Dúvida - Instalar ou não instalar?

Iniciado por Shmikr, 01 de Dezembro de 2012, 11:04

tópico anterior - próximo tópico

Shmikr

Pessoal, eu estou com muita vontade de colocar o ubuntu 12.10 em meu notebook. Porém não queria ter que colocar em dual boot junto com windows 7 que veio instalado com ele. Quero deixar só um sistema instalado.

O problema é que tenho medo de perder alguma garantia ou coisa do tipo, e além disso também tenho algum receio de que ele não funcione direito.

Já rodei ele em live CD, e aparentemente tudo funciona perfeitamente.

Gostaria de ajuda com opiniões!

Valeu!

Ioca100

Instalaria o Ubuntu numa vmware dentro do Windows.
Usuário Linux- 449417

adiaswin

Citação de: Ioca100 online 01 de Dezembro de 2012, 11:15
amigo tambem voce poderia usar o virtualbox para isso.
ubuntu 12.04

Ioca100

Citação de: adiaswin online 01 de Dezembro de 2012, 12:01
Citação de: Ioca100 online 01 de Dezembro de 2012, 11:15
amigo tambem voce poderia usar o virtualbox para isso.

Certamente, mas a VMware é mais fácil usar as saídas usb, na minha opinião.
Usuário Linux- 449417

bmota

qual o seu hardware? se for usar numa vm,use uma versão mais leve do ubuntu,como o xubuntu ou lubuntu,ou use o unity 2d,por ser mais leve.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Sergio Benjamim

Qual o problema em deixar em dual boot? Se souber criar partições para isso, não tem problema. E não se perde garantia, porque vc não está alterando o hardware. Procure aqui no fórum por partição e dual boot.

Experiência própria: o ubuntu 12.10 está ruim de ser usado em máquinas virtuais, inclusive tem um tópico abordando isso. Se for usar em máquinas virtuais mesmo, então escolha o Xubuntu ou Lubuntu 12.10, ou tente o Ubuntu 12.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

agente100gelo

Citação de: Shmikr online 01 de Dezembro de 2012, 11:04
Pessoal, eu estou com muita vontade de colocar o ubuntu 12.10 em meu notebook. Porém não queria ter que colocar em dual boot junto com windows 7 que veio instalado com ele. Quero deixar só um sistema instalado.

O problema é que tenho medo de perder alguma garantia ou coisa do tipo, e além disso também tenho algum receio de que ele não funcione direito.

Já rodei ele em live CD, e aparentemente tudo funciona perfeitamente.

Gostaria de ajuda com opiniões!

Valeu!

Minha opinião: vá em frente e instale o Ubuntu sem dó nem piedade do Windows.
A instalação do Ubuntu não prejudica sua garantia.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

clodoaldops

-se vc tem o dvd de instalação do seven e o cd de drivers
-instale o ubuntu em todo hd
-se algo não der certo ou vc não se adaptar basta reinstalar o o seven

agente100gelo

Sendo um pouco menos radical, eu deixaria o Windows em dual boot com o mínimo do mínimo existencial (em espaço).

Razões:
1. Pode dar algum problema e o suporte do notebook/empresa de telefonia ficar naquela "acesse menu Iniciar > executar ....". Também é bom pra saber se algum problema de hardware é mesmo de hardware (se der problema em dois SOs diferentes...).
2. Quando você for passar a frente o notebook para um usuário Windows, basta apagar a partição Linux e redimensionar a partição do Windows.
3. Para operações de atualização da BIOS (coisa bem rara) é geralmente feita pelo Windows.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

fabiorumor

Olá Shmikr , dou-te um conselho por experiência própria,  fazes muito bem em instalar um SO linux (ubuntu) no teu disco rígido, mas faças em dual boot.
Digo-te isso porque, há algum tempo comprei um Hp,  logo fiz os discos de recuperação do windows, e de seguida formatei o meu disco rígido, e instalei apenas o debian, mas ocorreu um problema físico com o as colunas do som, e liguei para a assistência técnica, e disseram-me que deveria reinstalar o windows para que os técnicos pudessem verificar a avaria.
Concluindo, vieram buscar-me o pc, arranjaram-no e não perdi a garantia, mas tive de reinstalar o windows.  ;D

rjbgbo

para usuário iniciante recomendo o dual-boot ou a virtualização, inclusive para se acostumar com os programas e o hardware ter boa compatibilidade com o linux - leia-se plataforma tudo intel, a melhor para linux.
mas se fosse eu, aqui mandaria o ruindows pras xongas
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

garfo

Se no live-cd funciona tudo corretamente, eu nem resitaria e instalava o ubuntu nesse note, sem delongas.

Só uma ressalva: eu colocaria a versão LTS 12.04 ao invés da 12.10. Mais suporte e mais robustez.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Arthur Bernardes

Citação de: garfo online 02 de Dezembro de 2012, 16:05
Se no live-cd funciona tudo corretamente, eu nem resitaria e instalava o ubuntu nesse note, sem delongas.

Só uma ressalva: eu colocaria a versão LTS 12.04 ao invés da 12.10. Mais suporte e mais robustez.  :)

+1.

Eu recomendaria o mesmo..

Shmikr

AAAA!!!! Acho que vou adiar mais um pouco, pois tentei testar a saída HDMI para minha TV e... a interface aparecia normalmente na tela, porém nenhum programa aparecia... nem mesmo o nautilus... achei estranho... então acho que vou esperar muito ansiosamente mais um pouco por novas versões...

platao

Citação de: Shmikr online 02 de Dezembro de 2012, 22:22
AAAA!!!! Acho que vou adiar mais um pouco, pois tentei testar a saída HDMI para minha TV e... a interface aparecia normalmente na tela, porém nenhum programa aparecia... nem mesmo o nautilus... achei estranho... então acho que vou esperar muito ansiosamente mais um pouco por novas versões...

Tbm concordo, espere ate a proxima LTS e tente novamente. ;D
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997