Dúvida de iniciante: Não consigo configurar nada no unity, é assim mesmo?

Iniciado por SergioCl, 05 de Dezembro de 2012, 15:56

tópico anterior - próximo tópico

SergioCl

Olá amigos.

Tenho usado distros baseadas em Linux há alguns anos, como principal ambiente de produção, e na maior parte do tempo a facílima Mandriva.

Decidi experimentar o Ubuntu com a finalidade de adotá-lo para uso cotidiano.
Estou achando incrivelmente difícil de se configurar e personalizar o unity, qualquer modificação, por pequena que seja, ou não é possível ou é extremamente trabalhosa.
Para quem vem do KDE então... nem se fala!!! existem lá incontáveis possibilidades de personalização, e até um iniciante consegue deixar o sistema com a sua cara e adaptado às suas necessidades. Neste caso trabalhar com o engessado unity chega a ser desanimador, não se consegue alterar nada para que se aumente a usabilidade do desktop, não dá para entender o que a Canonical pretende criando tantas dificuldades para o usuário.

Gostaria de saber de vocês que usam Ubuntu há mais tempo se é isso mesmo ou eu que estou tendo uma impressão errada, pois pretendo persistir com o sistema e conto com a ajuda dos amigos daqui para resolver algumas questões de configuração que forem surgindo.

Um abraço.

garfo

Já instalou o Myunity? Esse programa tem o propósito de configura-lo ao seu jeito.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

SergioCl

Obrigado pela atenção garfo.
Estou usando Ubuntu 12.10 e o Myunity que você mencionou não aparece nos repositórios oficiais.
É seguro instalar de outra maneira?

bmota

Citação de: SergioCl online 05 de Dezembro de 2012, 16:31
Obrigado pela atenção garfo.
Estou usando Ubuntu 12.10 e o Myunity que você mencionou não aparece nos repositórios oficiais.
É seguro instalar de outra maneira?
pode instalar,é muito bom,recomendo.se quiser também outra opção,tem o ubuntu tweak,mais aí tem que adicionar a ppa dele,mas é bom,eu uso e recomendo também.
ps.: pra complementar,veja:
http://ubuntued.info/ajuste-fino-para-ubuntu-com-ubuntu-tweak
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Ioca100

Colega, o Unity não é muito personalizável mesmo, pois, é projeto da Canonical,  apresentar um desktop fácil e já pronto para uso etc., mas a gente, acostumado em personalização, vai encontrando uns caminhos.Sugiro que instale os ícones Faenza(o autor foi contratado pela Canonical).
Boa sorte e seja bem-vindo ao nosso Fórum.
Usuário Linux- 449417

bmota

se não for fugir do assunto,se quiser uma interface bem personalizável,tem o kde e o xfce,fica a sugestão.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

haereticus

Para personalização KDE ou XFCE seria uma escolha mais acertada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

SergioCl

No Linux Packages Search tem o pacote do Myunity para o 12.04.
Ele não instala no 12.10 pois depende do gambas2 que não é disponível, somente é encontrado o gambas3.
Acredito então que o Myunity não funciona na versão Ubuntu 12.10, é isso mesmo?

Quanto a sugestão de uso do KDE feita pelos amigos bmota e haereticus eu penso que é um ambiente gráfico muito superior em todos os sentidos, mas a Canonical não incentiva seu uso, muito pelo contrário, então seria remar contra a maré, pois diversas funcionalidades oferecidas pelo sistema ficam prejudicadas. Aproveito a boa vontade de vocês para perguntar se o UbuntuOne funciona no KDE.

bmota

Citação de: SergioCl online 05 de Dezembro de 2012, 18:02
No Linux Packages Search tem o pacote do Myunity para o 12.04.
Ele não instala no 12.10 pois depende do gambas2 que não é disponível, somente é encontrado o gambas3.
Acredito então que o Myunity não funciona na versão Ubuntu 12.10, é isso mesmo?

Quanto a sugestão de uso do KDE feita pelos amigos bmota e haereticus eu penso que é um ambiente gráfico muito superior em todos os sentidos, mas a Canonical não incentiva seu uso, muito pelo contrário, então seria remar contra a maré, pois diversas funcionalidades oferecidas pelo sistema ficam prejudicadas. Aproveito a boa vontade de vocês para perguntar se o UbuntuOne funciona no KDE.
é verdade,o myunity ainda não funciona no 12.10,mas tem o ubuntu tweak,sobre o ubuntuone, veja:
http://www.sempreupdate.com.br/2012/11/como-instalar-o-ubuntu-one-no-kde.html
eu voltei.....