Como instalar o Ubuntu 12.10 com EFI?

Iniciado por fajo, 18 de Outubro de 2012, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

fajo

Pessoal, já instalei 3x o ubuntu 12.10 64 bits no meu note e quando reinicia entra direto no Windows, sei que isso é devido ao tal do EFI, mas pelo que eu li, o grub do 12.10 já não deveria vir preparado pra isso?

Será que terei que desabilitar o EFI, reinstalar o Windows(noooooosssa, que trabalho!!!!), para ai então instalar o Ubuntu?

Se sim, vou ficar sem Ubuntu até o Windows dá algum pau pra formatar, infelizmente!!!

Senão, como instalar?

Valeu!!!!

adiaswin

ola bem se seu pc for um mac tente a isso para macs se nao for voce tera que desapilita-lo
ubuntu 12.04

nuno_nunes

Eu também tenho o mesmo problema no meu pc

deusdara

Olá

Se o seu laptop for Samsung 530U3C e NP700Z5C veja esta informação.

Installation

We have received reports that booting the Ubuntu installer in UEFI mode from a USB disk on certain Samsung laptops (530U3C, NP700Z5C) may trigger a firmware bug that renders the machine unbootable. While this bug has not been confirmed to affect Ubuntu 12.10, users are advised to use caution when installing on Samsung laptops and ensure that they are configured for legacy BIOS mode, not UEFI mode. (1040557)

https://wiki.ubuntu.com/QuantalQuetzal/ReleaseNotes/UbuntuDesktop#Upgrading

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

nuno_nunes

Eu tenho o mesmo problema que ele mas eu agora vou fazer um teste com um windows diferente do pc e com o esquema de partição em vez de GPT é em msdos

MauricioPJ

Eu instalei o Ubuntu 12.04 em um note da Dell 14R com windows 7 e tinha lido um artigo no Ubuntued sobre uma proteção contra instalação do ubuntu e que erá melhor fazer primeiro uma desfragmentação e fazer o particionamento pelo proprio windows e depois instalar o ubuntu, funcionou a agora pretendo instalar o ubuntu 12.10 mantendo a home
Atenciosamente,
Mauricio P Jesus
Ubuntu 10.10 ubuntu user #32824

fajo

CitarSe o seu laptop for Samsung 530U3C e NP700Z5C veja esta informação.

Não é Samsung, é Sony Vaio, mas o problema é o mesmo, EFI, pela dica, o que posso fazer é desabilitar o EFI para instalar o Ubuntu, mas, como disse, se fizer isso o Windows não inicia mais; e ai a dúvida, se instalar o Ubuntu com EFI desabilitado, o grub vai detectar o Windows, colocá-lo na listagem dos sistemas inicializáveis e poderei dar boot normalmente no Windows?