Problemas com partições - Aumentar partição primária

Iniciado por Sgt Pepper, 13 de Janeiro de 2013, 19:28

tópico anterior - próximo tópico

Sgt Pepper

Olá amigos de fórum!

Sou iniciante  :P E, apesar de ter procurado bastante (espero ter procurado direito), não achei uma solução simples para o meu problema (mais abaixo falo sobre). Bem, instalei o Ubuntu 12.10 ontem, em dual-boot com o Windows 7, hoje baixei as atualizações e etc. Tudo bem até ai, mas o problema se deu quando percebi que deixei só 12gb de espaço para o Ubuntu. Ficaram 9gb para /dev/sda5 e 3gb para /dev/sda6 (linux-swap) [apesar de não entender isso muito bem rsrs], 100mb para o chamado System Reserved e o resto para o windows.

Este restante, que deixei o windows abocanhar, resolvi formatar, apaguei tudo e agora é um volume de 285gb, ocupado por minhas músicas, vídeos e documentos. O meu desejo inicial era aumentar a partição primária (ubuntu [extended]), até seu limite total, tomando estes 285gb para se tornar uma partição com 297gb (294gb para o que eu acho ser a partição onde fica o sistema e 3gb para linux-swap)

Tudo bem até ai, porém isto não é possível, porque até onde eu sei só dá para aumentar a partição caso o espaço livre esteja ao lado da partição que se quer aumentar, mas o irritante do System Reserved está bem no meio! Veja o print:

https://lh6.googleusercontent.com/-fhTpf4eALeE/UPMj6jDJgpI/AAAAAAAAAAU/JcQ3Y5DBxVs/s975/Captura+de+tela+de+2013-01-13+19%3A10%3A52.png

Espero que tenham entendido a minha dúvida. Quero deixar uma única partição (ao lado desta coisinha chata e insignificante chamado system reserved (coisa do windows) que não sei para o que serve).
Ah! Eu pensei em soluções e só achei uma complicada:
- Dividir essa partição de 285gb em 2 (uma com 235gb e a outra com 50 [de backup])
- Apagar esta partição de 12gb onde o Ubuntu se encontra
- Iniciar a partir do live cd
- Instalar o ubuntu na partição livre, transferir arquivos de backup, formatar partição de backup e usá-la para aumentar esta partição extendida.
Porém aqueles 12gb lá de cima ficariam perdidos pois o System reserved tá bem no meio!! Ele tá atrapalhando os meus arranjos rsrs

Agradeço desde já, Obrigado!!  ;D

P.S: Estou com medo de alterar ou apagar o System Reserved, porque tudo indica que ele está ligado ao boot.

haereticus

Cara do jeito que tá ali não rolaria sem formatação geral do HD.
Você tá usando a pasta raiz com 9gb.

Minha sugestão, transforma as partições NTFS em partição de dados (backup).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Sgt Pepper

Citação de: haereticus online 13 de Janeiro de 2013, 20:15
Cara do jeito que tá ali não rolaria sem formatação geral do HD.
Você tá usando a pasta raiz com 9gb.

Minha sugestão, transforma as partições NTFS em partição de dados (backup).

Será? Tu saberia me dizer o que é aquele system reserved? Eu não quero mexer ali pq não sei o que é  ;D ;D Mas se não me engano aquilo é apenas os arquivos da restauração do windows, não?

Se.... Criar uma nova partição NTFS abaixo e copiar o conteúdo do System Reserved, e depois apagar o original, tem problema? Fico receoso porque não sei do que se trata :\ E fico com medo de tudo se corromper durante o processo.

Obrigado pela resposta!

adiaswin

ola

recomendo voce nao mexer no sistem reserved o porque veja o windows nao deixa o gerenciador de boot dentro do c:

ele deixa dentro desta partiçao logo se voce deleta-la adivinha o que acontece

o windows nao ira bootar nem a pau.
ubuntu 12.04

Sgt Pepper

Hm... Entendi, mas eu exclui o windows.... Vc quer dizer que caso eu queira o windows novamente eu não vou poder, caso altere o System Reserved?

Obrigadoentro desta partiçao logo se voce deleta-la adivinha o que ac

adiaswin

nao quis dizer isto na verdade o system reserved e a partiçao de boot do windows algo parecido com o /boot do linux

agora caso voce tenha removido o windows pode remover isto sem problema.
ubuntu 12.04

Sgt Pepper

Opa, saiu um pouco da sua mensagem junto da minha anteriormente rs  ;D

Quanto a sua resposta: Hm legal! Tem certeza disso? Sempre fui receoso quanto ao System Reserved ser algo proibido... Mas não com o Linux!! kk

Obrigado. O que vou fazer é copiar o conteúdo do system reserved mais abaixo (não vou apagar, por enqnto). Mesmo que fique corrompido, não haverá problemas por enqnto.

Mais uma vez, Obrigado!

adiaswin

sim tenho certeza

no caso de voce copiar o conteudo desta pasta seria desnesesario no caso

o instalador do windows criaria a partiçao automaticamente sem avisar.
ubuntu 12.04

Sgt Pepper

Muito obrigado. Nos últimos minutos estava fazendo o que planejei: Rearranjar o modo que estão as partições, mas o Gparted falhou, por diversas vezes que tentei. Então pesquisei por outra solução, novamente, e acho que o melhor é reinstalar tudo, a partir do zero. Muito obrigado a todos que me ajudaram, eu conseguiria, se não fosse essa falha do gparted  :-\

Agora minha pergunta é em relação a ferramenta de Backup do Ubuntu 12.10. Ela grava os arquivos da pasta home, e, mesmo que eu reinstale o sistema e escolha a opção de 'apagar tudo e sobrepor' (do instalador do ubuntu), quando eu reiniciar meu sistema tudo estará como antes?

Obrigado  ;)

Henrique1977

Citação de: Sgt Pepper online 14 de Janeiro de 2013, 00:02
Muito obrigado. Nos últimos minutos estava fazendo o que planejei: Rearranjar o modo que estão as partições, mas o Gparted falhou, por diversas vezes que tentei. Então pesquisei por outra solução, novamente, e acho que o melhor é reinstalar tudo, a partir do zero. Muito obrigado a todos que me ajudaram, eu conseguiria, se não fosse essa falha do gparted  :-\

Agora minha pergunta é em relação a ferramenta de Backup do Ubuntu 12.10. Ela grava os arquivos da pasta home, e, mesmo que eu reinstale o sistema e escolha a opção de 'apagar tudo e sobrepor' (do instalador do ubuntu), quando eu reiniciar meu sistema tudo estará como antes?

Obrigado  ;)
Caro  amigo,  após  fazer  o  backup  é  importante  que  copie  todos  os  backups  para  uma  mídia  externa,  a  saber:  um  HD  Externo  ou  um  pendrive  se  couber  tudo,  pois  ao  usar  a  opção  de  apagar  tudo,  todos  os  dados  que  estiverem  no  HD,  incluindo  backups,  serão  apagados.
E  após  apagar  tudo,  e  instalar  novamente  o  sistema  vai  estar  novinho.
Espero  ter  conseguido  responder  suas  dúvidas.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Sgt Pepper

Citação de: Henrique1977 online 14 de Janeiro de 2013, 00:12
Citação de: Sgt Pepper online 14 de Janeiro de 2013, 00:02

Obrigado  ;)
Caro  amigo,  após  fazer  o  backup  é  importante  que  copie  todos  os  backups  para  uma  mídia  externa,  a  saber:  um  HD  Externo  ou  um  pendrive  se  couber  tudo,  pois  ao  usar  a  opção  de  apagar  tudo,  todos  os  dados  que  estiverem  no  HD,  incluindo  backups,  serão  apagados.
E  após  apagar  tudo,  e  instalar  novamente  o  sistema  vai  estar  novinho.
Espero  ter  conseguido  responder  suas  dúvidas.
Atenciosamente,  Henrique1977.

Entendi. Ah, me vejo cada vez mais afundado  :-\ Quero apagar todas essas partições inuteis e com espaço em branco, mas não possuo mídias externas suficiente para mais de 50gb que são essenciais :(

Caro amigo Henrique1977, há algum modo que eu possa reinstalar apenas o sistema e que ao mesmo tempo haja mais do que os 12gb que destinei ao Ubuntu?

Sgt Pepper

Ah, esqueci de perguntar tbm pra que serve a ferramenta de backup do ubuntu (aquela ali que fica em system settings). É inútil como parece ser? O ubuntu não oferece uma ferramenta que salva os arquivos  :'(? Achei inútil algo que está ali para nada, já que transferir para um hd externo pode ser feito manualmente   :-\