Senha de usuário solicitada aleatoriamente (resolvido)

Iniciado por LeitorDeQuadrinhos, 04 de Janeiro de 2013, 18:58

tópico anterior - próximo tópico

LeitorDeQuadrinhos

Olá, uso o Ubuntu no meu notebook já há 2 anos e foram pouquíssimos os problemas que enfrentei até então, de modo, que, no geral, o sistema funciona perfeitamente bem. Recentemente, no entanto, a senha do usuário começou a ser solicitada aleatoriamente, em momentos em que ela nunca antes foi requerida pelo sistema. Outro dia estava assistindo um filme no Ubuntu e a janela pedindo a senha apareceu de repente, sem motivo aparente, digitei e ela não apareceu mais; numa outra ocasião, pouco depois de iniciar o sistema, quando eu estava prestes a abrir o Firefox, novamente a janelinha surgiu querendo a senha. Minha suspeita é que a senha é requerida uma vez e, depois, só é solicitada quando eu reinicio o note. Alguém sabe o porque disso estar acontecendo e como resolver esse inconveniente? Desde já, obrigado.

bred81

Se você pudesse dar mais detalhes, observar um pouco mais, nos ajudaria a responder sua dúvida.
Você tem algum PPA instalado?Se sim, quais?
A senha é guardada pelo sistema operacional por 15min, pra cada vez que você digita ela. Se está no terminal e usar um comando que precise de senha, ele só vai te pedir a senha 15min depois de "inatividade". O mesmo acontece com a interface gráfica. Se instalar um programa pela central de programas, ele vai te pedir a senha a primeira vez, fazendo com que as outras vezes, dentro de 15min seja "automático".

Sabendo disso, alguns motivos para pedir sua senha do nada: atualização do sistema (único que consigo lembrar agora).

Não sei muito mais do que disse aqui, qualquer ajuda de outra pessoa seria muito bem-vinda!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

zekkerj

Tem certeza de que não é a senha da rede wireless?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Alan Wagner

O início automático de sessão está desligado ou não?

Eu particularmente deixo desligado, digitando a senha na tela de login,
Quando eu deixava o início automático ligado, depois de um tempo que o sistema havia ligado abria o chaveiro de sessão pedindo a senha, um delay bem chato,
:-\
Ubuntu 12.04 LTS 64bit - Pentium Dual Core T3400, 4GB.

LeitorDeQuadrinhos

O que seria um PPA?

Não é a senha wireless, não, é a do usuário mesmo.

Deixo o início automático da sessão ligado, sim, mas esses requerimentos de senha aleatórios só começaram recentemente e eu já deixava ligado há muito tempo.

Andei observando nos últimos dias e parece que os requerimentos aleatórios pararam. Vou ficar de olho, daí detalho o que descobrir aqui. Obrigado a todos que responderam.

LeitorDeQuadrinhos

Retiro o que disse: estava navegando ainda agora (o computador já está ligado há uns bons minutos) e o sistema me pediu a senha...  ???

thiagomiranda

Veja se não instalou algum programa que fica de fundo e necessita realizar instruções com o privilégio de root no seu computador recentemente.
Clique no botão que desliga e vai em aplicativos de sessão, lá tem todos os programas que ficam rodando na bandeja do seu linux, talvez tenha algum programa que você instalou lá e esqueceu haha.

bred81

Se você fala inglês, esse site te explica muito bem: http://www.makeuseof.com/tag/ubuntu-ppa-technology-explained/
Se não... Aqui vai uma traduçãozinha rápida:
Citar"O que é um PPA?
...
Um PPA, ou Personal Package Archive (Arquivo de Pacote Pessoal), é uma coleção de softwares não inclusos no Ubuntu por padrão. Tipicamente esses repositórios focam em um único programa, mas eles podem incluir mais dependendo do seu mantedor.
..."

zekkerj

Citação de: LeitorDeQuadrinhos online 06 de Janeiro de 2013, 11:51
O que seria um PPA?

Não é a senha wireless, não, é a do usuário mesmo.

Deixo o início automático da sessão ligado, sim, mas esses requerimentos de senha aleatórios só começaram recentemente e eu já deixava ligado há muito tempo.

Andei observando nos últimos dias e parece que os requerimentos aleatórios pararam. Vou ficar de olho, daí detalho o que descobrir aqui. Obrigado a todos que responderam.
Quando o pedido de senha aparecer, abra uma janela de terminal e execute o comando abaixo. Cole o resultado aqui pra gente analisar.

ps afx
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

LeitorDeQuadrinhos

Prestei atenção no texto da janela que pede a senha aleatoriamente, dizia que o "chaveiro da sessão" não havia sido desbloqueado automaticamente quando iniciei o Ubuntu. Isso significa algo pra vocês, pessoal?

bred81

Não significa muita coisa... Apenas que ele vai executar uma ação que precise da sua senha.
Essas ações podem ser: conectar no wifi, atualização do sistema, entre outras.
Se você pudesse listar pra gente o que está subindo com a inicialização do sistema, talvez ajudasse.
Procura por "Aplicativo de Sessão" no Painel Inicial (Dash do Unity) e diz pra gente tudo que está lá! Isso talvez ajude a nos direcionar melhor.

eliseu_carvalho

Seguinte: clica em "Senhas e chaves" (procura por "senha" no dash), aí vai aparecer uma janela com 3 abas: "Senhas", "Minhas chaves pessoais" e "Outras chaves". Logo na primeira aba tem um ícone de pasta onde aparece escrito "Senhas: padrão". Clica com o botão direito nele, depois em "Alterar senha". Feito isso, coloca a tua senha atual em "Senha antiga", e então deixa em branco os espaços "Senha" e "Confirmar". Clica em OK, aí vai aparecer uma janela de confirmação, então basta clicar em "Usar armazenamento não-seguro" e pronto: o sistema vai parar de ficar pedindo senhas.

zekkerj

Citação de: LeitorDeQuadrinhos online 20 de Janeiro de 2013, 11:34
Prestei atenção no texto da janela que pede a senha aleatoriamente, dizia que o "chaveiro da sessão" não havia sido desbloqueado automaticamente quando iniciei o Ubuntu. Isso significa algo pra vocês, pessoal?
Significa que o problema está resolvido. Essa senha está sendo pedida por causa da conexão wireless. De tempos em tempos, o roteador pede que a estação se autentique novamente; como você não autorizou o uso automático do chaveiro do sistema, o NetworkManager precisa da senha do chaveiro para recuperar a senha da conexão wireless, pra reauntenticar.

LeitorDeQuadrinhos

Citação de: zekkerj online 20 de Janeiro de 2013, 13:47
Citação de: LeitorDeQuadrinhos online 20 de Janeiro de 2013, 11:34
Significa que o problema está resolvido. Essa senha está sendo pedida por causa da conexão wireless. De tempos em tempos, o roteador pede que a estação se autentique novamente; como você não autorizou o uso automático do chaveiro do sistema, o NetworkManager precisa da senha do chaveiro para recuperar a senha da conexão wireless, pra reauntenticar.

Como autorizo o uso automático, zekkerj?

LeitorDeQuadrinhos

Citação de: eliseu_carvalho online 20 de Janeiro de 2013, 12:59
Seguinte: clica em "Senhas e chaves" (procura por "senha" no dash), aí vai aparecer uma janela com 3 abas: "Senhas", "Minhas chaves pessoais" e "Outras chaves". Logo na primeira aba tem um ícone de pasta onde aparece escrito "Senhas: padrão". Clica com o botão direito nele, depois em "Alterar senha". Feito isso, coloca a tua senha atual em "Senha antiga", e então deixa em branco os espaços "Senha" e "Confirmar". Clica em OK, aí vai aparecer uma janela de confirmação, então basta clicar em "Usar armazenamento não-seguro" e pronto: o sistema vai parar de ficar pedindo senhas.

Vou tentar agora mesmo.