Não acessa mais a internet depois que alterei o arquivo interfaces.

Iniciado por Marcos Aurelio, 03 de Novembro de 2012, 16:56

tópico anterior - próximo tópico

Marcos Aurelio

Ola a todos sou novo aqui e em Linux e preciso de ajuda.

Tenho o Ubuntu 12.04 instalado no VirtualBox. Eu alterei o arquivo interfaces para configurar uma rede, mas depois que iniciei minha MV novamente não consegui mais acessar a internet. Alguém pode me ajudar ?

Obrigado.

Sergio Benjamim

Fica difícil ajudar se vc não falar as alterações...

O meu arquivo /etc/network/interfaces tem essas configurações:

Citarauto lo
iface lo inet loopback
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Marcos Aurelio

Desculpe. ;D

Eu alterei dessa forma:

iface etho inet static
address 192.168.254.55
net 192.168.254.0
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.254.254

zekkerj

Qual tipo de rede você usa na máquina virtual? Bridge, NAT, Host Only?

E de onde você tirou esses parâmetros que usou no arquivo interfaces?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcos Aurelio

Eu uso o NAT e esses parametros eu tirei de um tutorial.

Mais uma informação, talvez seja relevante, minha net é a radio e com ip fixo.

zekkerj

Veja só, vc não pode simplesmente pegar os parâmetros do tutorial e achar que vai funcionar. Tem que usar os parâmetros corretos pra sua rede.

Sendo uma conexão NAT, o mais correto seria usar parâmetros automáticos. Inclusive você teria mais facilidade pra trabalhar se estivesse lidando diretamente com o Gerenciador de Redes, em vez do arquivo interfaces.

Tente fazer o seguinte, mude seus parâmetros para ficarem assim:

iface eth0 inet dhcp

Já deve bastar, por enquanto.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Marcos Aurelio

Mas só com isso eu consigo colocar o ubuntu em rede. Eu estava tentando montar uma rede, vou instalar mais uma ou duas MV e coloca-las em rede. Desde que terminei o curso e isso faz um tempo nunca maos mexi com Linux e to meio perdido... por isso a ignorancia... ;D

zekkerj

Marcos Aurelio

Uma maquina comunicando com a outra. Quero configurar o Apache o Bind em uma maquina na qual sera o "servidor", criar usuarios e etc e uma outra acessando os serviços desse servidor. Tudo isso em uma maquina virtual, mais especificamente o VirtualBox.

zekkerj

Bem, pra esses serviços que vc citou basta que cada uma das máquinas esteja comunicando com a internet.

Marcos Aurelio

Então, mas eu preciso modificar o arquivo interfaces pra fazer uma rede Linux e o que aconteceu quando eu coloquei o ip, a mascara de rede, gateway etc... quando eu reiniciei a maquina a não estava mais acessando a net.

E minha a minha dúvida era saber o que fiz de arrado ou como resolver esse problema.

zekkerj

Você não precisa modificar o arquivo interfaces pra colocar as máquinas na mesma rede. Deixe as máquinas usarem a conexão automática, pelo gerenciador de redes; se elas estiverem ligadas ao mesmo servidor de compartilhamento, elas vão fazer parte da mesma rede --- automaticamente.

Marcos Aurelio

Legal... E que quando eu fiz o curso eu aprendi em um Debian e eu estou seguindo o que esta no meu caderno e o profs tinha ensinado que tem que configurar o interfaces pra colocar as maquinas em rede.

Então basta configurar o Bind o Apache e criar as outras maquinas que elas estarão em rede automaticamente? Se for assim o Ubuntu é muito facil mesmo.

zekkerj

Veja só: o arquivo interfaces é uma das formas de configurar, mas não a única. Quando você tem interface gráfica, pode usar o componente gráfico --- NetworkManager --- pra fazer essa configuração. Mais rápido e mais prático; só não serve quando vc tem um servidor (sem interface gráfica) ou precisa que a rede inicie no boot (o NetworkManager só ativa sua rede qdo vc faz login).

A configuração que vc tinha feito era estática; nesse caso, pra acessar a internet, vc precisa que essa configuração seja consistente com a saída pra internet, que é feita pelo virtualbox.

Uma vez que as máquinas estejam com endereços dessa rede, pegos automaticamente por DHCP do VirtualBox, suas máquinas vão estar prontas pra acessar a internet, e totalmente configuradas. O que vc pode fazer, então, é pegar essa configuração e fixá-la, ainda que pelo próprio arquivo interfaces.

Marcos Aurelio

Então mas estou querendo aprender a configurar em linha de comando mesmo como se fosse um servidor, porque eu to de olho em trampo e to disconfiado que la pode ser um servidor Linux e ae vai ser linha de comando.

Por isso estou dando uma estuda em Linux mas to bem enferrujado... :P

Eu tava dando uma pesquisa e lembrei que tem como eu fazer um ip alias e com isso eu posso configurar uma rede sem prejudicar minha interface "real".

Se quiser me passar algumas dicas como ja vem fazendo fique avontade.

Obrigado.