Xubuntu 12.10 - Tela Preta após instalar uma ATI Radeon HD 7770

Iniciado por Ubuntuzinho, 29 de Dezembro de 2012, 02:22

tópico anterior - próximo tópico

Ubuntuzinho

Olá pessoal..

Instalei uma placa de vídeo da ATI, uma HD 7770, conectei na fonte direitinho e liguei o computador, entrei com o windows(dual boot) e não tive problemas, baixei o driver e instalei. Porém ao ligar o computador e optar em iniciar com o XUbuntu, o sistema carrega e chega até na "Área de Trabalho", consigo ver meu plano de fundo e ícones, porém ??? logo em seguida a tela fica preta, e não consigo fazer mais nada. Até antes disso eu utilizava o vídeo OnBoard que também é uma ATI.

De que forma posso proceder para configurar xubuntu para reconhecer a nova placa?

Obrigado.
...

Ioca100

Usuário Linux- 449417

nomade

Qual era sua placa onboard? Usava driver proprietário nela? Se sim precisa, desinstalar antes de mais nada. O mais fácil é remover a placa entrar normalmente pela placa onboard e remover o driver. Em todo caso

Para instalar o driver da Radeon(ati) HD xxxx

Entre em modo texto ou caso consiga abrir o terminal (Ctrl+Alt+T): sudo apt-get install fglrx
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Ubuntuzinho

Olá nomade obrigado,, consegui executar esse passos, mas apenas pelo console de recuperação lá no grub. Então removi completamente os drivers antigos, atualizei tbm a lista de pacotes e instalei o driver. Após isso entrou sem problemas..Porém agora enfrento outra situação..

Não consigo reproduzir "nenhum vídeo, nem música". Tanto chrome quanto o firefox travam ao acessar o YouTube, e o flash player está instalado. Não consigo reproduzir nada com o VLC, eu opto em reproduzir um ".mp4" ele abre, mostra imagem do vídeo porém não continua a reprodução, é como se ficasse pausado, Na verdade é por que o VLC travou assim como o Chrome e o Firefox, e a única solução para fecha-los, é através do "xkill". E tenho os EXTRAS instalados para reprodução de dvd e vídeo. Nenhum outro reprodutor de vídeo funciona, todos travam. Já removi o VLC usando --purge com apt-get e autoremove tbm.

Como posso agora, solucionar este enigma :) ?

Obrigado.
...

nomade

Citação de: Ubuntuzinho online 30 de Dezembro de 2012, 15:34
Olá nomade obrigado,, consegui executar esse passos, mas apenas pelo console de recuperação lá no grub. Então removi completamente os drivers antigos, atualizei tbm a lista de pacotes e instalei o driver. Após isso entrou sem problemas..Porém agora enfrento outra situação..

Não consigo reproduzir "nenhum vídeo, nem música". Tanto chrome quanto o firefox travam ao acessar o YouTube, e o flash player está instalado. Não consigo reproduzir nada com o VLC, eu opto em reproduzir um ".mp4" ele abre, mostra imagem do vídeo porém não continua a reprodução, é como se ficasse pausado, Na verdade é por que o VLC travou assim como o Chrome e o Firefox, e a única solução para fecha-los, é através do "xkill". E tenho os EXTRAS instalados para reprodução de dvd e vídeo. Nenhum outro reprodutor de vídeo funciona, todos travam. Já removi o VLC usando --purge com apt-get e autoremove tbm.

Como posso agora, solucionar este enigma :) ?

Obrigado.

Se eu soubesse que você já tinha algum driver instalado teria sugerido que removesse antes. Que bom que você conseguiu fazer. Agora, esse problema que esta tendo com áudio e vídeo, isso não é problema com seu driver de vídeo, é problema com bibliotecas multimídia. Segue esse tutorial http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-12-10-quantal-quetzal-mp3-flash-java depois diz se resolveu.
Ubuntu Studio 22.04 LTS