Autor Tópico: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )  (Lida 5440 vezes)

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Online: 04 de Abril de 2012, 10:13 »
Ola bom dia a todos,

Uma curiosidade minha:

Vamos supor que eu compro uma maquina nova, standard, com o Win 7 Starter. Mas como eu deixei de ser um amigo fiel do Tio Bill eu troquei o Win 7 pelo Ubuntu.

Vamos supor também que me acontece um pequeno problema como por exemplo o do amigo @Hildo em que o LED da webcam não apaga de jeito nenhum como ele descreveu neste tópico.

Porém, ao contrario do amigo @Hildo eu não tenho paciencia para isso e levo de volta o computador á loja e faço jogar a garantia ....

Eles teem o direito de dizer que o problema é do Gnu/Linux ? E que tenho de mudar para o windows ? Ou são obrigados a reparar o problema ?

Eu não estou com esse problema mas sou bastante curioso e gosto de saber esse tipo de coisas....

Alguem já passou por isso ? Alguem sabe o que diz a lei sobre isso ?

Obrigado por me matarem a curiosidade

Abs

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2012, 10:16 »
Isto varia de loja pra loja.

Mais na medida que o é constatado problema de hardware eles são obrigados a reparar, se for constatado má configuração, formatação e instalação de outro S.O errado, ou qualquer problema até de instalação de um programa ou jogo que tenha danificado algo eles não tem obrigação.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2012, 10:34 »
Entendo, mas temos como argumentar se por exemplo eles ligarem o PC á nossa frente na loja e verem que temos o Ubuntu no lugar do Win 7 ?

O que quero dizer é que muitas vezes eles não se querem dar ao trabalho de nada. E depois verificam que temos o Ubuntu, aproveitam para nos "mandarem" á cara que não deveriamos ter mudado, e que a garantia não cobre a mudança de SO.

Eles teem o direito de recusar com base da mudança de SO ? Ou estamos no direito de contra-argumentar e dizer que é um problema de hardware e que para efeitos de garantia o SO não tem nada a ver ?

Entende o que quero dizer ?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2012, 10:41 »
Houve um debate se venda de hardware + sistema operacional seria venda casada (o que violaria o Código de Defesa do Consumidor). Tem-se decidido que não, que assim como uma montadora pode escolher o motor de um carro, uma fabricante de micro pode escolher o SO. O cliente é que aceita.

Se na garantia houver uma restrição à troca de SO, acredito que seja difícil forçar a garantia, principalmente em artefafos que fica complicado saber se o problema é de hardware ou software.

De qualquer forma é uma decisão muito difícil se chegar até a justiça. Não existe uma resposta jurídica exata para o caso.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2012, 10:46 »
a Dell deixa você fazer o que quiser com o computador...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2012, 10:49 »
Hmmm, bem me parecia que era um assunto com alguma " Polémica ". Obrigado por me matarem a curiosidade. estava curioso em saber sobre essa parte da " venda casada ".

Abs

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2012, 11:07 »
A HP também não olha muita coisa, eu mesmo mandei um notebook pra autorizada e quando voltou estava 100% formatado e com Windows 7 instalado e olha que foi erro de software, instalação do dono da máquina que fez besteira lá instalando várias coisas e corrompeu o sistema.

Eles nem reclamaram, formataram, botaram o win7 e enviaram de volta.

É o que digo varia de loja para loja.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2012, 11:11 »
As fábricas tendem a tentar solucionar. Sabem que uma briga na justiça custa alto pra eles.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2012, 11:14 »
Lojas jamais dão suporte (garantia) a software. Isso é fato conclusivo.

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2012, 11:22 »
Lojas jamais dão suporte (garantia) a software. Isso é fato conclusivo.

Se vendem com software livre, utilizando redução de impostos, são obrigadas.
Aí o que fazem: usam distros bombas para que o usuário migre para o Piratex e não precisem ter um call center.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2012, 11:36 »
Maioria das máquinas sai com o starter edition da loja (eca)
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2012, 11:42 »
Pelo que sei, se remover o Windows do computador durante o tempo de garantia, perde-se a garantia. Ou seja, o cara do conserto pode fazer vista grossa se você levar o computador com um sistema operacional diferente (Linux). Se vão consertar ou não, aí depende (da loja, se a garantia cobre outros SOs, se o computador veio com algum Satux da vida, se o cara do conserto sabe o que é Linux, etc.)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2012, 11:44 »
Maioria das máquinas sai com o starter edition da loja (eca)

Até que é usável. O problema maior é a troca de papel de parede e dos temas, mas isso pode ser facilmente resolvido com softwares de terceiros. Mas para um uso mais "agradável", um Home Basic pra cima é ideal.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2012, 11:53 »
Para um usuário iniciante sim sou de acordo que o home basic é o ideal. Porém a nivel pessoal acho que deveria ser obrigatório no minimo a partir do home premium.

Por outro lado, é bom para o Apache. Quem não souber que o IIS só está disponivel no home premium o cara baixa o Apache e o IIS perde mais um cliente.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Gnu/Linux Vs Garantia de Fabrica ( Curiosidade )
« Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2012, 12:25 »
Para um usuário iniciante sim sou de acordo que o home basic é o ideal. Porém a nivel pessoal acho que deveria ser obrigatório no minimo a partir do home premium.

Por outro lado, é bom para o Apache. Quem não souber que o IIS só está disponivel no home premium o cara baixa o Apache e o IIS perde mais um cliente.

Se a máquina é pra servidor, então é melhor ir no site da Microsoft e comprar o Windows 7 professional ou algo similar. Esses computadores vendidos em lojas são mirados para consumidores normais, que vão usar o SO em coisas básicas, por isso vir com Windows basic, starter e afins (além do fator preço. Observe que esses com starter/basic/linux são os mais baratos, enquanto os que vêm com home premium são os mais caros, isso se deve porque a licença do Windows OEM já vem embutida neles).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"