Lançado Firefox 16

Iniciado por jkmsjq, 10 de Outubro de 2012, 15:57

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

A nova atualização do navegador Firefox chega hoje com grandes mudanças para desenvolvedores web que utilizam o browser, além de várias melhorias em seu suporte para HTML 5.

As implementações de código feitas no HTML 5 incluem animações, transições, valores de imagens, e muitas outras opções interativas em CSS 3, o que ajuda o Firefox a se manter competitivo com outros browsers atuais.

Outro recurso de destaque para desenvolvedores é a nova linha de comando do desenvolvedor, ela cria controles de teclado simplificados para a ferramenta de desenvolvimento do navegador.

Enquanto isso, o Firefox 16 para Android ganha o recurso "Reader Mode", que traz uma interface mais limpa, livre de publicidade, para que usuários possam ler e compartilhar seus artigos de maneira mais fácil.

FONTE: Info Exame
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

haereticus

E continua a mesma tartaruga.

Engraçado como a mozilla promete tanta coisa e no final das contas só uns 10% é implementado do prometido na versão, parece os politicos brasileiros. Gosto do firefox mais já era pra mim, só estou usando ele para abrir o AVA da faculdade que não abre no chrome.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

EwertonNascimento

Já atualizei o FF 16 no Kubuntu 12.04 de casa e o Xubuntu 12.04 do trampo diretamente dos repositorios oficiais.

No kubuntu deu problemas no flash precisei instalar manualmente para voltar a funcionar, agora no xubuntu não tive este problema.

jkmsjq

Citação de: EwertonNascimento online 10 de Outubro de 2012, 16:21
Já atualizei o FF 16 no Kubuntu 12.04 de casa e o Xubuntu 12.04 do trampo diretamente dos repositorios oficiais.

No kubuntu deu problemas no flash precisei instalar manualmente para voltar a funcionar, agora no xubuntu não tive este problema.

Aqui também a atualização foi via repositórios... aliás, como sempre, já que fujo das PPA.

Quanto ao flash, aqui no notebook, funcionou de primeira, sem problema nenhum.

adiaswin

ja atualizei

ate hoje quero entender como o monzila para o janelas e mais bonito que o do linux...

deixava os dois com a mesma aparencia pelo amor de deus.
ubuntu 12.04

jkmsjq

Citação de: adiaswin online 10 de Outubro de 2012, 16:33
ja atualizei

ate hoje quero entender como o monzila para o janelas e mais bonito que o do linux...

Provavelmente deve ser a integração do aplicativo junto ao sistema operacional...

Já tentou modificar o tema do firefox no Ubuntu?

adiaswin

nao na verdade deixei de usar o firefox

estava lento pra caramba na minha internet e olhe que sao 15 megas!
ubuntu 12.04

Sergio Benjamim

Citação de: adiaswin online 10 de Outubro de 2012, 16:33
ja atualizei

Realmente, ele é mais bonitinho no janelas mesmo... ele é muito quadrado no Linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

tizé das coives

Acho que ainda nao chega perto do Chrome

jkmsjq

Complementando informações a respeito do novo Firefox:

A Mozilla disponibilizou a versão 16 do Firefox no canal estável de distribuição do navegador, tendo como destaque sua nova barra (Developer Toolbar) e linha de comando (Command Line) para desenvolvedores. A nova barra de ferramentas, quando exibida, permanece na parte inferior da janela do navegador e devota grande parte de seu espaço para a linha de comando que foi desenvolvida para oferecer acesso rápido, e voltado para o teclado, para muitos dos recursos de desenvolvedores no Firefox.

Por exemplo, o comando resize on ativa o modo de teste web adaptativo, já o comando resize to 320 240 ativa-o e configura a saída para o tamanho de 320 por 240. Alguns dos comandos disponíveis são inspect para visualizar nós no inspetor, cookie para manipular cookies, console para controlar o console web, bdg para controlar o depurador, restart para reiniciar o navegador, tilt para obter uma visualização 3D da página, e adon para habilitar ou desabilitar extensões. console, inspetor e depurador. Uma entrada no blog da Mozilla discute a barra de ferramentas em detalhes e o vídeo a seguir exibe a Toolbar em ação.

O Firefox 16 também introduzo o suporte inicial para aplicativos web chromeless. Desenvolvedores podem usar essa funcionalidade para construir versões de seus sites web que executam em suas próprias janelas e relembram aplicativos nativos. Esses aplicativos são desenvolvidos para que estejam prontos para distribuição no Mozilla Marketplace, a vindoura loja de aplicativos HTML5/JavaScript que deve ser lançado juntamente com o Firefox OS.

Os desenvolvedores também melhoraram o JavaScript no Firefox ao suportar coleta de lixo em incrementos (incremental garbage collection) que deve melhorar o tempo de resposta de aplicativos web rodando no navegador. Animações, Transições e Transformações do CSS3 tiveram todos seus prefixos -mozila- removidos já que agora são recursos estáveis do CSS. No Mac OS X foi também acrescentado o suporte preliminar ao leitor de tela VoiceOver.

A versão móvel do navegador para Android inclui um novo recurso Reader Mode que apresenta o que a Mozilla definiu como "uma forma agradável e livre de distrações para ler conteúdo online" ao reformatar páginas web e remover anúncios e propaganda. Isso otimiza páginas com muito texto em telas pequenas, tornando-as mais fáceis de ler. O novo modo pode ser ativado selecionando o ícone de livro próximo ao campo de entrada de URL.

Além disso, a versão móvel do Firefox agora suporte mais dispositivos ao introduzir a habilidade de ser executado na antiga arquitetura do processador ARMv6; antes o navegador móvel só suportava hardware com um CPU ARMv7. Uma lista de dispositivos que foram testados e considerados compatíveis com o navegador está disponível no site Firefox Mobile.

A atualização para o software móvel também acrescentou um novo item de menu "Share" que pode enviar abas para outros dispositivos através do Firefox Sync. Além disso, URLs tel:, que podem danificar smartphones, não serão mais processadas, mas não está claro se isso implica em bloquear códigos específicos ou todas as URLs tel:.

Mais detalhes sobre as mudanças nas versões do Firefox, incluindo uma lista de correções e problemas conhecidos, podem ser encontrados nas notas de lançamento. O Firefox 16 está disponível para download para Windows, Mac OS X e Linux no site do projeto. O código-fonte e os binários do Firefox são disponibilizados sob a Mozilla Public Licence 2.0. O Firefox for Android 16 está disponível na loja Google Play.

FONTE: Linux Magazine OnLine

Cláudio Novais

Atenção voltem a atualizar o vosso Ubuntu!! O Firefox 16.0 foi publicado com uma falha de segurança e durante o dia de hoje o problema foi resolvido. Relativamente à falha de segurança, podem saber mais aqui:

Depois da atualização, vocês devem ter o Firefox 16.0.1. Confirmem!

Sergio Benjamim

Citação de: Cláudio Novais online 11 de Outubro de 2012, 18:22
Atenção voltem a atualizar o vosso Ubuntu!! O Firefox 16.0 foi publicado com uma falha de segurança e durante o dia de hoje o problema foi resolvido. Relativamente à falha de segurança, podem saber mais aqui:

Depois da atualização, vocês devem ter o Firefox 16.0.1. Confirmem!

Firefox sempre tem uma atualização importante na versão XX.0.1, logo um dia depois do lançamento, hahahaha

É sempre bom esperar um tempo para atualizar, pq vc sabe q vai ter "reatualização"
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

JFMMão de Ferro

Caros colegas

Acabei de receber ás 08:48 hora do Açores a actualização do Firefox para 16.0.1

JFMMF

Creto

Citação de: tizé das coives online 11 de Outubro de 2012, 09:42
Acho que ainda nao chega perto do Chrome
Bem pelo meu ponto de vista ele realmente não chega perto mesmo pois mesmo estando em versão 16 e o chrome em sei lá qual este último tem um defeito tão grandioso que está anos luz atrás do FF (no chrome ou chromium) não se pode configurar páginas para impressão (mudar margens e etc.)

Realmente você tem toda a razão!

T+

Beto Pinheiro

Toda vez que tem uma atualização do FF, eu tenho que recadastrar meu acesso no internet banking do BB. E não vejo melhoras, como disseram, - chrome/chromium é muito melhor!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski