Petição da Free Software Foundation sobre Secure Boot vs Restricted Boot

Iniciado por nuno_nunes, 21 de Outubro de 2012, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

nuno_nunes

Petição da Free Software Foundation sobre Secure Boot vs Restricted Boot

CitarDefenda sua liberdade de instalar software livre

Microsoft anunciou que se fabricantes de computadores desejam distribuir máquinas com o símbolo de compatibilidade com o Windows 8, terão que implementar uma medida chamada "Boot Seguro" (Secure Boot). Contudo, ainda se está por saber se esta tecnologia honrará o seu nome, ou se em vez disso merecerá a alcunha de "Boot Restrito".

Quando feito de modo correto, o "Boot Seguro" está projetado como proteção contra malware, impedindo computadores de carregar programas binários não autorizados quando inicia. Na prática, significa que computadores que o implementam não irão iniciar ("bootar") sistemas operacionais não-permitidos -- incluindo sistemas anteriormente autorizados que foram modificados sem ser reaprovados.

Esta pode ser uma qualidade merecedora do nome, se a pessoa usuária é capaz de autorizar os programas que quiser usar, podendo executar software livre escrito e modificado por ela mesma, ou pessoas de sua confiança. Contudo, estamos preocupados de que a Microsoft e fabricantes de hardware implementem essas restrições de inicialização (boot) de um modo que impeça seus usuários de iniciar (boot) qualquer coisa que não seja Windows. Nesse caso, a melhor pedida é chamar essa tecnologia Boot Restrito (ou Inicialização Restrita), já que tal requisito seria uma restrição desastroda para os usuários de computadores e de modo algum um atributo de segurança.

Por favor acrescente o seu nome à seguinte declaração, para mostrar a fabricantes de computadores, governos e à Microsoft que você se importa com a liberdade e trabalhará para protegê-la.

Em inglês: https://www.fsf.org/campaigns/secure-boot-vs-restricted-boot/statement

Em português do brasil: http://www.fsf.org/campaigns/secure-boot-vs-restricted-boot/statement-pt-br

Subscrevam esta petição porque a liberdade de escolha de sistemas é bem comum

jkmsjq

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

lcpanta

bmota

01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

nuno_nunes

Eu já assinei, pois nós temos que dar cabo desses gajos da microsoft que querem impedir a nossa escolha de sistema operativo

haereticus

Mais isto já tá vindo nos computadores novos 2012.

Comprei um notebook e veio com ele, fui na Bios da máquina e desativei.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

bmota

Citação de: haereticus online 21 de Outubro de 2012, 18:58

mas se desativar, acontece alguma coisa,por exemplo,o windows inicia assim mesmo ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

adiaswin

bmota

tem vezes que sim ou que nao na verdade quando eu comprar meu pc novo irei la desativa-lo na bios...
ubuntu 12.04

nuno_nunes

Citação de: haereticus online 21 de Outubro de 2012, 18:58

No pc que eu comprei novo já tem isso e não tem opção para desativar no caso do meu

Sergio Benjamim

+1

Uso computadores da maneira que eu achar melhor, totalmente desnecessário esse secure restricted boot.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

zoroastro

nuno_nunes

Citação de: Sergio Benjamim online 21 de Outubro de 2012, 20:44
+1

Uso computadores da maneira que eu achar melhor, totalmente desnecessário esse secure restricted boot.

Concordo contigo eles deviam deixar isso para todos não era só para o windows

cabruca

+1
Pessoal,

Acho que muitos estão como eu, passando perrengue por causa do Windows 8 e seu secure boot. No meu caso, administro um Dell Vostro 3560 de minha namorada, que comprou-o pensando em fazer dual boot com o Ubuntu Precise.

Com essa com essa imposição de tecnologia anti-competição (veja o o link, precisa ser propagado na comunidade) pela empresa de redmond não pude administrar a máquina adequadamente.

Lendo esta notícia dizendo que os espanhóis da Hispalinux (8000 membros) estão entrando na justiça contra a micosoft por causa do secure boot http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE92P06520130326 pensei:

Quem comprou computadores caros como este e com essa chave de restrição de mercado tem que reclamar, como vou reclamar com a Dell, e acionar a justiça se for necessário. Tem até o lance da venda casada. Espero que eles resolvam esse problema do dual boot rapidamente.

O que vocês acham? Não tenho facebook-twitter mas até reativo minhas contas se uma campanha dessas for rolar por lá.

garfo

Creio que os problemas só são pra quem usa dual-boot, então não preciso me preocupar (só uso ubuntu nos meus computadores).  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"