Uma década perdida pela poderosa Microsoft

Iniciado por nomade, 16 de Dezembro de 2012, 19:00

tópico anterior - próximo tópico

nomade

Citação de: lopp online 19 de Dezembro de 2012, 19:39
Independente de pinguins, maçãs e M$$, é uma bela análise sobre o tema "gestão" que também não sei se é a mais correta, mas ... Não sei se se enquadra ao linux, mas ao mundo da tecnologia é prato cheio pra quem gosta de degustar. Por que aos linuxers não?

Sem dúvida... é estar antenado.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

MauricioLopes

Citação de: lopp online 19 de Dezembro de 2012, 19:39
Independente de pinguins, maçãs e M$$, é uma bela análise sobre o tema "gestão" que também não sei se é a mais correta, mas ... Não sei se se enquadra ao linux, mas ao mundo da tecnologia é prato cheio pra quem gosta de degustar. Por que aos linuxers não?

Com certeza.

Pegando carona no assunto, andei avaliando os dois maiores produtos domésticos da Microsoft (Windows 8 e Office 2013). Na parte funcional, nenhuma inovação, nenhuma novidade. Dificultaram o que estava fácil. Trocaram texturas e transparências por cores sólidas, berrantes.

Quando não é o branco que dói a vista, os aplicativos estão dispostos em ladrilhos laranja, verde limão, azul bebê. Coisa de carro alegórico.

Sumiram com os ícones, barras de tarefas, menus de aplicativos, os três famosos botões minimizar>restaurar>fechar.... Agora tudo é quadrado e monocromático. Para iniciar um programa você tem que entrar em outra tela, tudo muda de cor. Pra fechar você tem que apertar alt+f4, ou alguém tem que te dizer que basta puxar o aplicativo pra baixo. Encontrar um aplicativo no menu metro é como procurar uma agulha no palheiro.

O que está acontecendo com a gigante de redmond? Será que só eu estou percebendo que alguém ficou louco? Cansaram de imitar os outros?

Parece que a empresa de Bill Gates perdeu mesmo o rumo. Quero ver como será o futuro a partir de agora.

jkmsjq

Citação de: MauricioLopes online 03 de Janeiro de 2013, 12:57

[...]

Parece que a empresa de Bill Gates perdeu mesmo o rumo. Quero ver como será o futuro a partir de agora.

Como sempre foi: as pessoas comprando Windows pré-instalados em máquinas de lojas de magazines, se adaptando ao novo "estilo" de ser do S.O. e continuando a ser detentora de mais de 90% do mercado de desktop. Os usuários na sua grande maioria não vão reclamar de nada e vai continuar como está... infelizmente...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

adiaswin

Citação de: jkmsjq online 03 de Janeiro de 2013, 15:19

[...]

Como sempre foi: as pessoas comprando Windows pré-instalados em máquinas de lojas de magazines, se adaptando ao novo "estilo" de ser do S.O. e continuando a ser detentora de mais de 90% do mercado de desktop. Os usuários na sua grande maioria não vão reclamar de nada e vai continuar como está... infelizmente...!!!
vai saber colega as pessoas mudam vai saber

a alguns meses atras por engano entrei no site do ubuntu e baixei minha iso me cadastrei aki e estou feliz com o que eu tenho tudo muda uma hora eu ja nao aquentava mais o win xp e entrei no linux por acidente.
ubuntu 12.04

nomade

Citação de: adiaswin online 03 de Janeiro de 2013, 20:47
Citação de: jkmsjq online 03 de Janeiro de 2013, 15:19

[...]

vai saber colega as pessoas mudam vai saber

a alguns meses atras por engano entrei no site do ubuntu e baixei minha iso me cadastrei aki e estou feliz com o que eu tenho tudo muda uma hora eu ja nao aquentava mais o win xp e entrei no linux por acidente.

As pessoas reclamam sim e não gostam de mudanças radicais. A maior prova disso é que muito usuário windows não sai do XP mesmo tendo máquinas novas e potentes. Outra prova disso é que tem gente aqui mesmo que ainda reclama do Unity, diz que é ruim e tudo mais, prefere ficar com o gnome 2x... a Microsoft começou a cavar o buraco em um longo percurso do XP até o Vista, aí lançou o 7 pouco tempo depois (o que a salvou temporariamente), depois foi um longo caminho até o 8, que está decepcionando assim como foi com o Vista pelo visto. Será que eles vão lançar o 9 correndo pra salvar a lavoura? Acho difícil... a M$ perdeu o feeling... é melhor eles ficarem no ramo de videogames, nesse ramo o comércio ainda é o mais importante e não faz mal apenas copiar o que os outros lançam primeiro.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

eliseu_carvalho

Citação de: nomade online 04 de Janeiro de 2013, 14:26Será que eles vão lançar o 9 correndo pra salvar a lavoura?

Já é sabido que o 9 terá a mesma interface (horrível) do 8, e ainda sem o "botão Iniciar". Ou seja: o que já era lixo vai virar um aterro sanitário. Ilegal ainda...

adiaswin

Citação de: eliseu_carvalho online 07 de Janeiro de 2013, 10:53
Citação de: nomade online 04 de Janeiro de 2013, 14:26Será que eles vão lançar o 9 correndo pra salvar a lavoura?

Já é sabido que o 9 terá a mesma interface (horrível) do 8, e ainda sem o "botão Iniciar". Ou seja: o que já era lixo vai virar um aterro sanitário. Ilegal ainda...
colega o nome do novo lixo sera windows blue

nao me dei de bem com a interface dele e ainda dizem que aquela coisa e segura....
ubuntu 12.04

Arthur Bernardes

Microsoft só constrói lixo..! Único sistema que ela criou que é um Windows perfeito sem frescura de visual e leve, foi o Windows XP..! Windows Vista.? A piora da Microsoft..! Windows 7.? Melhorzinho..! Mas não salvou a pátria..! Windows 8..? Simplesmente um lixo para computadores..! Para ver:

Windows XP :D  :D ==> Windows Vista  :( :( ==> Windows 7  :) :) ==> Windows 8  >:( >:(

Se vermos bem, a Microsoft está apenas piorando..!  :-\ :-\

adiaswin

Citação de: Arthur Bernardes online 07 de Janeiro de 2013, 10:59
Microsoft só constrói lixo..! Único sistema que ela criou que é um Windows perfeito sem frescura de visual e leve, foi o Windows XP..! Windows Vista.? A piora da Microsoft..! Windows 7.? Melhorzinho..! Mas não salvou a pátria..! Windows 8..? Simplesmente um lixo para computadores..! Para ver:

Windows XP :D  :D ==> Windows Vista  :( :( ==> Windows 7  :) :) ==> Windows 8  >:( >:(

Se vermos bem, a Microsoft está apenas piorando..!  :-\ :-\
pois quando o bill assumia la nao tinha estes tipos de coisas

se vermos bem o windows vista foi o win mais bonito e o mais lento de todos ate o windows me(rda) e mais rapido.
ubuntu 12.04

Tota

Citação de: eliseu_carvalho online 07 de Janeiro de 2013, 10:53
Já é sabido que o 9 terá a mesma interface (horrível) do 8, e ainda sem o "botão Iniciar". Ou seja: o que já era lixo vai virar um aterro sanitário.

Ola

Não é nada pessoal ao eliseu_carvalho, mas como ele fez a citação eu vou usar como "gancho" para minha opinião:

Concordo que mudanças radicais não são muito bem vistas por nós, usuários contumazes de informática.

Porém, creio que mudanças devem ser feitas à luz de novas tecnologias.

O botão iniciar e até o desligar gradativamente deverá ser removido mesmo.

Com a convergência de dispositivos ( phones, tablets, netbooks, ultrabooks, etc), esta deverá ser uma tendência para o futuro.

Quando a Apple lançou seu iPad, ela foi criticada por manter de fora um botão liga/desliga via software em seus gadgets. com o tempo, ficou patente que estes aparelhos não precisavam do referido botão, pois sua bateria, pelo tempo de duração os tornavam desnecessários.

Esta mesma idéia deverá e já está sendo levada aos ultrabooks, copiando o que nos Macbooks com iOS já trazem a tempos. Meu mac (já o tenho a tres anos), foi desligado umas poucas vezes para a troca/atualização do sistema opracional, já que para uso contínuo, basta se fechar a tampa do note para ele entrar em profunda hibernação, com gasto minimo de energia. ( com a bateria completamente carregada e posto a hibernar, esta dura 15 dias neste estado, e ao usar de novo o note basta abrir a tampa)

Uso o Mac todos os dias, por umas dez horas, e minhas baterias estão com 470 ciclos de vida (dos esperados 1000 ciclos) levando a crer que terei ainda mais uns dois anos de vida util para este aparelho, o que justifica seu alto custo inicial.

Com este pensamento, e com a tecnologia de baterias crescendo dia a dia em autonomia, os novos notebooks e ultrabooks realmente não terão mais a necessidade de um botão desligar.

Unity e Gnome 3 já apontam para o fim do botão "Iniciar".

Como a tendência de mercado aponta para telas de toque, o "iniciar" também será desnecessário.

Estamos numa faze de transição, como já tivemos outras ( eu nunca pude acreditar que usaria telas coloridas em computadores, nem placas de som, nem disquetes de 3,5", nem que teria 3D, nem disquetes Iomega Zip100, redes sem fio, scanners, impressoras 3D, e já passei por tudo isto...)

O que me parece é que o mercado (incluindo o GNU/Linux) vê o futuro sem desktops, ou os vêm como um nicho, não mais como "O Mercado".

Concordo que a MS faz muitas "nhanhadas" na maioria das vezes (windows millenium e vista), mas o sistema é bastante robusto em maquinas de boa qualidade. Seu Windows8 Phone é espetacular se visto o passado da empresa em tecnologia embarcada (que foi sempre um fiasco).

Apostar que a convergencia de sistemas não será o futuro, seria o mesmo que condenar o "UbuntuPhone" lançado dia 4 de janeiro de 2013, isto depois de "descermos o pau" no Unity.

Em minha ótica, não tem volta. É acostumar e se fazer nova curva de aprendizado para estes novos tempos.

Vejam que já fui "malhado" em outros topicos do Unity e de minhas previsões de futurologia, mas creio firmemente que este é o caminho. Todos copiando as funcionalidades do iPad, e das idéias da Apple.

Market store, lançado pela Apple já está no Ubuntu, e na Microsoft. Copiar o iPad virou rotina com o Android, musicas e video idem por todos os lados.

E com isto a pirataria caiu a niveis inimagináveis a dez anos atrás. Windows 8 a R$69,00 e Office a R$120,00 eu nunca imaginei. E vem o Office na nuvem com um custo baixissimo....

Vamos esperar para ver o que vem além do "botão iniciar".

[]'s

MauricioLopes

Não tenho nada contra a ausência do menu iniciar. Acho que, diante das tecnologias existentes, ele é mesmo pouco prático.

Ora, para abrir um arquivo, basta clicar nele, que o programa é aberto. Ou se pode usar um menu como o do Unity (ou mesmo o Gnome), onde todos os aplicativos são classificados por categoria e ocupam toda a tela.

Também acho o menu do android bem interessante, enfim, o menu iniciar já estava com os dias contados.

O Problema é que o sistema da Microsoft é engessado mesmo, pouco prático e intuitivo. A Micro$oft nunca foi boa em criar nada, sempre copiou.

Quando cria, acaba criando um Frankestein.

Ioca100

"Market store, lançado pela Apple já está no Ubuntu."

Vou discordar do prof. Tota, as distros Linux já usavam o conceito de appstore antes da maçã, embora a Apple o tivesse introduzido para a venda dos apps, em primeiro lugar, enquanto a central de programas do Ubuntu, por exemplo, era mais apps grátis. Só há pouco tempo que vem com programas para vender, aí, sim está entrando na linha da Apple.
Usuário Linux- 449417

nomade

Citação de: Ioca100 online 08 de Janeiro de 2013, 16:04
"Market store, lançado pela Apple já está no Ubuntu."

Vou discordar do prof. Tota, as distros Linux já usavam o conceito de appstore antes da maçã, embora a Apple o tivesse introduzido para a venda dos apps, em primeiro lugar, enquanto a central de programas do Ubuntu, por exemplo, era mais apps grátis. Só há pouco tempo que vem com programas para vender, aí, sim está entrando na linha da Apple.
Eu entendí que ele estava se referindo aos programas pagos mesmo.
A galera costuma confundir a ideia Software Livre com Open Source (código fonte aberto).
Só porque o código fonte é aberto não que dizer que o programa é gratuito. Alguns programas de alto nível demandam uma grande equipe por trás dele, então, acho justo se quiserem cobrar, só não concordo com a inflação dos valores e com a propriedade do código, se você paga por algo deve poder fazer o que quiser com ele.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

eliseu_carvalho

Citação de: Tota online 07 de Janeiro de 2013, 12:28O botão iniciar e até o desligar gradativamente deverá ser removido mesmo.

Se observarmos bem a interface Unity, o botão lá no topo, à esquerda, seria um equivalente ao "Iniciar". É por ali que se procura programas, configurações, arquivos, etc.
Fico imaginando como seria o Unity sem esse botão. O que o substituiria? A mesma pergunta vale para a interface do Windows Blue (o nome do 9): como o pessoal vai procurar os programas instalados?

eliseu_carvalho

Ontem eu resolvi dar uma olhada no artigo. Não li tudo porque já era tarde da noite e eu tava bem cansado, mas pelo que entendi, parece que tá tendo muita politicagem na Microsoft, e não é de hoje.