Audio em tempo real no Ubuntu 12.04 LTS?

Iniciado por Hellhammer, 10 de Outubro de 2012, 08:07

tópico anterior - próximo tópico

Hellhammer

Olá! Já pesquisei bastante no Google, e inclusive aqui no forum, mas não achei a resposta para essa duvida:

Eu toco guitarra, e uso o pc principalmente para fazer gravações, usando o Audacity. No janelas, eu conseguia configurar a driver de som para que qualquer sinal que entrasse no microfone ficasse ativo todo o tempo, de modo que eu poderia gravar ouvindo instantaneamente o que eu estava tocando, poderia abrir uma chamada de voz pelo MSN, e mostrar o que eu estava tocando para algum contato, ou simplesmente ficar tocando enquanto eu fazia qualquer outra coisa, de maneira bem simples e prática. Eu tenho uma placa de som Intel, que já vem integrada, a de modelo mais simples, que é a Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 01). Nesses dias eu usava um driver da Realtek, não me lembro qual versão.

No Ubuntu eu ainda não consegui isso. Meu microfone está ativo, continuo fazendo minhas gravações, mas para ouvir o que estou tocando, tenho que ativar a opção para isso no Audacity, que quebra o galho, mas nao é o ideal. Enquanto usei o Janelas, nunca precisei deixar essa opção ativa, já que eu tinha esse retorno o tempo todo. Essa opção da uma pequena latência também, muito pouca mas chega a me incomodar.

O driver que uso no momento é algum driver genérico instalado automaticamente pelo Ubuntu. Eu não sei exatamente, mas suspeito que meu problema seja o driver, já que tenho certeza que ativei essa opção no meu driver passado da Realtek. O driver generico do Ubuntu tem funcionado muito bem, só nao me dá essa opção nas configurações.

Existe um opção: usar o JackConnection, mas não é prático, e acaba ferrando com o funcionamento do Audacity. Não gostaria que a solução dependesse de baixar um programa, tem que configura-lo e abri-lo sempre, já que antes nunca precisei disso.

Alguém tem alguma idéia? Desde já agradeço!

jkmsjq

Já tentou o seguinte:

Menu Editar --> Preferências --> Opção Gravação --> Selecionar "Software Playthrough: Ouvir enquanto grava ou monitoriza uma nova faixa" e a opção mais abaixo "Gravação ativada por som"
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Hellhammer

Citação de: jkmsjq online 10 de Outubro de 2012, 15:33
Já tentou o seguinte:

Menu Editar --> Preferências --> Opção Gravação --> Selecionar "Software Playthrough: Ouvir enquanto grava ou monitoriza uma nova faixa" e a opção mais abaixo "Gravação ativada por som"

Sim, antes de instalar o jack2d eu estava usando dessa maneira, mas não é o ideal. Agora consegui fazer trabalhar o jack2d junto com o Audacity, de forma que não estou tendo uma grande latência, e o jack2d também deixa o microfone sempre ativado, mas nesse caso eu não posso usar o Firefox para ouvir musica. O que eu queria era tudo isso mais simples e integrado, e acho que a solução seria instalar o driver de som da Realtek, mas acho que não existe para o Linux, as pesquisas que fiz até deram um resultado ou outro, mas eram falsos positivos. Na interface do driver Realtek se tem a opção de microfone sempre ativado, e eu poderia usar o microfone em qualquer situação, e sem ter que recorrer a nenhum programa. Mas mesmo assim, muito obrigado!

Hellhammer

Ate consegui o driver de som Realtek, mas além de eu não entender muito bem de instalação de drivers no Linux (por conta de ter que mexer no kernel e coisas assim), acho meio arriscado instalar e dar mau funcionamento, e mesmo que não, essa versão para Linux pode não ter a funcionalidade que a versão do Janela$ tinha.