Autor Tópico: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto  (Lida 163911 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #60 Online: 31 de Agosto de 2012, 16:15 »
esperando para abrir o tópico de votação.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #61 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:31 »
Excesso de formatação é muito vago e subjetivo.

Foi justamente isso que questionei logo no começo do post:

[...] com excesso de formatação de texto fora do padrão do forum

Uma questão de ordem:

Poderia alguém me elucidar, clarear minha compreensão, a respeito de como saber o que é "formatação de texto fora do padrão do fórum"?

Porque assim fica excessivamente subjetivo e, provavelmente, criará polêmica nessa subjetividade.

Se puderem ser mais claros, a administração ou os moderadores, agradeço!

jkmsjq

Nada melhor que uma regra clara e objetiva para garantir a isonomia dos usuários.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #62 Online: 31 de Agosto de 2012, 19:04 »
Quanto mais se mexe, mais complica, pessoalmente, não sou contra escrever tudo com verde ou outra cor que dê para ler. Tudo isso começou com aquelas letras grandes demais, coloridas demais etc. prejudicando a leitura em telas móveis(pequenas) e poluindo o visual.Engraçado que me lembrei de uma criança que usou o meu pc, AMSN e começou escrevendo com umas fontes que imitavam garranchos e tudo descendo a linha, hehehe.
Vamos ver como os colegas Administradores se posicionam.
Usuário Linux- 449417

Willder

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #63 Online: 31 de Agosto de 2012, 19:11 »
Quanto mais se mexe, mais complica, pessoalmente, não sou contra escrever tudo com verde ou outra cor que dê para ler. Tudo isso começou com aquelas letras grandes demais, coloridas demais etc. prejudicando a leitura em telas móveis(pequenas) e poluindo o visual.Engraçado que me lembrei de uma criança que usou o meu pc, AMSN e começou escrevendo com umas fontes que imitavam garranchos e tudo descendo a linha, hehehe.
Vamos ver como os colegas Administradores se posicionam.
+1
Continuo achando que excesso de formatação se referia ao tamanho+cor da letra, mas se vocês gostam de mensagens like Restart, que façam essa votação.
E continuo achando isso, excesso de formatação: tamanho+cor da letra.

Edit:
Talvez, o agente100gelo tenha errado ao dar seu entendimento sobre a nova regra:

Infelizmente algumas decisões tem que subjetivas mas não podemos ficar inertes a um tipo de ação que está incomodando muitos os usuários do fórum.

Entendo eu que o uso da formatação fora do padrão deveria ser usada apenas em títulos e pra destacar alguma frase importante (ou mesmo um parágrafo).

Um negrito e um sublinhado também fogem do padrão.
E assim, esse tutorial do galactus também seria fora do padrão, mas é justamente fugir dele que deixa o tutorial claro e organizado, e isso foi citado no tópico que incentivou a mudança da regra. E, por falar nele, o criador do tópico deixou claro que falava estava falando disto aqui, e inclusive membros da equipe falaram que o texto grande que incomoda, etc etc.

Não estou criticando, apenas acho o que o Ioca100 disse está correto, quanto mais mexe, mais complica.

Qual é pessoal, vamos ser mais flexíveis no nosso entendimento e usar o bom senso, uma regra que seja criada para que Trolls não atrapalhem a Comunidade mas do modo sugerido a própria regra que vai atrapalhar.

Sou contra mensagens inteiras em cores diferentes, mas não é isso que chega a atrapalhar.

Em todo caso, eu era usuário do fórum do contra Fórum do Baboo verifiquei a regra que usam quanto a isso:
Citar
1.5 Moderação - Para evitar que o conteúdo das mensagens postadas não se transformem numa mistura confusa de fontes e cores o Fórum do BABOO possui uma série de procedimentos de exclusão sumária de tópicos, mensagens, assinaturas e avatares. Evite escrever em cores berrantes, negrito/itálico ou caixa alto, isso na internet significa pela ordem que você está alucinado, nervoso ou berrando.
Grifos feitos por mim.

Eu estava digitando um tutorial para o fórum e acabei desistindo por hora, vou esperar isso ser resolvido primeiro mas continuo achando que talvez o melhor mesmo fosse o uso do bom senso, por parte dos usuários e dos Administradores/Moderadores.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 01:00 por Willder »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #64 Online: 01 de Setembro de 2012, 08:27 »
Quando falei negrito e sublinhado, falava de uma porcentagem grande do texto.
Imagina o usuário colocar um texto todo em negrito e sublinhado.
No texto citado do Galactus, está sendo usado de forma comedida para diferenciar as seções/ações.

Podem sugerir um texto claro que tire margem a "subjetividade", não há problema. Desde de que não seja demasiadamente longo.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #65 Online: 01 de Setembro de 2012, 08:53 »
Já repararam nos tópicos que foram para a quarentena, com base nessa mudança? Não parece. Outra coisa, um tópico pode ir e voltar.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #66 Online: 01 de Setembro de 2012, 09:00 »
Eu estava digitando um tutorial para o fórum e acabei desistindo por hora, vou esperar isso ser resolvido primeiro mas continuo achando que talvez o melhor mesmo fosse o uso do bom senso, por parte dos usuários e dos Administradores/Moderadores.

Concordo com você mas aí entra a "subjetividade" dada a Equipe.

Já repararam nos tópicos que foram para a quarentena, com base nessa mudança? Não parece. Outra coisa, um tópico pode ir e voltar.

Pois é. Nós não simplesmente apagamos tópicos como em outros fóruns. Enviamos para uma seção chamada "quarentena". Se houver erro/excesso basta denunciar que o tópico pode voltar a ser aberto.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #67 Online: 01 de Setembro de 2012, 09:39 »
Outro tópico com estilos de formatação:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57561.0.html

É um tutorial.

Ao meu ver não há nada de errado aí, mas se ficarmos excessivamente criando detalhes sobre uma regra, pode acabar transformando tópicos como esse, fora das regras.

Sei que tópicos antigos que por um acaso fiquem fora das novas regras não são "punidos", pois foram feitos com base em outras regras, portanto regras novas não retroagem.

Mas isso é só um exemplo de que em certas circunstâncias as formatações ajudam na compreensão do que é dito, principalmente em Tutoriais.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #68 Online: 01 de Setembro de 2012, 12:35 »
Já que o tópico tá rendendo, vou enumerar um exemplo de regra sobre formatação que do meu ponto de vista ficaria mais claro e ajudaria:

1- Excluir as cores difíceis de ler (amarelo e companhia) e deixar apenas as que são de fácil leitura (preto, azul e companhia);
2- O texto principal deve ser de apenas uma cor, sem negrito, itálico ou sublinhado;
3- O texto principal pode conter palavras-chave em cor diferente do texto principal, em negrito, itálico ou sublinhado;
4- A fonte do texto principal deve ser a padrão;
5- A fonte das palavras-chave pode ser diferente da fonte padrão;

Obs.: alguém sabe se o item 1 num pode ser diretamente alterado no site? Por exemplo, exluir a possibilidade de escolher as cores ruins de ver?

O modelo de questionário do abdo foi bastante pertinente, sou a favor de um desses aqui no fórum.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #69 Online: 01 de Setembro de 2012, 14:11 »
Mesmo sem verificar se é viável tecnicamente, não vejo sentido em excluir algumas cores e deixar outras, só porque hoje o fundo é bege. A regra em si eu achei demasiadamente longa, sem acrescentar valor (fora permitir algumas cores para todo o texto).

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #70 Online: 01 de Setembro de 2012, 15:11 »
Mesmo sem verificar se é viável tecnicamente, não vejo sentido em excluir algumas cores e deixar outras, só porque hoje o fundo é bege. A regra em si eu achei demasiadamente longa, sem acrescentar valor (fora permitir algumas cores para todo o texto).

boas Irtigor

Não é o caso apenas de se permitir algumas cores para todo o texto. Trata-se de deixar a regra clara e objetiva de modo que os administradores/moderadores possam excercer a moderação claramente, sem levar em consideração seu gosto pessoal, ou seja, não ser subjetivo em seu julgamento.

Até porque hoje no meu entender é permitido postar mensagens toda em negrito, ou toda em sublinhado, ou toda em italico, ou toda em cor de rosa etc... etc... etc pois no meu conceito um tipo de formatação não caracteriza excesso de formatação, mas aí vai um dos administradores/moderadores e entende que é excesso sim.

E neste caso vamos discutir uma eternidade e mais seis meses e teremos um monte de usuários a favor de um conceito e outros tantos a favor do outro conceito.



« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 16:01 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Willder

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #71 Online: 01 de Setembro de 2012, 17:34 »
Quando falei negrito e sublinhado, falava de uma porcentagem grande do texto.
Imagina o usuário colocar um texto todo em negrito e sublinhado.
No texto citado do Galactus, está sendo usado de forma comedida para diferenciar as seções/ações.

Podem sugerir um texto claro que tire margem a "subjetividade", não há problema. Desde de que não seja demasiadamente longo.
Concordo com você mas aí entra a "subjetividade" dada a Equipe.

Pois é. Nós não simplesmente apagamos tópicos como em outros fóruns. Enviamos para uma seção chamada "quarentena". Se houver erro/excesso basta denunciar que o tópico pode voltar a ser aberto.
Eu sei agente, apenas não quero que a regra atrapalhe o Fórum, tenho por base usuários novatos que em geral quase nunca olham as regras, e o mesmo postando em preto itálico ou azul não estaria, de fato, atrapalhando o fórum, visto que a reclamação estava em torno do uso de várias cores junto com uma fonte demasiada grande.

irtigor, não sei há quantas anda aquele fórum, mas lembro-me que os tópicos não eram simplesmente apagados. Lembro que com a regra que aparentemente ainda é a mesma vigente, alguns postavam em preto, outros em azul, e quando chegou um engraçadinho postando em amarelo, ele não teve os tópicos apagados e sim - segundo a moderação - recebeu um alerta, pois era bem difícil ler o texto amarelo.

Nesse caso, na minha opinião as mensagens aqui que fossem postadas desse modo deveriam levar a uma advertência, e não é ajudar o fórum encher ele regras por causa de uma pessoa ou duas que postavam daquele modo.

Eu não sei quanto a vocês, mas acho a Quarentena tão pesada quanto uma Exclusão, sempre temi ela  ;D

Tendo por base uma regra que proibisse o uso de mensagens em uma cor de difícil visualização, o abdo poderia chegar aqui hoje escrevendo em verde+itálico, e a Moderação enviaria uma MP:

Citar
amigão, não tá legal suas mensagens em verde+itálico, tive de selecionar o texto para ler. Isso é contra as regras do fórum e, no caso de desacato contínuo da mesma, as mensagens passarão a ser Excluídas mandadas para a Quarentena.

Queremos que continue postando e fazendo parte da Comunidade,
Fique atento as regras,
Grato pela compreensão
Simples e claro, não há margem para erros e segunda interpretações: Não queremos um fórum like Restart, mas queremos a contribuição de todos e a elaboração de tutorias bem explicados, usando-se de grande formatação: itálico para avisos, negrito para advertências... como o tutorial do galactus.

Edit:
Por falar em advertência, uma ou duas MPs talvez teriam bastado para evitar que a regra fosse modificada e tudo isso aqui fosse evitado.
Se metade da galera que está batendo na tecla do "quero pôr a cor da minha camiseta nos meus posts" se preocupasse em dar suporte (que este é o objetivo, aqui) a comunidade ganharia bastante...
+1

Edit2:
P.S.: O tutorial que eu falei acima apenas está sendo feito, eu uso as opções de formatação do fórum direto no documento de texto, mas o tutorial vai demorar um pouco para ficar pronto, estou buscando mais coisas para deixar ele mais completo. Eu poderia deixar a formatação para depois, mas como ele é grande já vou deixando pronto o que escrevo...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 01:44 por Willder »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #72 Online: 01 de Setembro de 2012, 18:04 »
Como esses assuntos rendem na comunidade ne? ;D

E escrever de tras para frente em negrito italico e sublinhado pode?

?oirartnoc oa revercse edoP

!!!murof o ranodnaba uov redup oan eS

Agora e so pegar um espelho e colocar na frente do monitor e ler!!! Abraço ao grande Leonardo da Vinci!!!!!

Pode isso Arnaldo? ;D
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 18:06 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Willder

  • Visitante
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #73 Online: 01 de Setembro de 2012, 18:17 »
?oirartnoc oa revercse edoP

!!!murof o ranodnaba uov redup oan eS
Não há nada que impeça que você escreva ao contrário, até que por ventura decidam que isso deve levar para uma votação para impedir que faça uso de forma indiscriminada da prática que por ventura pode deixar confuso os que aqui chegam e não entendem porque você escreve assim.

Portanto deve ficar claro por votação, e por uma regra que não permita segunda interpretação, de que sim, você pode escrever ?oirartnoc oa

Offline itamaratento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • http://www.omgubuntu.co.uk/
Re: Mudanças na regras - Restrição ao excesso de formatação de texto
« Resposta #74 Online: 01 de Setembro de 2012, 18:23 »
eu naum tenho preconceito ::) ::) ::)
Qual eh Opinião dos ADMIN???

att;

ramati   rehcsub