Monitorar Rede

Iniciado por Arthur Bernardes, 22 de Novembro de 2012, 21:06

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Galera, ainda no tempo que usava Window$, eu usava Advanced IP Scanner para ver todas as máquinas conectadas na minha rede.. Queria saber se há uma ferramenta semelhante e simples para Ubuntu 12.04 ?

zekkerj

Você pode usar o nmap pra fazer um ping sweep:

nmap -sP 192.168.1.*

Note que ele só vai identificar as máquinas que estiverem ligadas e configuradas para responder ao seu ping. Em compensação, vc pode fazer isso até mesmo em outras redes, desde que vc tenha conectividade com elas.

Se vc quiser monitorar o tráfego de sua rede, vc pode usar o ntop (www.ntop.org). Ele vai capturar todo o tráfego passando pela sua máquina e fazer uma análise quantitativa e qualitativa. Fazendo isso no seu servidor de compartilhamento, você analisa todo o tráfego que vai/vem para/da internet.

Se você tiver um switch gerenciável com a função de porta de monitoração, pode usar essa função pra fazer uma cópia de todo o tráfego de sua rede pro servidor NTOP. Assim vc teria uma análise de todo o tráfego de sua rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

O nmap faz o que eu preciso..! Me exibe o MAC e o IP do cliente conectado..! Agora, teria algum com interface gráfica.? O Ntop não usarei, mas mesmo assim, obrigado pela dica..!

zekkerj

Se não me engano, havia um pacote "xnmap" que dá uma interface gráfica --- muito limitada, no entanto.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

HDD_Man

Pessoal, resolvi postar aqui mesmo, para nao abrir outro post a toa

ontem eu instalei um router novo aqui na empresa, pois o outro quebrou, apos longos anos trabalhando.

eu precisaria saber o que o pessoal anda acessando quando estao em suas salas.
um log entendem

no router ja bloquiei face, orkut, etc

acredito que um keylogger nas maquinas ou aqueles programas instalados nas maquinas nao sao interessantes, pois sao 10 maquinas e eu teria muita mao de obra pra pouco resultado.

queria apenas monitorar a rede pra saber o que o pessoal ta acessando e chegar pro cara e falar

amigao, pare, por favor.

é possivel isso?

valeu!

bmota

se não me engano,os softwares de gestão de cyber caffe fazem isso,veja:
http://www.cyber-cafe-software.com/por/Linux/
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

zekkerj

Citação de: HDD_Man online 27 de Dezembro de 2012, 12:01
Pessoal, resolvi postar aqui mesmo, para nao abrir outro post a toa

ontem eu instalei um router novo aqui na empresa, pois o outro quebrou, apos longos anos trabalhando.

eu precisaria saber o que o pessoal anda acessando quando estao em suas salas.
um log entendem

no router ja bloquiei face, orkut, etc

acredito que um keylogger nas maquinas ou aqueles programas instalados nas maquinas nao sao interessantes, pois sao 10 maquinas e eu teria muita mao de obra pra pouco resultado.

queria apenas monitorar a rede pra saber o que o pessoal ta acessando e chegar pro cara e falar

amigao, pare, por favor.

é possivel isso?

valeu!

Informe-se sobre o NTOP.
www.ntop.org