Postfix não manda mensagem pra fora, estão parando no active queue.

Iniciado por cesarthr, 12 de Dezembro de 2012, 14:48

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cesarthr

Boa tarde pessoal, estou enfrentando este problema desde ontem e até agora não consegui resolver.
Todas as mensagens estão parando no active queue e depois de 10min estão caindo direto no deferred queue, não faço idéia do que possa ser.

No /var/log/maillog eu estou recebendo um erro em TODOS os endereços com problemas de resolução de nomes mas já testei o dns de cabo a rabo e não consegui chegar em nenhuma conclusão.

Segue um trecho do log...

Dec 12 14:55:39 srvmail pop3d: LOGOUT, user=bete@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.148], port=[65258], top=0, retr=0, rcvd=24, sent=406853, time=0
Dec 12 14:55:39 srvmail postfix/smtpd[21109]: warning: 182.196.152.177.dnsbl.njabl.org: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=182.196.152.177.dnsbl.njabl.org type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:39 srvmail postfix/smtpd[10840]: warning: bmsend.com.dsn.rfc-ignorant.org: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=bmsend.com.dsn.rfc-ignorant.org type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:39 srvmail postgrey[9189]: action=pass, reason=triplet found, client_name=unknown, client_address=12.110.193.25, sender=contato@bmsend.com, recipient=geisa@cipec.com.br
Dec 12 14:55:39 srvmail postfix/smtpd[10840]: NOQUEUE: reject: RCPT from unknown[12.110.193.25]: 450 4.1.8 <contato@bmsend.com>: Sender address rejected: Domain not found; from=<contato@bmsend.com> to=<geisa@cipec.com.br> proto=ESMTP helo=<dedicated35.large.bmsend.com>
Dec 12 14:55:39 srvmail postfix/smtpd[10840]: too many errors after RCPT from unknown[12.110.193.25]
Dec 12 14:55:39 srvmail postfix/smtpd[10840]: disconnect from unknown[12.110.193.25]
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[12523]: warning: 147.190.54.65.bl.spamcop.net: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=147.190.54.65.bl.spamcop.net type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[11356]: warning: 189.247.9.176.zen.spamhaus.org: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=189.247.9.176.zen.spamhaus.org type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[12170]: connect from unknown[81.92.117.28]
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10926]: warning: 37.22.61.187.zen.spamhaus.org: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=37.22.61.187.zen.spamhaus.org type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10278]: warning: add.cacalv.com.br.dsn.rfc-ignorant.org: RBL lookup error: Host or domain name not found. Name service error for name=add.cacalv.com.br.dsn.rfc-ignorant.org type=A: Host not found, try again
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10279]: connect from unknown[189.126.155.28]
Dec 12 14:55:40 srvmail postgrey[9189]: action=pass, reason=triplet found, delay=828, client_name=unknown, client_address=177.47.109.136, sender=cipec.com.br.388010.bete@add.cacalv.com.br, recipient=bete@cipec.com.br
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10278]: NOQUEUE: reject: RCPT from unknown[177.47.109.136]: 450 4.1.8 <cipec.com.br.388010.bete@add.cacalv.com.br>: Sender address rejected: Domain not found; from=<cipec.com.br.388010.bete@add.cacalv.com.br> to=<bete@cipec.com.br> proto=SMTP helo=<add.cacalv.com.br>
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10278]: too many errors after RCPT from unknown[177.47.109.136]
Dec 12 14:55:40 srvmail postfix/smtpd[10278]: disconnect from unknown[177.47.109.136]

Qualquer ajuda é bem vinda!

Arthur Bernardes

Cara, o Zekkerj pode ajudar melhor, mas vi isso → Host or domain name not found ← se repetir muito no seu log.. Você usa um Endereço IP Válido (Internet) ? Tem algum roteador na sua rede..?

zekkerj

Arthur, eu tenho limites... não sei como resolver esse problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

Bom caro Zekkerj, eu tentei ajudar o colega, mas eu tenho limites também, você é um cara super inteligente em Servidores, como não sabes disto...? Ajuda nós ai vai..  :P

cesarthr

Boa tarde senhores,

esse problema era por causa de uma virgula desnecessária dentro do main.cf que por hora resolveu o problema quando a tiramos, mas de ontem para hoje o server parou novamente, as mensagens não saem do queue active, os logs não dizem nada muito conclusivo.
Pesquisei tudo referente a problemas no dns mas também não achei nada de anormal.

Segue os logs desse exato momento,

Dec 14 13:17:56 srvmail postfix/smtpd[27716]: 969F33202A1: client=lc2eml.com.br[5.135.120.227]
Dec 14 13:17:56 srvmail postfix/cleanup[9281]: 969F33202A1: message-id=<a8a29413d8a0ecb3621042e7e5437de8@www.lc2eml.com.br>
Dec 14 13:17:57 srvmail postfix/qmgr[1878]: 969F33202A1: from=<envio@lc2eml.com.br>, size=8155, nrcpt=1 (queue active)
Dec 14 13:17:57 srvmail postfix/smtpd[27716]: disconnect from lc2eml.com.br[5.135.120.227]
Dec 14 13:17:58 srvmail postfix/smtp[23574]: 9405033BFA3: conversation with alt2.aspmx.l.google.com[173.194.66.26] timed out while performing the EHLO handshake
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: Connection, ip=[::ffff:10.0.0.100]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGIN, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56225]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGOUT, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56225], top=0, retr=0, rcvd=24, sent=15415, time=0, stls=1
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: Connection, ip=[::ffff:10.0.0.100]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGIN, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56227]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGOUT, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56227], top=0, retr=0, rcvd=24, sent=15415, time=0, stls=1
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: Connection, ip=[::ffff:10.0.0.100]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGIN, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56228]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGOUT, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56228], top=0, retr=0, rcvd=24, sent=15415, time=0, stls=1
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: Connection, ip=[::ffff:10.0.0.100]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGIN, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56232]
Dec 14 13:17:59 srvmail pop3d: LOGOUT, user=raquel@cipec.com.br, ip=[::ffff:10.0.0.100], port=[56232], top=0, retr=0, rcvd=24, sent=15415, time=0, stls=1
Dec 14 13:18:03 srvmail postfix/smtp[16476]: 969F33202A1: to=<suporte@cipec.com.br>, relay=127.0.0.1[127.0.0.1]:10024, delay=6.6, delays=0.69/0/0/5.9, dsn=2.7.1, status=sent (250 2.7.1 Ok, discarded, UBE, id=14088-08)
Dec 14 13:18:03 srvmail postfix/qmgr[1878]: 969F33202A1: removed
Dec 14 13:18:03 srvmail postfix/smtpd[20619]: connect from mx.wscan.com.br[189.91.59.131]
Dec 14 13:18:05 srvmail postgrey[949]: action=greylist, reason=new, client_name=mx.wscan.com.br, client_address=189.91.59.131, sender=participar@faturazero.com.br, recipient=vendas@cipec.com.br
Dec 14 13:18:05 srvmail postfix/smtpd[20619]: NOQUEUE: reject: RCPT from mx.wscan.com.br[189.91.59.131]: 450 4.2.0 <vendas@cipec.com.br>: Recipient address rejected: Greylisted, see http://postgrey.schweikert.ch/help/cipec.com.br.html; from=<participar@faturazero.com.br> to=<vendas@cipec.com.br> proto=ESMTP helo=<wscan.com.br>
Dec 14 13:18:05 srvmail postfix/smtpd[20619]: disconnect from mx.wscan.com.br[189.91.59.131]

Sobre roteamento, nosso servidor de email fica na dmz, o acesso dele para a internet está 100% aberto.

Arthur Bernardes

Certo, ele está no DMZ..! Tem Script de Firewall.? Tem portas liberadas no roteador..?

cesarthr

Usamos um UTM como solução de firewall, nossa rede é 10.0.0.0/24 e o servidor de email na DMZ é 192.168.0.2.
Nas nossas regras da DMZ para a internet o acesso é 100% Accept. Não existe nenhuma regra pra filtrar o acesso entre Internet e DMZ.

Arthur Bernardes

Pode postar as configurações do Firewall..? Você consegue pingar da Internet para o Host DMZ pelo Endereço IP Válido (Internet) [10.0.0.0/24] ?

cesarthr

Ping de dentro da LAN para DMZ está ok.
Ping da DMZ para LAN está ok.

O lance é que o email vai para a active queue e não saem dali.

Arthur Bernardes


cesarthr

Sim, o problema é o postfix, não é nada com as nossas regras de firewall.

Arthur Bernardes

Se o problema é com ele, poste as configurações dele para podermos analisar..! Não poderei ajudar muito..!

zekkerj

Se me lembro bem havia um comando do próprio postfix pra testar a configuração.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D