é só marcar o tópico como resolvido ok?
T+  8)
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB