Ubuntu Tweak é descontinuado

Iniciado por clcampos, 19 de Outubro de 2012, 12:28

tópico anterior - próximo tópico

clcampos

Notícia tirada do Fórum Ubuntued: Ubuntu Tweak é descontinuado

O desenvolvimento do Ubuntu Tweak foi encerrado.

Quando você ver este artigo, o desenvolvimento do Ubuntu Tweak terá sido encerrado. Você pode ter recebido esta notícia através do Ubuntu Tweak Apps, que se apresenta assim:

Não importa o jeito que você recebeu a notícia, quero anunciar o mesmo: eu quero parar com o desenvolvimento e a manutenção do Ubuntu Tweak. Isto significa que você não poderá mais usar o "Apps" (já que ele é um serviço web), eu não vou mais responder nenhum aviso de bug e a última mudança será esta: suporte em cache para o APps, apenas disponível para o Ubuntu 12.10. Tão triste...

Você pode se perguntar porque eu tomei a decisão de parar com o Ubuntu Tweak. Eu posso escrever 10.000 palavras para descrever como eu comecei o projeto, como eu me sinto feliz com o projeto e como eu me sinto mal por este projeto. Mas eu quero dizer apenas uma coisa: se criar software livre não é mais livre, porque eu continuo fazendo isso?

Eu espero que você não esteja surpreso com minha decisão. Se sua reação for "ok" ou "legal", será o melhor apoio que você poderá me dar.

Muito obrigado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Cláudio Novais

Eu já comentei com o clcampos via Twitter sobre toda esta situação. Não se sabe mais do que o que é referido acima. No entanto pode-se deduzir certas coisas.

Reparem: a nova funcionalidade do Ubuntu-Tweak batia de frente com os interesses da Canonical, que quer ganhar dinheiro (não condeno o facto de querer ganhar dinheiro, pois ela está a desenvolver o Ubuntu para nós!) com a Central de Programas do Ubuntu. Essa funcionalidade permitia instalar os programas normalmente e ainda permitia escolher um PPA. ASsim o utilizador tinha a funcionalidade da Central de instalar via repositórios oficiais e depois se quisesse versões mais atualizadas só precisava de pôr um visto no repositório estável ou até no repositório instável (caso existisse).

Esta funcionalidade era extraordinária e acho que ela devia ser até um padrão na Central (com os devidos avisos relativos à instabilidade de utilização de PPAs).

Ora, por este facto, e por saber que o autor pertence ao grupo de membros Ubuntu, temo que isto tenha sido um confronto interno. Espero estar errado, acreditem, mas não me parece que esteja :(

clcampos

Concordo com você que a Canonical deve ganhar dinheiro, isso inclusive mantem a estabilidade da distro, concordo também que o aplicativo tinha funções que conflitavam com a Central de Programas do Ubuntu.

Mas espero mesmo que o autor não tenha sido coagido a encerrar seu desenvolvimento por conta disto. Como disse no twitter o Ubuntu Tweak ajudava os usuários e assim ajudava a manter boa base de Ubuntu's instalados.

Se conflita com a Central de Programas e o autor é Ubuntu Member então que o software fosse totalmente incorporado ao Ubuntu, e não descontinuado.

Também torço para que esteja errado e que sejam outros motivos que levaram ao encerramento do desenvolvimento do software.

E como nós dois já discutimos (também no twitter), o autor foi no mínimo infeliz na forma como informou a situação.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

garfo

Citarse criar software livre não é mais livre, porque eu continuo fazendo isso?

Claro descontentamento com os rumos que a Canonical vem dando ao Ubuntu. Uma pena.  :(

Eu já usei essa ferramentas várias vezes e era muito útil para dar uma limpada e reorganizada no sistema.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Sergio Benjamim

Citação de: garfo online 19 de Outubro de 2012, 12:58
Citarse criar software livre não é mais livre, porque eu continuo fazendo isso?

Claro descontentamento com os rumos que a Canonical vem dando ao Ubuntu. Uma pena.  :(

Eu já usei essa ferramentas várias vezes e era muito útil para dar uma limpada e reorganizada no sistema.

eu também achava muito prático, algumas (muitas) opções do Ubuntu Tweak não se encontra no sistema. Será que o cara largou mão do software livre de vez?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Beto Pinheiro

Excelente ferramenta para deixar o sistema limpo, inclusive removendo versão antiga de kernel!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

bmota

não teria alguma alternativa ao ubuntu tweak?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

adiaswin

acho que nao

e uma pena ter sido descotinuado sempre dava uma aparencia nova no sistema usando ele...
ubuntu 12.04

bmota

aeeeeeeeeeeeee, tem uma alternativa!!!!! vejam:
http://meupinguim.com/ailurus-alternativa-ubuntu-tweak/
só não sei se pega no 12.04/12.10
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

haereticus

caramba eu gosto deste tweak pena que foi descontinuado. Espero que mudem de ideia e retomem o programa.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Joseph

Não vai demorar muito para a Canonical se tornar parecida com a Microsoft, penso eu.

Creto

Gente, sou meio alienado para opinar sobre esse assunto, porém uma coisa me faz bater a cabeça, são boatos ou verdades?

Olha, nenhuma empresa vive sem dinheiro, por isso não seria injusto ganhar dinheiro pelo trabalho feito, porém com certa pitada de ética né mesmo?

T+

JoaoDamasceno.ufc

Andreson Goveia

Já existe um tópico relacionado a isso, estou unindo os dois.

Cláudio Novais

Pessoal, não querendo levar esta conversa para lado nenhum: porque acham que o OMGubuntu, que tem sempre notícias sobre tudo, não noticiou este acontecimento?

De relembrar que o OMGubuntu é dos blogs com mais ligação ao pessoal da Canonical que conheço.