Eliminar Windows e aumentar partições do ubuntu (Resolvido)

Iniciado por lcpanta, 10 de Dezembro de 2012, 15:44

tópico anterior - próximo tópico

lcpanta

Senhores, meu hd está da seguinte maneira:

http://imageshack.us/photo/my-images/854/capturadetelade20121210.png/

Gostaria de eliminar o windows e deixar só o ubuntu, porém realocar o novo espaço para / e /home.

Como fazer?

clodoaldops

-eu faria cópia de meus arquivos na sda1/ntfs
-depois eu a formataria em ext4 e a usaria como uma partição de BKP
-pois eu não tenho certeza se é possivel aumentar a sda2/extendida se simplesmente deixar a sda1 como não alocada

lcpanta

clodoaldops, obrigado pela atenção, vamos lá:

Quanto ao BKP eu já o tenho em outra hd (sdb), isso não seria problema;

Como respondido acima, já tenho lugar de BKP;

-pois eu não tenho certeza se é possivel aumentar a sda2/extendida se simplesmente deixar a sda1 como não alocada

Aí é que mora o problema, pois não entendo bem desse negócio de primário, extendido, lógico.  Embora tenha procurado, não achei nada "mastigado".  E quanto ao sda1, é justamente ele que eu quero formatar em ext4 e alocar 10 gb para minha atual raíz e o restante jogar para /h.  Ela não ficaria como não alocada.

Valeu.

bmota

Citação de: lcpanta online 10 de Dezembro de 2012, 17:53
clodoaldops, obrigado pela atenção, vamos lá:

Quanto ao BKP eu já o tenho em outra hd (sdb), isso não seria problema;

Como respondido acima, já tenho lugar de BKP;

Aí é que mora o problema, pois não entendo bem desse negócio de primário, extendido, lógico.  Embora tenha procurado, não achei nada "mastigado".  E quanto ao sda1, é justamente ele que eu quero formatar em ext4 e alocar 10 gb para minha atual raíz e o restante jogar para /h.  Ela não ficaria como não alocada.

Valeu.

semana passada,eu tava ficando sem espaço na partição linux,então removi 30gb do windows,deixei como não alocada,entrei no gparted de um livecd,e adicionei esse espaço primeiro a partição estendida,depois a partição raiz,sem problemas,mas como verá num aviso,corre-se o risco de perder o boot do linux,mas nada que uma recuperação do grub dê jeito.era essa sua dúvida?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

hugoleal85

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

lcpanta

bmota, no meu caso eu quero detonar o windows, mas valeu a dica, estou lendo o que o hugoleal indicou e depois vou fazer alguma coisa. Valeu.

bmota

Citação de: lcpanta online 10 de Dezembro de 2012, 18:32
bmota, no meu caso eu quero detonar o windows, mas valeu a dica, estou lendo o que o hugoleal indicou e depois vou fazer alguma coisa. Valeu.
detonar o windows? coisa fácil:
1-exclua a partição dele
2-adicione o espaço não alocado primeiro a partição estendida,depois a partição raiz,ou se for, mover esse espaço pr sua particao home
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

lcpanta

bmota, pequei 10 gb e fiz o que você disse e deu tudo certo. Agora vou revisar o bkp e detonar o windows. Valeu.

Obs.; possivelmente vai dar problema com o grub, mas aí é outra história.

clodoaldops

-fiz essa pergunta p/ um pinguim mais experiente e o mesmo respondeu que é possivel aumentar a patição extendida
-faça o sudo update-grub depois de detonar o windows e antes de redimensionar a partição do ubuntu
-depois redimensione uma de cada vez com o live-cd

lcpanta