Acesso ao servidor com xrdp [RESOLVIDO]

Iniciado por GilvanAndre, 10 de Janeiro de 2013, 11:24

tópico anterior - próximo tópico

GilvanAndre

Bom dia.

Já estou a alguns dias pesquisando e não encontro nada sobre o assunto, não sei se já aconteceu pra alguém isso.

Instalei o Ubuntu 12.04 LTS (Descktop) para utilizar o mesmo como servidor. Apos isso, instalei o pacote xrdp, para conexão de área de trabalho remota!
Reiniciei a máquina e tentei realizar a conexão através de outro computador. A conexão é realizada, mas a barra lateral do Ubuntu não aparece de maneira alguma, e também não é possível executar nenhum comando como Alt + F2, ou as função inversas do mouse! Apenas aparecem os ícones na área de trabalho, mas não á como manipulá-los!

Desde já agradeço a ajuda!

Arthur Bernardes

Porque não ativa o compartilhamento de área de trabalho remota e na outra máquina instale o vncviewer.? Comigo funciona normal..!

GilvanAndre

Citação de: Arthur Bernardes online 10 de Janeiro de 2013, 11:26
Porque não ativa o compartilhamento de área de trabalho remota e na outra máquina instale o vncviewer.? Comigo funciona normal..!

Isso é gambiarra, e não gosto muito de usar o vncviewer!
Preciso desse servidor para acesso externo também então não sei se vale a pena usar isso.
Obs: Tenho ouros servidores Linux da mesma forma que esse e não ocorre esse problema. Só não sei se tem alguma coisa a mais a ser feita!

Obrigado

GilvanAndre

Galera. Descobri como fazer, é em função do gnome-2d!

Criei um arquivo .xsession dentro da raiz do usuário e adicionei a seguinte linha:
gnome-session --session=ubuntu-2d

reiniciei a máquina e tentei conectar novamente e funcionou perfeitamente!

Obrigado

zekkerj

Gilvan, não é muito comum usar esse protocolo para conexão remota no Linux. De qualquer forma, se vc está atrás de conexões para ser usadas a partir da internet, eu recomendaria que vc verificasse se essa conexão é criptografada. Conexões VNC, por exemplo, não são.

Sugestão: informe-se sobre o FreeNX.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

GilvanAndre

Citação de: zekkerj online 10 de Janeiro de 2013, 11:40
Gilvan, não é muito comum usar esse protocolo para conexão remota no Linux. De qualquer forma, se vc está atrás de conexões para ser usadas a partir da internet, eu recomendaria que vc verificasse se essa conexão é criptografada. Conexões VNC, por exemplo, não são.

Sugestão: informe-se sobre o FreeNX.

Pois é... sei que não são muito aconselháveis, mas o servidor não tem muita coisa importante, então posso utilizar ele assim mesmo!
Mais adiante quero passar a utilizar o Ubuntu Server, mas por enquanto me quebra o galho assim!

Vou pesquisar sobre o FreeNX! Obrigado pela sugestão!

zekkerj

Ai, ai, ai... a velha idéia do "não tenho nada importante nessa máquina, não me interesso em dar segurança pra ela".
Até o dia em que vc descobrir que foi usado como trampolim pra um ataque maior, até o dia em que um ataque for rastreado até sua máquina, e você for processado como responsável (por omissão) pelo ataque.

:(
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D