Ubuntu e outras distros

Iniciado por Rhyu, 12 de Novembro de 2012, 22:20

tópico anterior - próximo tópico

Rhyu

Galera atualmente tenho instalado em meu notebook ubuntu 12.04 LTS, mas muito tenho visto a respeito de outras distros como Slackware,Gentoo,Debian e
me veio a seguinte dúvida , essas outras distros aparentemente mais complexas, são mais seguras , estáveis e rápidas que o Ubuntu 12.04? ou basicamente são a mesma coisa só um pouco mais complexas e assim proporcionam um maior aprendizado a respeito de Linux?

hugoleal85

Em relação a segurança, ela é praticamente a mesma em todas as distros Linux.

Quanto a questão da estabilidade, isso vai depender da distro utilizar repositórios e pacotes de versões mais antigas, experimentadas e estáveis (por exemplo o Debian Stable) ou versões mais atualizadas, porém menos experimentadas e mais suscetíveis a bugs e crahs (por exemplo o Debian testing ou o Debian Unstable).

Rapidez depende principalmente do ambiente gráfico a ser utilizado. Sendo assim, a distro tende a ser mais rápida quando utilizado ambientes como o lxde, Xfce, MATE, etc. O inverso ocorre quando se utiliza ambientes mais requintados e pesados, por exemplo o Unity, Cinnamon, Gnome-shell, etc.

Obviamente essa é apenas uma análise superficial, afinal existem mais alguns fatores envolvidos. Ainda assim, as informações acima nos fornecem uma visão geral do caso abordado.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Rhyu

Então falando bem superficialmente ubuntu e slackware e gentoo tem a mesma estabilidade rapidez e segurança

hugoleal85

Utilizando-se o mesmo ambiente gráfico além de conjuntos "similares" de pacotes e repositórios, uma resposta bastante razoável seria sim.

Entretanto, há também o fator "facilidade de uso", ou seja, se a distro é mais automática em seus processos, focando usuários iniciantes, ou não.

Neste aspecto, o Ubuntu está bem a frente das demais distros que você elencou.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Falco90

Citação de: Rhyu online 12 de Novembro de 2012, 23:11
Então falando bem superficialmente ubuntu e slackware e gentoo tem a mesma estabilidade rapidez e segurança
Isso mesmo. O que faz a diferença é o usuário. Usuários de distros avançadas como o Gentoo conseguem fazer seus sistemas serem mais rápidos/estáveis/seguros. Não é distro que faz isso, ela apenas facilita.