Dica para quem usa ubuntu e ati radeon(nao esta mais funcionando)(resolvido)

Iniciado por blackwinds, 09 de Dezembro de 2012, 14:31

tópico anterior - próximo tópico

blackwinds

Depois de usar o ubuntu 10.04 64 desktop com kernel do server,por 4 anos decidi migrar para o 12.04,mas tinha uma 9600 gt da nvidia e nunca tive problemas com a instalaçao do ubuntu,mas ai comprei uma radeon 6850, pois tambem jogo no pc, ai começaram as dores de cabeça,pra começar o ubuntu 12.04 nao reconhecia ela quando instalava,depois de perquisar,descobri que tinha que fazer a instalaçao do ubuntu com a minha placa de video onbord,instalar o drive da radeon depois reiniciar o pc com a radeon ai ele reconhecia a placa,ai começaram varios problemas com o driver dava uns bugs no video,pesquisei mais um pouco,e decidi instalar o kernel liquorix 3.6.0.8  ai meus problemas se resolveram de vez eo ubuntu 12.04 64 esta funcionando a mais de um mes sem problema algum de video.
Fica a dica para quem ta enfrentando problemas com drivers da ati.pois uso ubuntu desde o 8.04, ja usei outra placa de video ati,mas nunca tive tanto problema com o ubuntu para reconhecer hardware como enfrentei com o ubuntu 12.04

blackwinds

Pessoal,atualizei o ubuntu e instalou o kernel liquorix 3.7,e simplesmente o driver de video da ati deixou de funcionar,tentei varias dicas instalei os headers,mais tive tantos problemas,que acabei desistindo,desinstalei o ubuntu 12.04, e instalei o backtrack 5 gnome,meus problemas acabaram com o velho gnome,sem bugs de video.

obs:uso o ubuntu desde o 8.04 e nunca tive tanta dor de cabeça,quanto com o 12.04,com o unity,tive uma instalaçao do ubuntu 10.04, que durou dois anos no meu pc,e com o 12,04 so tive problemas.

eliseu_carvalho

Essas placas de vídeo às vezes causam uma tremenda dor de cabeça mesmo. Atualmente o melhor a se fazer é usar vídeo Intel, que não requer driver nenhum e funciona redondo, com 3D e tudo o mais.
Por que simplesmente desistiu do Ubuntu 12.04? Por que não tentou uma versão mais leve, como Xubuntu 12.04, por exemplo? É porque o 10.04 logo se tornará obsoleto e não terá mais suporte por parte da Canonical (exceto para servidores, cujo prazo vai até 2015).

blackwinds

Eliseu,tentei outras versões (kubuntu,xubuntu,fuduntoo)mas nao funcionaram direito,parti para o backtrack 5,pois ele e baseado no ubuntu com gnome,instalei todos os progamas que uso no ubuntu sem problemas,não me deu mais problemas com o driver de video,o problema com o ubuntu 12.04 e a interface do unity,pois o driver de video nao se acertava com ela,estou usando o mesmo driver da ati no backtrack sem bugs.

nomade

Eu uso em um dos meu PCs uma Radeon HD 4350 em problemas no Ubuntu 12.04.
Não mudei o kernel, nada, uso o padrão, driver "fglrx" legacy.
Pode ser que com kernel liquorix 3.7 a versão do xorg dê bug. Tenta num pendrive, pra não te dar muito trabalho o teste, rodar o Ubuntu 12.04, ou 12.10 (que já tem o xorg novo), com "kernel padrão", instalar o fglrx pelo synaptic. Creio que vai funcionar. Tenho um amigo que tem essa HD 6850 funcionando num Ubuntu 12.10 e ele não reclamou... extranho esse seu problema. As placas Radeon HD costumam dar menos problema que as nVidia no Ubuntu.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

haereticus

Minhas duas máquinas usam ATI radeon.

Ambas no 12.04.

E todas funcionam perfeitamente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

garfo

Você tentou instalar os drivers dessa placa pelos "drivers adicionais"? Ou pelo site do fabricante? Ela funciona com o driver genérico (ou seja, sem precisar instalar nada, já sai funcionando)?

Pelo que ouço falar as placas de vídeo Ati tem um bom suporte com linux. :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

blackwinds

amigos,estou usando o backtrack 5 como desktop,que e baseado no ubuntu 10.04,instalei o kernel 3.4.0,e nao tive mais problemas de video.
agradeço a ajuda e os comentarios de todos.

eliseu_carvalho

Citação de: blackwinds online 19 de Fevereiro de 2013, 21:46estou usando o backtrack 5 como desktop,que e baseado no ubuntu 10.04

O Ubuntu 10.04 só tem suporte de atualizações até abril - e consequentemente o Backtrack também, já que é baseado no Ubuntu 10.04. Por mais que os problemas de vídeo tenham sido aparentemente resolvidos, você não terá como usar o sistema por muito tempo - a não ser que não faça questão nenhuma de atualizações...
Se o Ubuntu 12.04 ficou pesado aí, existem versões mais leves, como Xubuntu ou Lubuntu, por exemplo. Aliás, sugiro depois experimentar o Xubuntu 12.04 ou o Lubuntu 12.10 (o Lubuntu, ao contrário das outras versões, não é LTS, então é recomendável sempre usar a última versão), com o novo Kernel 3.7.8. Quem sabe dessa forma você consiga um bom desempenho de vídeo, com um sistema atualizado.