Exclui a pasta /usr/lib32

Iniciado por Alcance, 27 de Dezembro de 2012, 00:29

tópico anterior - próximo tópico

Alcance

Olá pessoal,

infelizmente exclui a pasta /usr/lib32 do meu Ubuntu 12.04 LTS 64 bits. Cometi essa burrice tamanha! :'(
Agora, só consigo inciar o linux em modo texto  :-\ Preciso urgentemente de ajuda pra saber se tem como recuperar isso ou se o único jeito é formatar o HD e inslatar o Ubuntu denovo (o que seria trágico pra mim...).

Espero que alguém se disponha ajudar. :)
Ubuntu 12.04 LTS 64 bits
Windows 7 (infelizmente...)

nomade

Inicia por Live CD, abra o terminal, de um sudo nautilus navegue até a pasta (do sistema de arquivo do Live CD) copie e cole no seu sistema de arquivo. Se não funcionar só reinstalando o sistema.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Alcance

Olá nomade,

eu já tinha tentado ver se a mesma pasta existia no Live CD, mas ela não exsite. Essa pasta deve ter sido instalada no sistema depois...
Eu tentei usando sudo su (tem diferença usar sudo nautilus?)

Eu até tentei usar o TestDisk para recuperar a pasta. Mas o programa dá umas mensagens de erro no final da análise do HD. Acho que fala que o tamanho informado do HD não corresponde ao tamanho real. E ai mostra os trechos do disco que não podem ser recuperados (e todos são na minha partição do linux) :-\

Será que o único jeito mesmo é reinstalar?
Ubuntu 12.04 LTS 64 bits

Tota

Antes de reinstalar altere novamente as permissões da pasta Usr e da pasta lib

Pasta usr

drwxr-xr-x  10 root root  4096 Out 17 11:56 usr

Pasta lib

drwxr-xr-x 195 root root 32768 Dez 19 23:28 lib

Em meu sistema a pasta lib32 não existe pois não uso aplicativos em 32 bit

Estas permissões são:

Usuario = Root (escrita e leitura total )

Grupo = apenas execussão

Outros usarios = negado

[]'s

Alcance

Citação de: Tota online 27 de Dezembro de 2012, 12:42
Antes de reinstalar altere novamente as permissões da pasta Usr e da pasta lib

Pasta usr

drwxr-xr-x  10 root root  4096 Out 17 11:56 usr

Pasta lib

drwxr-xr-x 195 root root 32768 Dez 19 23:28 lib

Em meu sistema a pasta lib32 não existe pois não uso aplicativos em 32 bit

Eu não entendi! Como assim? Alterar as permissões antes de reinstalar o sistema?
Além disso não sei alterar permissões.

Eu vou tentar encontrar denovo se existe /usr/lib32 no Live CD do Ubuntu 12.04.
Ubuntu 12.04 LTS 64 bits

Alcance

Eu coloquei o Live CD e abri o "Ubuntu pra testar". Abri um terminal e digitei sudo nautilus. Apareceu mensagem de erro 255 e que não pode abrir o usershare directory /var/lib/samba/usershare. Erro no arquivo ou diretorio não encontrado.

Olhando as pastas do Live CD, não encontrei o /usr/lib32.
Ubuntu 12.04 LTS 64 bits

Tota

Voce deve estar usando o Ubuntu 64 bit, logo a pasta 32 só é criada ao se instalar um pacote 32 bit

No cd não tem mesmo

Entre em terminal (sem live cd) e digte sudo chmod drwxr-xr-x /usr

sudo chmod drwxr-xr-x /usr/lib32

Ou sudo chmod755 /usr sudo chmod 755 /usr/lib32

Se desejar que todas as pastas abaixo de /usr usem 755 (o padrão) use sudo chmod -R 755 /usr

Com isto as permissões voltam ao original

[]'s

Alcance

Ok, entendi como fazer. Mas qual a relação que tem mudar as permissões se eu não tenho a pasta /usr/lib32 mais?
Eu deletei ela usando rm no terminal.

Sim, estou usando o 64bits. Mas nem lá também não tem a pasta /usr/lib64.

Ubuntu 12.04 LTS 64 bits

Tota

Humm agora entendi

Bem, não existe pasta lib64 e sim a pasta lib que coloca os pacotes de 64 bit num sistema 64x

A mesma pasta lib num sistema 32x coloca lá os pacotes e bilbiotecas

Já se tem um sistema 64, é criada a lib32 para não haver conflitos

Se apagou, veja qual aplicativo parou de funcionar e reinstale o pacote, assim a pasta será recriada no momento da reinstalação.

[]'s

zekkerj

Se a sua máquina ainda estiver conseguindo acessar a rede, vc pode forçar a reinstalação dos pacotes de 32 bits. Algo como:

sudo apt-get install --reinstall `dpkg-query --show | grep :i386 | cut -f1`

Tenha à mão um bom livro, pq pode demoraaaaar...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Alcance

Citação de: Tota online 27 de Dezembro de 2012, 14:24
Se apagou, veja qual aplicativo parou de funcionar e reinstale o pacote, assim a pasta será recriada no momento da reinstalação.

Tota, o problema é que parece que afetou a parte gráfica do meu Ubuntu. Só consegui iniciar em modo texto (clico ctrl+alt+F1).  :-\

Citação de: zekkerj online 27 de Dezembro de 2012, 16:04
Se a sua máquina ainda estiver conseguindo acessar a rede, vc pode forçar a reinstalação dos pacotes de 32 bits. Algo como:

zekkerj,
Acho uma boa ideia, mas estou achando melhor reinstalar o Ubuntu mesmo... Pois mesmo se eu recuperar alguns pacotes 32 bits, outros podem faltar e me dar problemas depois...

Então fica a dica ai pra alguém que quiser tentar instalar os pacotes  ;)

Valeu a ajuda pessoal, mas vou reinstalar tudo de novo...
Ubuntu 12.04 LTS 64 bits

zekkerj

Reinstalar é a melhor opção sim.

Mas o comando que eu te passei iria identificar os pacotes de 32bits instalados, e reinstalá-los. O maior risco, no entanto, seria essa reinstalação falhar pelos pacotes não encontrarem o diretório excluído.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

nomade

Citação de: Alcance online 27 de Dezembro de 2012, 18:36
Citação de: Tota online 27 de Dezembro de 2012, 14:24

Tota, o problema é que parece que afetou a parte gráfica do meu Ubuntu. Só consegui iniciar em modo texto (clico ctrl+alt+F1).  :-\

Citação de: zekkerj online 27 de Dezembro de 2012, 16:04

zekkerj,
Acho uma boa ideia, mas estou achando melhor reinstalar o Ubuntu mesmo... Pois mesmo se eu recuperar alguns pacotes 32 bits, outros podem faltar e me dar problemas depois...

Então fica a dica ai pra alguém que quiser tentar instalar os pacotes  ;)

Valeu a ajuda pessoal, mas vou reinstalar tudo de novo...

Cara, a lib32, como o Tota escreveu, é criada quando você instala um programa 32bits, ou seja no liveCD do Ubuntu 64bits não tem essa pasta, a não ser que você instale um programa 32bits usando o liveCD. Entendeu? Inicie o LiveCD, instale um programa 32bits que a pasta será criada e aí você pode copiar.

Agora uma coisa importante: se sua interface está ligada de alguma forma a lib32 você fez algo não recomendado. Não instale programas 32bit ligado a interface gráfica do sistema 64bits. Aí, eu recomendo reinstalar.
Ubuntu Studio 22.04 LTS