[Dúvida - Iniciante] Como fazer a instalação do ubuntu em uma máquina Windows?

Iniciado por MVIII, 25 de Novembro de 2012, 21:11

tópico anterior - próximo tópico

MVIII

Olá, recentemente tive o interesse de conhecer o ubuntu e baixei a versão 12.10 do SO.

Possuo 2 partições no HD, uma com windows e outra com os meus arquivos.

Minha dúvida é a seguinte:

Eu preciso criar uma terceira partição para poder instalar o ubuntu ou posso instalá-lo em cima da partição do Windows? Se eu instalar em cima do Windows, poderei utilizar minha outra partição para games/videos/etc...?
Even though we won the war today, they will find another way, don't give up without a fight, take what give the norn!
Northern Gate - Týr

Sergio Benjamim

Camarada, é Ubuntu, não Unbunto. E há uma dezena de tópicos a respeito de instalação do Ubuntu aqui no fórum, no canto esquerdo superior há uns links, um deles é o da pesquisa (ou clique aqui). Não tenha medo de usá-lo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

MVIII

Desculpe, não estou muito familiarizado com esse nome. E eu encontrei (antes de criar o tópico) tópicos de dúvidas na instalação, até mesmo guias, porém não achei um que explica se pode instalar o ubuntu sem ter o windows instalado em alguma outra partição.
Even though we won the war today, they will find another way, don't give up without a fight, take what give the norn!
Northern Gate - Týr

agente100gelo

Você pode instalar o Ubuntu sobre e ao lado do Windows. Depende de você. De qualquer forma ele acessará os arquivos na partição de dados contudo não entendi o que você falou sobre jogos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

MVIII

A minha segunda partição possui todas as minhas coisas particulares, instaladores de jogos... Queria saber se mesmo se apenas com o Ubuntu instalado, seria possível acessar esses arquivos, pelo que tu falou, sim.
Northern Gate - Týr

jkmsjq

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

EdvaldoSCruz

Citação de: MVIII online 25 de Novembro de 2012, 21:47
Desculpe, não estou muito familiarizado com esse nome. E eu encontrei (antes de criar o tópico) tópicos de dúvidas na instalação, até mesmo guias, porém não achei um que explica se pode instalar o ubuntu sem ter o windows instalado em alguma outra partição.

Como você não está familiarizado na linhas do linux também, oriento a clicar aqui.  :D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

MVIII

Li o teu guia mas quando fui tentar instalar via PEN DRIVE, as únicas opções são:

http://i.imgur.com/CSo25.png
Imagem maior que a permitida, editada pela moderação

Como faria para instalá-lo lado-a-lado com o windows?
Northern Gate - Týr

Sergio Benjamim

Citação de: MVIII online 25 de Novembro de 2012, 23:11
Li o teu guia mas quando fui tentar instalar via PEN DRIVE, as únicas opções são:

http://i.imgur.com/CSo25.png
Imagem maior que a permitida, editada pela moderação
Como faria para instalá-lo lado-a-lado com o windows?

Vc precisa reiniciar o computador.

MVIII

Já reiniciei e ainda possuo o windows 7. Tentei fazer boot pelo pendrive e pelo DVD e mesmo assim ele da sinal que le o CD/Pendrive e logo em seguida entra no windows 7.

Consegui, ultima dúvida (espero).

Na hora da instalação avançada, existe a seguinte opção "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" e as seguintes opções:

-/dev/sda ATA SAMSUNG HD322HJ
-/dev/sda1 Windows 7 (loader)
-/dev/sda2
-/dev/sda5

PS: Acho que o sda2 e sda5 são aonde o windows e meus arquivos particulares estão, respectivamente.

Dúvida, utilizo o sda2 para instalar o linux juntamente com o windows?

Se eu optar por formatar o windows 7 (deixando a minha partição particular) e intalar o linux, terei como instalar meus jogos, que antes eram o windows, no linux?

@EDIT: Apaguei a partição sda2 pela instalação do linux e tentei instalá-lo no lugar mas da uma mensagem de erro "Nenhum sistema de aquivos raiz foi definido". Alguma solução?
Northern Gate - Týr

Sergio Benjamim

Citação de: MVIII online 25 de Novembro de 2012, 23:29
Já reiniciei e ainda possuo o windows 7. Tentei fazer boot pelo pendrive e pelo DVD e mesmo assim ele da sinal que le o CD/Pendrive e logo em seguida entra no windows 7.

Na hora da instalação avançada, existe a seguinte opção "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" e as seguintes opções:

-/dev/sda2
-/dev/sda5

PS: Acho que o sda2 e sda5 são aonde o windows e meus arquivos particulares estão, respectivamente.

Se eu optar por formatar o windows 7 (deixando a minha partição particular) e intalar o linux, terei como instalar meus jogos, que antes eram do windows, no linux?

@EDIT: Apaguei a partição sda2 pela instalação do linux e tentei instalá-lo no lugar mas da uma mensagem de erro "Nenhum sistema de aquivos raiz foi definido". Alguma solução?

Peraí, vamos deixar claro, Ubuntu (e qualquer Linux) não é Windows, logo vc não irá poder sair instalando qualquer programa de windows no Linux, e isso inclui jogos. É como tentar fazer um aparelho de Blu-ray rodar fita cassete, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Existe alguns jogos e emuladores de video games nativos para Linux, e alguns jogos (apenas alguns) do windows é possível rodar no Linux com o auxílio de uma camada de compatibilidade chamada Wine (nem sempre vai rodar 100% legal).

Nos diga quanto tem de espaço cada partição. Você vai ficar sem o windows mesmo? Tem certeza? Se quiser ficar sem windows, aconselho apagar a partição /dev/sda1 também. Inicie o seu computador pelo pendrive do Ubuntu, e escolha "Testar Ubuntu". Quando carregar tudo, procure pelo programa Gparted, e junte as duas partições, /dev/sda1 e /dev/sda2, não há necessidade de ter essas duas separadas (para isso basta apagar as duas). Aconselho vc fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos que estão em /dev/sda5.

Se eu fosse instalar o Ubuntu aí, eu faria assim (se mantivesse o windows):

/dev/sda1 - Partição NTFS (100MB, loader do windows)
/dev/sda2 - Partição NTFS (30 GB, windows e programas)
/dev/sda2 - Partição NTFS (100 ou 200 GB, reservado para arquivos comuns ao windows e linux, como vídeos, músicas, documentos e etc)
/dev/sda4 - Partição extendida (é um "recipiente" para as partições seguintes)
/dev/sda5 - Partição EXT4 (20 à 30 GB, é a raiz do sistema, o famoso "/", nele vc irá instalar o Ubuntu)
/dev/sda6 - Partição SWAP (2 à 4 GB, é sua memória swap, memória virtual)
/dev/sda7 - Partição EXT4 (aqui ficará o /home, é onde ficará suas pastas pessoais do Ubuntu, como Documentos, Download, Vídeos, Música e etc, além de configurações do desktop e programas. Esta partição terá o restante do HD, se o HD for de 500 GB então seu tamanho terá uns 236 GB mais ou menos, dependendo das suas escolhas anteriores)

MVIII

Atualmente possuo um HD de 320GB. Agora em Dezembro vou comprar um HD Externo de 1T então poderei excluir a minha partição privada, o que me daria aproximadamente 150GB para cada sistema operacional.

Seguirei o que tu falou quando chegar em casa, posto de novo se der certo ou errado.

Obrigado

@EDIT: outra dúvida que me surgiu agora, instalar windows/linux em apenas 30GB? os programas instalados não irão ultrapassar este valor?
Northern Gate - Týr

jkmsjq

Citação de: MVIII online 26 de Novembro de 2012, 10:53
[...] instalar windows/linux em apenas 30GB? os programas instalados não irão ultrapassar este valor?

Windows sim, GNU/Linux não.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Leartnam

Citação de: Sergio Benjamim online 26 de Novembro de 2012, 10:12
Citação de: MVIII online 25 de Novembro de 2012, 23:29

-/dev/sda2
-/dev/sda5

Se eu optar por formatar o windows 7 (deixando a minha partição particular) e intalar o linux, terei como instalar meus jogos, que antes eram do windows, no linux?

Peraí, vamos deixar claro, Ubuntu (e qualquer Linux) não é Windows, logo vc não irá poder sair instalando qualquer programa de windows no Linux, e isso inclui jogos. É como tentar fazer um aparelho de Blu-ray rodar fita cassete, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Existe alguns jogos e emuladores de video games nativos para Linux, e alguns jogos (apenas alguns) do windows é possível rodar no Linux com o auxílio de uma camada de compatibilidade chamada Wine (nem sempre vai rodar 100% legal).

Nos diga quanto tem de espaço cada partição. Você vai ficar sem o windows mesmo? Tem certeza? Se quiser ficar sem windows, aconselho apagar a partição /dev/sda1 também. Inicie o seu computador pelo pendrive do Ubuntu, e escolha "Testar Ubuntu". Quando carregar tudo, procure pelo programa Gparted, e junte as duas partições, /dev/sda1 e /dev/sda2, não há necessidade de ter essas duas separadas (para isso basta apagar as duas). Aconselho vc fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos que estão em /dev/sda5.

Se eu fosse instalar o Ubuntu aí, eu faria assim (se mantivesse o windows):

/dev/sda1 - Partição NTFS (100MB, loader do windows)
/dev/sda2 - Partição NTFS (30 GB, windows e programas)
/dev/sda2 - Partição NTFS (100 ou 200 GB, reservado para arquivos comuns ao windows e linux, como vídeos, músicas, documentos e etc)
/dev/sda4 - Partição extendida (é um "recipiente" para as partições seguintes)
/dev/sda5 - Partição EXT4 (20 à 30 GB, é a raiz do sistema, o famoso "/", nele vc irá instalar o Ubuntu)
/dev/sda6 - Partição SWAP (2 à 4 GB, é sua memória swap, memória virtual)
/dev/sda7 - Partição EXT4 (aqui ficará o /home, é onde ficará suas pastas pessoais do Ubuntu, como Documentos, Download, Vídeos, Música e etc, além de configurações do desktop e programas. Esta partição terá o restante do HD, se o HD for de 500 GB então seu tamanho terá uns 236 GB mais ou menos, dependendo das suas escolhas anteriores)

Desculpem postar aqui mas gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao GParted.

Tentei usá-lo para redimencionar (diminuir) a partição do HD que o Linux está porém, o GParted não pode mexer em nenhuma das partições, nenhuma opção. Sabe me dizer o que estou fazendo de errado?

http://api.photoshop.com/v1.0/accounts/b6d10db3147a4b7990bfc2409fa6467e/assets/7b2382215d5b4a78af63b2b0b938bb87/renditions/1024.jpg?md=1353977408000

http://api.photoshop.com/v1.0/accounts/b6d10db3147a4b7990bfc2409fa6467e/assets/3d11544c184747f9a5d54210d3d50122/renditions/1024.jpg?md=1353977387000

Sergio Benjamim

Citação de: Leartnam online 26 de Novembro de 2012, 22:51

Desculpem postar aqui mas gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao GParted.

Tentei usá-lo para redimencionar (diminuir) a partição do HD que o Linux está porém, o GParted não pode mexer em nenhuma das partições, nenhuma opção. Sabe me dizer o que estou fazendo de errado?

http://api.photoshop.com/v1.0/accounts/b6d10db3147a4b7990bfc2409fa6467e/assets/7b2382215d5b4a78af63b2b0b938bb87/renditions/1024.jpg?md=1353977408000

http://api.photoshop.com/v1.0/accounts/b6d10db3147a4b7990bfc2409fa6467e/assets/3d11544c184747f9a5d54210d3d50122/renditions/1024.jpg?md=1353977387000

Você não consegue redimensionar partições se elas estiverem montadas! Inicie o Ubuntu por um Live CD ou Live Pendrive, abra o Gparted, e verifique se todas partições estão desmontadas (em geral o Ubuntu monta a partição de swap, se tiver, mesmo no Live CD), se tiver alguma desmonte pelo próprio Gparted (clique com o botão direito sobre a partição montada), e após isso você poderá redimensionar suas partições.