Como colocar o grub no pendrive em uma instalação wubi ??

Iniciado por Darksun, 04 de Dezembro de 2012, 11:33

tópico anterior - próximo tópico

Darksun

Olá pessoal, o negócio é meio punk, mas vou tentar explicar o que quero fazer:

Instalei o ubuntu no modo wubi no meu hd com windows 8 (sim, é exatamente este o modo que quero, não desejo particionar o disco). Como vocês sabem este modo wubi cria uma "partição virtual" ext4 dentro do hd em uma pasta junto com o windows. Ok, até aí tudo bem, na hora da instalação mandei instalar o ubuntu nesta partição virtual e o grub nela também. Sendo assim, quem já fez instalação wubi sabe que fica funcionando desta seguinte forma: Você liga o pc e o gerenciador de boot do Windows pede pra você escolher se quer arrancar o Windows ou o Ubuntu, se você escolhe Ubuntu o pc reinicia e aponta para o Grub da tal partição virtual que por sua vez arranca o linux. Bom, é muita volta não ? Fora que não gostei deste detalhe de reiniciar cada vez que quero arrancar o linux.

Bom, agora o que eu quero fazer e preciso da ajuda de vocês:

Gostaria de botar o grub em um pendrive velho meu, sendo que cada vez que quisesse startar o linux ao invés do windows simplesmente espetava o pen, como se fosse um pendrive inicializável, sendo que sem o pendrive entraria diretamente no windows.

Mas não queria ter que instalar todo o linux novamente pra isso. Tendo em vista que tenho uma instalação wubi, exatamente do modo como relatei pra vocês como faria essa "portagem" do grub pro pen ?

Penso que tenho que editar o boot do Windows 8 e tirar fora a chamada pro ubuntu correto ? Então a partir daí preciso amarrar o grub no pen apontando para startar na partição wubi e creio que era isso. Mas não sei nem por onde começar, poderiam me dar uma luz ?

Grato a qualquer ajuda.

clodoaldops

-eu  sei usar linux c/ as seguintes alternativas
1-instalar em dual-boot
2-instalar via wubi
3-instalar numa maquina virtual
4-instalar num pendrive com modo de persistencia

-eu "acho" no seu caso a opção 3 ou 4 seria a mais viavel já que vc não deseja ter o opção do grub com 2 SO

Darksun

Eu já tenho instalado via wubi, só queria colocar o boot dele no pendrive e tirar o boot pelo windows ou e pelo disco, assim quando eu quisesse rodar o linux (wubi) do disco eu colocaria o pendrive para arrancar, caso contrário iniciaria diretamente o windows saca ? Esse é o exato esquema que quero fazer.

Arthur Bernardes

+1, a máquina virtual é melhor para você que não quer mexer nas suas partições e nem manter Dual-Boot..! Defiina o seu hardware, para assim poder saber quanto você pode dedicar para a máquina virtual.>!

Darksun

Desculpe pessoal, mas eu já tenho instalado ele no modo wubi, configurado, atualizado, com meus programas, tudo certinho. A única coisa que quero fazer é passar o grub para um pendrive para que quando eu quiser arrancar o linux tenha que obrigatoriamente colocá-lo. E tirar o gerenciamento do boot do Windows como está agora, apenas isto. Ou seja, quando quiser usar Windows ligo a máquina e corre direto pro windows (sem menu de boot sem nada). Se quero acessar o linux coloco o pendrive e ele arranca o linux (que está instalado em modo wubi). Não quero instalar em uma máquina virtual e rodar dentro do windows nem nada do tipo sacaram ? Eu já estou com ele instalado fisicamente no disco (em modo wubi numa partição ext4 virtual que é o que esse tipo de instalação faz como vocês sabem).

A única coisa que quero fazer é isso:

Colocar o arranque dele no pendrive (grub) ao invés de deixar o Windows gerenciar. Só isso. Resumindo: tirar o grub do disco e passar para o pendrive.

bmota

Citação de: Darksun online 04 de Dezembro de 2012, 17:03
Desculpe pessoal, mas eu já tenho instalado ele no modo wubi, configurado, atualizado, com meus programas, tudo certinho. A única coisa que quero fazer é passar o grub para um pendrive para que quando eu quiser arrancar o linux tenha que obrigatoriamente colocá-lo. E tirar o gerenciamento do boot do Windows como está agora, apenas isto. Ou seja, quando quiser usar Windows ligo a máquina e corre direto pro windows (sem menu de boot sem nada). Se quero acessar o linux coloco o pendrive e ele arranca o linux (que está instalado em modo wubi). Não quero instalar em uma máquina virtual e rodar dentro do windows nem nada do tipo sacaram ? Eu já estou com ele instalado fisicamente no disco (em modo wubi numa partição ext4 virtual que é o que esse tipo de instalação faz como vocês sabem).

A única coisa que quero fazer é isso:

Colocar o arranque dele no pendrive (grub) ao invés de deixar o Windows gerenciar. Só isso. Resumindo: tirar o grub do disco e passar para o pendrive.

como voce vinculou o windows ao ubuntu,o ubuntu é considerado mais um programa no windows,tornando impossível o que voce fala,me corrijam se eu estiver errado.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Tota

Ola

Veja no site da microsoft com setar o timeout do BCD para 1 ou zero.

Com isto o primeiro sistema irá iniciar direto. Quando quser o Ubuntu, no boot pressione uma tecla para interromper o BCD e poder escolher o Ubuntu.

Acho que assim é muito mais fácil.

Mas se quer fazer do modo que postou, grave a partir do Ubuntu o GRUB no pendrive.

Reinicie a maquina, edite o BCD e aponte o grub para o pendrive.

Abra o pendrive e edite o grub para apontar para o wuby.exe no hd.

Infelizmente, editar o BCD não faz parte do escopo deste forum.

Apenas lembre que se o sistema "quebrar" e voce restaurar o windows8 vai perder o Ubuntu.

[]'s