O que falar sobro Ubuntu em tcc sobre linux?

Iniciado por marlon_ubuntu, 24 de Novembro de 2012, 15:30

tópico anterior - próximo tópico

marlon_ubuntu

Meu projeto de tcc se baseia em linux e o tcc final ubuntu. Eu aj falei sobre algumas coisas do ubuntu, resumo do resumo sobre a história, dificuldades em aderir pois flata software propietário, os softwares pré instalaodos. O que mais eu posso falar?

Sergio Benjamim

Cara, TCC que eu saiba, você define seus objetivos primeiro, escolhe sua bibliografia (isso é muito importante!!!), a partir daí faz uma introdução abordando o tema resumidamente, depois vem a metodologia empregada no trabalho, e depois vem a maior parte, que seria o desenvolvimento baseado nos objetivos. Do jeito que vc falou, parece que está tudo embolado, sem um objetivo e rumo bem definido... e isso no meio do TCC.

Dá para falar muito sobre o GNU/Linux e o Ubuntu, como por exemplo:
- As vantagens de se utilizar software livre em empresas e instituições governamentais (dá para falar sobre a economia gerada por não comprar licenças de software proprietário, sobre o desenvolvimento de mão de obra qualificada na área de TI, soberania nacional, transparência e etc);
- A vantagem de se utilizar em casa no desktop (diminuição da pirataria, reaproveitamento de hardware antigo, sistema rápido e sem necessidade de anti-tudo);
- Dá para falar sobre a resistência à mudanças que o ser humano tem, e sobre a inércia do ecossistema de software em modificar sistemas e programas (estou falando do monopólio da M$);
- Sobre a importância de padrões abertos (procure por ODF, e seria bom você fazer o TCC totalmente no LibreOffice, para se situar e ter propriedade do que escreve!);
- Sobre os nichos que o GNU/Linux se dá muito bem (como servidores, computação matemática, programação, sistemas embarcados, processamento gráfico de filmes e animação, e etc);
- Do preconceito e falta de informação que há relacionado ao software livre;
- Falar sobre práticas anti-éticas de certas empresas que querem inibir o crescimento do Software Livre;
- Citar casos práticos de sucesso de implementação de softwares livres em empresas, como Petrobras, a Bolsa de New York, os servidores do Google, Exército Brasileiro, Universidades Federais, etc.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !