Compartilhar internet.!

Iniciado por Arthur Bernardes, 15 de Novembro de 2012, 14:21

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Pretendo instalar mais uma placa de rede em meu servidor, ficando 3.. 2 para Lan e 1 para Internet.. Como faço para compartilhar a internet nas duas placas de rede, e cada uma com um range diferente. Ex: 1- 192.168.x.0/24 e 2- 192.168.y.0/24 ?

E como faço para uma se comunicar com a outra.. Ex: Quero que o host 192.168.x.0 se comunique com o host 192.168.y.0..

zekkerj

Olá Arthur,

Instalar a placa adicional e configurá-la é trivial, basta seguir o mesmo procedimento usado pras outras duas.

Pra simplificar, vamos assumir que a primeira placa de rede local tenha sido configurada como 192.168.1.1/24, e a segunda como 192.168.2.1/24; e também que o encaminhamento (/proc/sys/net/ipv4/ip_forward) já está ativo. O firewall também foi configurado pra permitir a passagem irrestrita de uma placa pra outra.

As estações da primeira rede já foram configuradas pra usar endereços na faixa 192.168.1.0/24, e gateway 192.168.1.1.
As estações da segunda rede têm que ser configuradas pra usar endereços na faixa 192.168.2.0/25 e gateway 192.168.2.1. Observe que o gateway tem sempre que ser um endereço na mesma faixa do endereço usado na estação.

Então, as três coisas pra verificar: primeiro a configuração da nova placa de rede; segundo, o script de firewall, pra garantir que não só as duas redes possam se comunicar, mas que ambas possam acessar a internet; e terceiro, se vc quer oferecer serviço DHCP pras duas redes, configurar o servidor DHCP.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

Mas então, como eu faço para as duas redes acessarem a internet..? E como faço para criar um roteamento para as duas redes se comunicarem ?

Ah, eu não entendi essa faixa : 192.168.2.0/25. Por que 25 ? Qual seria a máscara de rede ?

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Arthur Bernardes

Citação de: zekkerj online 16 de Novembro de 2012, 11:27
Mostre seu firewall.

No momento não tenho acesso ao Servidor.. Ele está com problema de HD's.. Talvez vou ter que configurar tudo de novo.. Eu uso um roteador agora... Porque meu servidor deu problema nos HD's..!

Assim que eu resolver, posso postar nesse tópico ?

zekkerj

O tópico é seu... no máximo o que vai acontecer é que como seu problema não é mais no Ubuntu, talvez seu tópico caia pra sala "Café com Ubuntu"...

Arthur Bernardes

Mas está relacionado ao Ubuntu Server...  :-[

zekkerj

Arthur Bernardes

Éeh.. Bom, de qualquer forma.. Obrigado pela sua ajuda e atenção..!  :D

Arthur Bernardes

Voltando a vid..!  ;D ;D Meu PC voltará daqui uma semana, só que virá com 2 Gb RAM, 1 HD SATA de 80 Gb e 1 HD IDE de 250 Gb, Intel Pentium 4 3.0 Ghz e ATI Graphics 1 Gb... Pra o trabalho de Servidor DHCP, Gateway, Proxy e Servidor Web (Futuramente) com qual sistema eu posso instalar:

• Ubuntu Server 12.04 LTS 32 Bits

ou

• Ubuntu 12.04 LTS 32 Bits (Para Desktop)

Qual teria um desempenho melhor ?

zekkerj

Tem poucas diferenças do Ubuntu Server pro Desktop. Uma delas é que o Ubuntu Server não é instalado com interface gráfica. Se a intenção é criar uma máquina "de trabalho", é a melhor opção.
Se for só pra aprendizado, ou pra ser o servidor de uma rede pequena, a versão Desktop dá conta do recado.

Arthur Bernardes

A questão nem é tanto uso..! Será dedicado para o trabalho de Servidor..! Aconselha o Ubuntu Server ? Tem como instalar Interface Gráfica ? Agradeço a atenção..!

zekkerj

Sempre tem como instalar a interface gráfica. Antigamente havia uma versão do kernel específica pra versão Server, hoje não sei se ainda há.

Arthur Bernardes

Bom.. Obrigado.. Quando meu servidor voltar, posso pedir ajuda nesse mesmo tópico ?