Transformar HD externo em "pasta pessoal"

Iniciado por eliseu_carvalho, 18 de Dezembro de 2012, 21:21

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Quando eu instalo o Ubuntu 12.04 no meu PC, uma das coisas que faço é abrir o Nautilus e apagar as pastas "Documentos", "Música", etc. originais do sistema e substituir por links para as pastas correspondentes no meu HD externo, como um meio de facilitar a minha vida. Mas numa futura reinstalação (se for o caso, porque o sistema tá redondinho aqui  :D ) eu gostaria de fazer algo mais "profissional": tornar o HD externo por si próprio na minha nova "/home/eliseu", exatamente para tornar a coisa ainda mais simples e direta.
Pergunta: há essa possibilidade?

Tota

Citação de: eliseu_carvalho online 18 de Dezembro de 2012, 21:21
há essa possibilidade?

A posibilidade existe.

Basta ajustar seu fstab apontando sua home pelo uuid do disco externo.

Masss....:

1) Hd portáteis podem cair no chão e voce perderá seus dados

2) Como a velocidade das portas USB são beeeemmmm lentas, seu sistema ficará mais lento por isto ao acessar o seu /home na montagem de inicalização.

3) ao desmontar o sistema, pode haver uma lentidão maior em ejetar o hd portátil com possiblilidade de corrupção de dados, e no proximo boot o siistema não irá iniciar. (Não encontra a /home)

4) o sistema só irá funcionar se o hd estiver conectado

Em minha humilde opinião, deixe como está, pois o seu arranjo é mais, muito mais profissional (apesar de voce pensar ao contrário), pois seu sistema funciona independente do hd externo.

Manter o sistema integro e funcionando, isto é profissionalismo. (Desculpe, sem ofensas)

[]'s

eliseu_carvalho

Bom, sendo assim, então deixemos os meus atalhos em paz hehe  :P

nomade

Concordo com o Tota, deixar margens para erros é menos profissional. Equipamentos de armazenamento de dados portáteis ainda não são realmente seguros, mesmo que não seja um HD portátil, um HD dentro de um case, ainda pode levar tombos. São práticos, mas podem dar dor de cabeça se confiarmos neles demais. Já pensou se você é roubado ou perde o HD então... é problemático...
Ubuntu Studio 22.04 LTS

bmota

siga a lei de murphy,se algo tem chances de dar errado,vai dar errado  ;D ;D ;D
é melhor deixar os atalhos,hoje mesmo teve um cara que postou sobre um hd externo que corrompeu, é melhor prevenir que remediar.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

zekkerj

+1 que acha que não é boa idéia "oficializar" o /home/usuario no hd externo.

Já tive um HD externo com algumas pastas montadas no fstab, e vou dizer pra vcs: nunca mais. Não eram pastas que eu acessasse muito... mas toda vez que reiniciava a máquina, eu descobria que o conector USB estava mal encaixado, ou a alimentação do case externo estava caída, ou algum outro probleminha que travava o boot, pq o dispositivo externo não estava pronto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

abdo

Melhor do que os links e do que o HD externo seriam contas no dropbox e ubuntuone.
Mesmo pagando para ter mais espaço ainda assim não é caro se levarmos em conta que o HD externo tem um custo de aquisição e risco de quebra/perda/roubo.
E ainda é possivel usar o Gdrive e o skydrive. que junto com os outros dois já citados, podem te dar um boa capacidade de armazenamento free, ficando para  pagar o espaço necessário em apenas um deles.
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

eliseu_carvalho

Citação de: abdo online 19 de Dezembro de 2012, 07:57Melhor do que os links e do que o HD externo seriam contas no dropbox e ubuntuone.

Já tive conta em ambos, mas como tenho uma vasta quantidade de arquivos grandes, comprar o HD externo foi o melhor pra mim.

eliseu_carvalho

Só mais uma coisinha: já que pelo visto o melhor é mesmo manter o esquema dos atalhos, existe um jeito de colocar os emblemas dos ícones de novo? Porque quando eu tiro as pastas originais e substituo pelos atalhos, depois de reiniciar o computador, todos os emblemas desaparecem... E acho que com eles fica mais "bonitinho"  :P

Tota

Ola

Os icones ficam na pasta /usr/share/icons

escolha um icone, copie como sudo para uma sub pasta em sua /home, mude as permissões dos icones e insira o icone nos atalhos.

[]'s

eliseu_carvalho

No final das contas fiz até coisa melhor:

Busquei ícones por aí e fui pondo nos atalhos, aí o resultado final foi esse.

Tota