Problemas com Interface Gnome/Unity

Iniciado por Daavec, 11 de Outubro de 2012, 23:45

tópico anterior - próximo tópico

Daavec

É o seguinte. Para resolver um problema, tive que instalar a interface Gnome no meu Ubuntu 12.04. É que eu teria que ir em um menu que não sabia como chegava pelo Unity, ai instalei o Ubuntu, mas enfim..

O problema é que : quando voltei para o Unity, a barra lateral estava grande ( antes eu tinha a deixado menor ), e no menu Aparência, onde teria uma barrinha para diminuir o tamanho da barra, não tem nada do tipo ! Apenas a opção de mudar o papel de parede e o tema, nada de barrinha para diminuir o lançador lateral !
E agora quando entro na tela de escolha de usuário, não está mais com aquele visual do Unity, mesmo se eu escolhece o mesmo anteriormente, só entra a interface do Gnome na tela de usuário.

Quero meu Unity de volta ! do jeito que era antes de eu instalar o Gnome !

Será que alguém pode me ajudar POR FAVOR !

CitarInstalei o Gnome pelo terminal com:
sudo apt-get install gnome

Se for preciso desinstalar o Gnome para resolver o problema, eu desinstalo sem problemas ! ( basta voces me ensinarem como é que eu faço isso  :-X )

Hellhammer

Sim, você instalou o Gnome Classic pela Central de Programas?

Se sim, basta desinstalar ele, que essas pequenas discrepancias voltam ao normal. Mas pode ainda ser que quando instalou o Gnome ele tenha se desconfigurado, mas isso volta ao normal se você desinstala. Acho melhor desinstalar porque nem é útil se ter uma interface instalada que você não vai usar...

Para desinstalar, vá a Central, procure pelo Gnome e clique em desinstalar! E vá mostrando os avanços por aqui...

PS.: Depois de desinstalar o Gnome Classic e dar um reboot, se por um acaso ainda ficar estranho, abra o terminal (Ctrl Alt T) e execute o seguinte comando:

unity --reset

ou

sudo unity --reset.

Vale a pena usar o comando ate antes de desinstalar o Gnome.

jkmsjq

O que está habilitado não seria o Unity 2D?

Encerre a sessão.

Se quiser ir pelo Terminal (Ctrl + Alt + T) e digite

killall gnome-session

Dê <Enter>.

Antes de digitar a senha do usuário, clique na engrenagem que aparece na tela de login e veja se está habilitado Unity ou Unity 2D.

Se for o Unity 2D selecione o Unity e entre novamente no Ubuntu e vê se volta ao normal.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Daavec

:'( :'( :'( :'( :'( :'(

jkmsjq, executei o código e fui para a tela de login ( que está ainda com a aparncia zuada do Gnome ) Nada de Opção de diminuir a enorme barra lateral... :'(
E sim, eu botei a opção '' Ubuntu 2D '', mas mesmo após desinstalar o Gnome Desktop na Central de Apps, ele aparece lá como opção.

Bem, encontrei esse site que parece encinar como resolver meu problema:
http://askubuntu.com/questions/98222/uninstall-ubuntu-desktop-with-unity-gnome-etc

lá mandam executar um código para remover completamente o Gnome ( bem grande por sinal ).

e o que aparece no meu Terminal é:

CitarPacotes virtuais como 'banshee-extension-ubuntuonemusicstore' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gir1.2-dee-0.5' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gir1.2-indicate-0.6' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gir1.2-unity-4.0' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gnome-games-common' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gnome-mahjongg' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'gnome-utils-common' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libcdio-paranoia0' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libcdio10' não podem ser removidos
Note, a seleccionar 'libebook-1.2-12' em vez de 'libebook1.2-12'
Note, a seleccionar 'libecal-1.2-10' em vez de 'libecal1.2-10'
Note, a seleccionar 'libedataserver-1.2-15' em vez de 'libedataserver1.2-15'
Pacotes virtuais como 'libgail-3-common' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libgexiv2-0' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libgstfarsight0.10-0' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libminiupnpc5' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libnautilus-extension1' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libnux-1.0-common' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libsdl1.2debian-pulseaudio' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'libubuntuone-1.0-1' não podem ser removidos
Note, a seleccionar 'libubuntuone1.0-cil-dev' para a expressão regular 'libubuntuone1.0-cil'
Pacotes virtuais como 'libunity6' não podem ser removidos
Pacotes virtuais como 'python-farsight' não podem ser removidos
W: Duplicate sources.list entry http://archive.canonical.com/ubuntu/ precise/partner i386 Packages (/var/lib/apt/lists/archive.canonical.com_ubuntu_dists_precise_partner_binary-i386_Packages)
W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas
E: Impossível encontrar o pacote libcdio-cdda0
E: Impossível encontrar o pacote libdee-1.0-1
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libdee-1.0-1'
E: Impossível encontrar o pacote libgdata1.7-cil
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgdata1.7-cil'
E: Impossível encontrar o pacote libgmime-2.4-2
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgmime-2.4-2'
E: Impossível encontrar o pacote libgmime2.4-cil
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgmime2.4-cil'
E: Impossível encontrar o pacote libgssdp-1.0-2
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgssdp-1.0-2'
E: Impossível encontrar o pacote libgtkspell3-0
E: Impossível encontrar o pacote libgupnp-1.0-3
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgupnp-1.0-3'
E: Impossível encontrar o pacote libgupnp-igd-1.0-3
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libgupnp-igd-1.0-3'
E: Impossível encontrar o pacote libindicator3-6
E: Impossível encontrar o pacote libindicator6
E: Impossível encontrar o pacote libnux-1.0-0
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libnux-1.0-0'
E: Impossível encontrar o pacote libpoppler-glib6
E: Impossível encontrar o pacote libquvi0
E: Impossível encontrar o pacote libtelepathy-farsight0
E: Impossível encontrar o pacote libunity-core-4.0-4
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'libunity-core-4.0-4'
E: Impossível encontrar o pacote linux-headers-3.0.0-12
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'linux-headers-3.0.0-12'
E: Impossível encontrar o pacote linux-headers-3.0.0-12-generic
E: Não foi possível encontrar o pacote através da expressão regular 'linux-headers-3.0.0-12-generic'
E: Impossível encontrar o pacote python-papyon
E: Impossível encontrar o pacote telepathy-butterfly

Espero que alguém me ajude...

Daavec

Bem gente, lá tinha outro código para desinstalar o Gnome:
sudo apt-get --purge remove gnome-*

executei ele, ocorreu tudo bem no terminal e tal, mas com isso, piorei a situação...

Reiniciei o sistema e meu notebook não quer mais ligar ! Ele trava na tela onde Carrega com nome '' Ubuntu ''.

É, consegui detonar meu ubuntu apenas mudando a interface  :-[

Acho que vou ter que formatar o bicho com o pendrive bootável que eu tenho, com o Fedora 17...

Gente, não acredito que vou ter que formatar meu note....  :'( :'( :'(
Bye Bye Ubuntu..
Se não der certo, eu instalo o Ubuntu no pendrive de novo e mudo ..
Vamos ver no que isso vai dar galera.. :(

Hellhammer

O Ubuntu te da qualquer opção de configuração e talz, mas as vezes isso pode ser um problema...

Bom, se você tem o LiveCD ou o instalador no Pen Drive, rodando o Ubuntu em modo live poderia dar certo de reinstalar os arquivos que você perdeu... Na verdade você não pode apagar tudo que ha do gnome, ele é importante para rodar inclusive o Unity, o que você deveria ter feito e desinstalar apenas o pacote do gnome classic, que é o gnome-session-fallback, o pacote que você desinstalou na verdade pode ser um pacote importante.

A solução agora é executar o cd ou pen drive de instalação, e lá ele vai detectar que ja existe o Ubuntu instalado, e dentre outras opções, ele vai te dar uma opção que restaura a instalação. Não vai estar escrito "aqui restaura", mas ele vai dizer algo como "reinstalar o Ubuntu mantendo os aplicativos", ou algo assim. Isso é a solução final, mas dá certo e fica tudo zero.

Tente e nos diga o que acontece! ;)

jkmsjq

Cuidado quando for escolher a partição de instalar o Ubuntu (/) e não formatar a partição de arquivos (/home).

Hellhammer

Citação de: jkmsjq online 12 de Outubro de 2012, 20:05
Cuidado quando for escolher a partição de instalar o Ubuntu (/) e não formatar a partição de arquivos (/home).

Nossa, muito bem lembrado...

Selecione a / apenas para a instalação e de maneira nenhuma mexa no tamanho das partições... Lembre-se que ele deve apenas reinstalar o Ubuntu na /, a /home deve ficar intacta porque la estao suas configuarações e arquivos pessoais.

jkmsjq

Observação:

Se quiser fazer uma instalação um pouco mais limpa, tente o seguinte, mas com cuidado!

Abra no Nautilus sua pasta pessoal.

Pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + H (aparecerão os arquivos ocultos da pasta pessoal).

Selecione todas as pastas que comecem com um (.), exemplo, .adobe. Recomendo que não selecione apenas as pastas .mozilla e .thunderbird (caso o use). Como essas pastas ocultas são de configurações dos aplicativos, essas duas pastas destacadas, terão as configurações do browser e do gerenciado de email, por isso, sempre recomendo que não as delete-as.

As demais pode deletar. A não ser, que você utilize algum aplicativo específico e queira manter as configurações. Caso o contrário, delete-as.

Com isso, sua instalação ficará idêntica a uma nova 100% limpa, mas sem perder ou fazer back-up dos arquivos da pasta /home.

Daavec

Galera, o que eu tinha em mãos era o pendrive com o Fedora, que estou usando agora  :-\
Posso instalar o Ubuntu daqui a algum tempo, mas agora estou dando uma experimentada no Fedora 17  :P

O problema não teve jeito para mim, tive que formatar, como já devem ter percebido.

Sei que esse é um fórum especializado no Ubuntu, mas eu posso tirar alguma dúvida sobre outra distro aqui ?  :-[
É que este é o maior fórum que consegui tirar minhas dúvidas em relação ao Linux, e o pessoal daqui está sempre ajudando, por isso não queria deixar de usar esse fórum só por não estar usando o Ubuntu... :'(

Tota

Infelizmente não será possivel suporte ao Fedora neste fórum.

[]'s

jkmsjq

Sempre gostei do Fedora. Acho se não a melhor, mas uma das melhores distro GNU/Linux que já experimentei.

O ponto que me fez voltar definitivamente para Ubuntu, e assim me acostumar a ele, foi justamente a questão do fórum. Lá, os usuários não são tão receptivos com os novatos quanto aqui no Fórum e isso me desestimulou muito na continuação da utilização do Fedora.

Mas sinta-se a vontade para escolher qual distro melhor atende às suas necessidades.