Servidor de e-mail Postfix + usuarios do Dominio AD Windows Server 2008 r2

Iniciado por jgama, 20 de Outubro de 2012, 09:25

tópico anterior - próximo tópico

jgama

Olá Pessoal.

Instalei e configurei um servidor de e-mail  com Postfix completo para acesso na rede interna, segue abaixo os programas instalados.

Postfix, courier-pop, courier-pop-ssl, courier-imap-ssl, squirrelmail, Clamav, spamassassin e amavisd-new,   todos estão configurados e funcionando.

O intuito no momento é usar e-mail interno e futuramento externo, mas a principio ficarei com confiurações para envio e recebimento interno.

A máquina que tem o servidor Postfix é o Linux Ubuntu 12.04  intregrada com AD do windows Server 2008 R2 também funcionando.

Agora vem o problema,  para que os usuarios possam enviar e receber e-mail  tem que está cadastrado no Linux "conta criada no /home"  fiz um teste criando manualmente usuarios e funciounou os envio e recebimento de e-mail  via  webmail.

Mas como tem varios usuarios do AD estes não tem uma conta no /Home/usuario/Maildir.
Para que funcione  pelo menos os usurios o AD tem que acessar o Linux via ssh  que será criada automaticamente sua conta  Ex.  /home/jgama/Maildir

Tem como estes usuarios do AD consiguir acessar o servidor de e-mail  sem  que seja criada conta manual?

Abraço

zekkerj

Pq não cria automaticamente esse diretório, via script? Um "mkdir -p /home/usuario/Maildir; chown -R usuario:usuario /home/usuario" já serviria.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jgama

só tem um problema,  e a senha, todos usuario do AD tem senha como eu irei saber a senha dos usuarios?

E para acessar os e-mail via webmail  temmque informar o usuario e senha.

Vc tem alguma idéia?

Abraço

zekkerj

Esse script que eu passei seria executado pelo root, não pelo usuário.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

jgama

My friend  eu sei que seria o root  que iria executar os comando, mas o que eu quis dizer que mesmo que crie a pasta Maildir para cada usuario e como fica a senha do mesmo, já que são do usuarios do AD do Windows.

Aparentemente a senha era para ser a mesma, pois quando faço o teste deste usuario do AD  via ssh  ele acessa a máquina Linux que já parte do AD.

Mas no Webmail  esta dando esse erro abaixo quando tenta acessar com um usuário de teste do AD, fiz teste com 3 usuarios e o erro é sempre o mesmo.

ERROR:
ERROR: Could not complete request.
Query: SELECT "INBOX"
Reason Given: Unable to open this mailbox.

Parece que ele não consegue abrir sua caixa.

Veja que o usuario teste1  é dono do seu Home e de sua caixa  Maildir
root@srv-ubuntu:/home/valdir# ls -la /home/teste1
total 24
drwxr-xr-x  4 teste1 teste1 4096 Out 26 00:04 .
drwxr-xr-x 12 root   root   4096 Out 25 23:59 ..
-rw-------  1 teste1 teste1   83 Out 26 00:04 .bash_history
drwx------  2 teste1 teste1 4096 Out 25 23:49 .cache
-rw-------  1 teste1 teste1   23 Out 25 23:49 .k5login
drwx------  3 teste1 teste1 4096 Out 25 23:48 Maildir

Você tem idéia o que pode ser o problema?

Abraço

zekkerj

CitarMy friend  eu sei que seria o root  que iria executar os comando, mas o que eu quis dizer que mesmo que crie a pasta Maildir para cada usuario e como fica a senha do mesmo, já que são do usuarios do AD do Windows.
Se o usuário vem do AD, a senha também vem do AD.

CitarMas no Webmail  esta dando esse erro abaixo quando tenta acessar com um usuário de teste do AD, fiz teste com 3 usuarios e o erro é sempre o mesmo.
(...)
Query: SELECT "INBOX"

"Query" e "SELECT"... Tem certeza de que seu webmail não está procurando o email em uma base de dados SQL?
EDIT: Deixa pra lá.

Provavelmente há algum procedimento pra criar o Maildir que não foi seguido. Procure ver qual é, e crie um "esqueleto" de maildir, use-o pra criar os novos Home Dirs.

jgama

Blz  irei refazer todos os passos, para ver se estou errando em alguma coisa.

Proveitando a sua boa vontade se possível  poderia tirar umas dúvidas,  como estou  usando o Postfix integrado com AD, tem uma duvida, estou meio confuso com a configuração abaixo.

Nas linhas que estão em negrito  onde  esta cn=bind    deveria colocar o usuario Administrativo do AD e sua Senha?  ou usuario bind do Linux?

Como estou  usando o Postfix integrado com AD, tem uma duvida, estou meio confuso com os arquivos abaixo,

mailbox_command_maps = ldap:accounts
virtual_maps = ldap:grupos ldap:forward
virtual_mailbox_maps = ldap:accounts
accounts_server_host = 192.168.0.5
accounts_bind_dn = cn=bind,cn=Users,dc=ccbsumare,dc=local
accounts_bind_pw = Sony145
accounts_search_base = ou=Usuarios,dc=ccbsumare,dc=local
accounts_query_filter = (&(objectClass=organizationalPerson)(mail=%s))
accounts_result_attribute = mail
accounts_bind = yes
grupos_server_host = 192.168.0.5
grupos_bind_dn = cn=bind,cn=Users,dc=ccbsumare,dc=local
grupos_bind_pw = Sony145
grupos_version = 3
grupos_search_base = ou=Usuarios,dc=ccbsumare,dc=local
grupos_query_filter = (&(objectClass=group)(description=%s))
grupos_special_result_attribute = member
grupos_result_attribute = mail
grupos_recursion_limit = 5000
forward_server_host = 192.168.0.5
forward_bind_dn = cn=bind,cn=Users,dc=ccbsumare,dc=local
forward_bind_pw = Sony145
forward_version = 3
forward_timeout = 10
#forward_chase_referral = 0
forward_search_base = ou=Usuarios,dc=ccbsumare,dc=local
forward_query_filter = (&(mail=%s)(objectClass=organizationalPerson))
forward_result_attribute = streetAddress

zekkerj

Olha, eu vou poder te ajudar pouco com isso. O que eu consigo perceber é que vc tem uma configuração que parece ser baseada em LDAP, e nesse ponto eu fico muito perto do meu limite.