Visualizar a rede nos programas

Iniciado por saulodebaco, 06 de Setembro de 2006, 10:23

tópico anterior - próximo tópico

saulodebaco

Pessoal,

No Uindous, para abrir um arquivo de texto ou planilha que está em algum lugar da rede eu abro o Open Office e na janela Abrir arquivo posso selecionar "Rede" e ali busco o documento que quero abrir.

Tem como fazer isso funcionar no Ubuntu?

Hoje, no Ubuntu, eu clico em Locais - Servidores de Rede e localizo o documento, mas para abrir tenho que copiá-lo para a minha máquina, do contrário o Open Office não abre.

Obrigado.
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Darcamo

Se você montar deve funcionar.
Vc pode colocar uma entrada no fstab (precisa do smbfs instalado) para montar a pasta compartilhada em alguma pasta local sua e assim o Open Office deve conseguir abrir. Ele vai achar que está abrindo um arquivo local.

Outra alternativa ao invés de modificar o fstab é utilizar algum programa para montar os compartilhamentos do windows. O smb4k é muito bom, mas ele depende de muitas coisas do KDE. Tem também o linneighborhood que faz isso e é em GTK. Então, se você usa Ubuntu instala o linneighborhood, se usa Kubuntu instala o smb4k.

saulodebaco

Darcamo, valeu tua dica, funcionou que foi uma beleza.

Instalei o Linneighborhood e agora acesso a rede que é uma beleza, MAS to agora com outro "senão", os arquivos que tem acentuação aparecem truncados como é que dou jeito nessa parada?

Obrigado.
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Bob_Crazy

Pegando carona neste tópica para evitar abrir outro com o mesmo assunto.

Não consegui instalar o Linneighborhood nem por decreto mas achei uma solução simples através de:
Citarsudo mount -t smbfs //servidor/pasta /mnt/pasta -o username=Nome_do_usuario,password=senha
Obviamente com a devida pasta /mnt/pasta criada !

Maravilha, mas não sei como fazer para que fique ativa na incialização do sistema, pois toda vez que que reinializo a dita cuja some como que por um encanto  ;D ;D ;D

Como deixá-la ativa eternamente  ;)

303 Cr4zY
 Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM

Darcamo

Depois de "-t" não deveria ter o tipo de arquivo? (no caso smbfs)

O linneighborhood faz exatamente isso, mas através de uma interface gráfica.

Quanto à ativar na inicialização, ao invés de usar o mount você deveria acrescentar a linha correspondente no fstab.

sudo gedit /etc/fstab
Acrescenta no final a linha
//servidor/pasta        /mnt/pasta  smbfs  user,auto,username=Nome_do_usuário,password=senha     0       0

Obs.: Não testei essa linha no fstab, então pode não estar 100% correta, mas dá para pegar a idéia.
Depois de acrescentar a linha no fstab o compartilhamento deverá ser montado automáticamente na inicialização (substitui a opção auto por noauto se não quizer que ela seja montada automaticamente - nem sempre o computador com windows tá ligado, por exemplo). Com essa linha no fstab vc pode montar e desmontar através dos comandos
mount /mnt/pasta
umount /mnt/pasta

Se funcionar confirma para que quem ler esse tópico saiba que deu certo. Caso não esteja 100% correto e vc consiga fazer funcionar diz como fez. Não tô com um computador com windows ligado agora na rede para testar.

Bob_Crazy

Darcamo,
sua dica funcionou perfeitamente ! ;)

Realmente esqueci de colocar smbfs, mas já editei e corrigi !

Deixei como auto mesmo pois o servidor está semrpe online e as pastas do Thunderbird estão lá (como usava anteriormente no Ruindows), logo preciso dela ativa sempre !

Obrigado,

Cr4zY
Athlon 1,7 , 256 RAM

Bob_Crazy

Vixi, deu um probleminha !
Não consigo copiar nada para dentro das pastas, pois fica com acesso root  :o
Alguma alteração no comando no fstab para deixar usuários com permissão de escrita ?

303 Cr4zY
Athlon 1,7 , 256 RAM

Darcamo

Tenta acrescentar nas opções
uid=seu_usuario
Acho que com isso a pasta será montada tendo como dono o seu usuário e não o root.

Na verdade a melhor solução seria manter a pasta tendo como dono o root, mas liberar as permissões de leitura e escrita para todos os usuários (solução mais geral do que essa do uid que deve funcionar apenas para seu usuário), mas não lembro qual opção acrescentar no fstab para isso.

Tem também a opção gid=grupo

Da uma olhada em
man mount
Vc pode aproveitar muita coisa para o fstab.

profbaco

Eu sei que este tópico é antigo mas eu estou com um grande problemas..... Tenho uma pasta no Windows compartilhada. Eu coloquei o código acima como dito anterior mente e até aí tudo bem.
Mas eu desenvolvi um programa em PHP que pega todos os arquivos .txt desta pasta e grava em um banco de dados MySQL.
Agora o problema é que ele ve o arquivo mas nao deixa eu abrir o conteudo....
como eu faço para dar permissão de 777 junto com este código?

Aguardo urgente... obrigado

prof. B@co