Autor Tópico: Pq tanta reclamação  (Lida 10492 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Pq tanta reclamação
« Online: 17 de Outubro de 2011, 19:41 »
Desde que comecei com o ubuntu 8.04 vejo a mesma historia se repetindo à cada novo lançamento. :-\
Reclamações daqui, chiadeira dali, zun-zun-zun dali! :'(
P/ não ser mais um lamentador adotei uma tatica simples no meu deskop:
1-mantenho uma versão lts como distro principal que troco a cada 2 anos 8)
2-criei uma partição p/ instalar e testar cada novo lançamento e até mesmo outras distros, mas sempre mantendo a versão lts intacta :D
3-criei uma partição de bkp onde salvo todos meus arkivos ;D
Pronto: meus problemas acabram! ;)

 

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:11 »
Desde que comecei com o ubuntu 8.04 vejo a mesma historia se repetindo à cada novo lançamento. :-\
Reclamações daqui, chiadeira dali, zun-zun-zun dali! :'(
P/ não ser mais um lamentador adotei uma tatica simples no meu deskop:
1-mantenho uma versão lts como distro principal que troco a cada 2 anos 8)
2-criei uma partição p/ instalar e testar cada novo lançamento e até mesmo outras distros, mas sempre mantendo a versão lts intacta :D
3-criei uma partição de bkp onde salvo todos meus arkivos ;D
Pronto: meus problemas acabram! ;)

 

Vou  seguir o caminho sugerido, valeu.
Usuário Linux- 449417

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:20 »
o pessoal tem reclamado mais nesse lançamento, e aparentemente um dos culpado é o gnome 3.
ao invés de sair atualizando logo apos o lançamento, deveriam primeiro testar numa vm, avaliar se atende suas necessidades e se gostam e só depois atualizar.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:33 »
Sabe por quê? Porque ainda existe aquela velha mania de se atualizar de uma versão anterior - ou pior ainda, de se instalar pelo famigerado Wubi.
Faça uma instalação limpa, com a ISO do Alternate Version... e seja feliz :)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:34 »
Parabéns pelo tópico.

Muito boa sua solução.

Mas muitas reclamações acontecem por atualizar sem nem pensar que pode ter algum problema.

Parabéns apoio a solução.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:15 »
Tem muita desinformação, vejo aqui muitos surpresos ao instalar o Ubuntu 11.10 que ele não vem com o modo clássico e isso já foi dito há séculos, ainda quando o Ubuntu 11.04 era a versão do momento e o desenvolvimento do Ubuntu 11.10 estava dando seu pontapé inicial.

Para mim é assim:

1 - Mudou de gnome2 para gnome3, então o bom senso manda pelo menos desta vez fazer uma instalação limpa da versão 11.10 para evitar maiores conflitos que uma atualização pode não ser capaz de resolver. Outro coisa também é que muito lixo, arquivos sem função, do gnome2 podem ficar no sistema que foi atualizado.

2 - Gnome 3 ainda em franco desenvolvimento e portanto faltam funcionalidades, até básicas, a esta nova versão do Gnome.

3 - Muitos aplicativos fora dos repositórios, os .deb de terceiros, podem ter sido criados para aquela versão específica do Ubuntu e não um .deb genérico e como esta versão acabou de ser lançada, tem-se que dar um tempo para os desenvolvedores criarem outros .deb agora sim para a nova versão, enfim ter paciência.

4- A desinformação, muitos falam que determinados programas não são mais encontrados no central de programas, synaptic, apt-get, etc. Esta é a mais estranha de todas as queixas, pois em versões anteriores do Ubuntu programas do tipo java da sun, adobe reader, etc, só instalavam a partir da ativação do repositório parceiros (partner) que por padrão vem desabilitado. Ô povo de memória fraca... Antes que me joguem pedra, sim, eu sei que agora o java da sun não está mais nos repositórios parceiros como antes, agora só através de ppa.

5 - Não ter pressa. Aqueles que não suportam instabilidades devem fazer como alguns usuários renomados deste fórum e experientes falam, é melhor esperar 1 a 2 meses antes de instalarem a versão que acabou de ser lançada se vocês não suportam instabilidades. Ou até mesmo só usar versões LTS.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 21:20 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

clodoaldops

  • Visitante
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:19 »
linuser104, concordo plenamente qdo  vc diz que a "desinformação" é a causa basica de tudo isso.
Como em tudo nesta vida estar bem informado é fundamental p/ não entrar em fria.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2011, 21:20 »
O Ubuntu Mini resolve essa questão do GNOME tradicional, como já falei em outro tópico. Instala ele e depois

sudo apt-get install gdm

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2011, 22:18 »
Eu também sigo a tática da cautela, para produção só instalo uma versão nova no mínimo dois meses depois já que nem sempre tenho tempo de ficar tentando resolver problemas.

Dessa vez fiz diferente, instalei a versão nova 11.10 para testar o Unity junto com o Gnome 3, mas numa partição diferente do meu sistema padrão que continua a ser o Ubuntu 10.04 LTS.

As queixas nem sempre tem que ser vistas como algo negativo, se o sujeito postar educadamente suas impressões e problemas que enfrentou pode a partir daí incentivar que outros que estejam passando pelos mesmos problemas postem relatando para ficar comprovado que não se trata de um problema isolado, assim cria-se uma onda que pode ser levada por pessoas responsáveis pelos canais oficiais da distribuição e chegar aos desenvolvedores, ou seja, quem reclama acaba de certa forma ajudando também.

Enfim, na minha opinião críticas construtivas sempre serão bem vindas,mas discordo de críticas que tem apenas o intuito de denegrir vindas de pessoas que não tem o menor interesse real em usar de fato a plataforma.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2011, 05:07 »
No meu ubuntu com com gdm tem a opção do gnome classico, só que não provei ainda.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2011, 06:43 »
No meu ubuntu com com gdm tem a opção do gnome classico, só que não provei ainda.
Se tiver de alterar para gdm: sudo dpkg-reconfigure gdm
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:47 »
versão lts não garante nada em termos de estabilidade, eu experimentei todas as versões do ubuntu desde a 6.06 e todas, inclusive as lts, apresentaram problemas. Essa história de lts é lenda, não garante coisa nenhuma, logo, esperar 1 ou meses também não garante nada.
Avaliar sistema pelo virtualbox também não adianta muita coisa, rodar bem dentro de um software é muito diferente de rodar bem no hardware.
O que esperam q as pessoas façam qdo se deparam com problemas? Que agradeçam? É claro q vão reclamar, ué, e acho isso ótimo, só assim as os desenvolvedores podem saber o q está errado e consertar, se ngm reclamar os problemas se perpetuam.
Pra q essa correria de lançar a cada 6 meses? Se o sistema só mostra alguma estabilidade depois de 1 ou meses q alterem o ciclo de desenvolvimento e foquem na estabilidade, ué. Programar na correria é claro q não vai produzir bons resultados.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:53 »
Não sei, mas uso o Ubuntu desde o 8.04 e até agora nunca tive grandes problemas. Claro, alguns pequenos bugs, mas nada de tão "horrível" assim que tivesse me obrigado a trocar de SO.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:25 »
versão lts não garante nada em termos de estabilidade, eu experimentei todas as versões do ubuntu desde a 6.06 e todas, inclusive as lts, apresentaram problemas. Essa história de lts é lenda, não garante coisa nenhuma, logo, esperar 1 ou meses também não garante nada.
Avaliar sistema pelo virtualbox também não adianta muita coisa, rodar bem dentro de um software é muito diferente de rodar bem no hardware.
O que esperam q as pessoas façam qdo se deparam com problemas? Que agradeçam? É claro q vão reclamar, ué, e acho isso ótimo, só assim as os desenvolvedores podem saber o q está errado e consertar, se ngm reclamar os problemas se perpetuam.
Pra q essa correria de lançar a cada 6 meses? Se o sistema só mostra alguma estabilidade depois de 1 ou meses q alterem o ciclo de desenvolvimento e foquem na estabilidade, ué. Programar na correria é claro q não vai produzir bons resultados.

Quando se fala em usar versão LTS não é porque ela não venha com bugs, mas sim pelo fato de que como é uma versão de longa duração e demora-se 1 ou 2 meses para de fato uma versão ficar mais estável, ela pode ser usada por mais tempo, com estabilidade, sem a necessidade de trocar já que as outras versões tem um tempo menor de suporte. Além disso historicamente as lts tem sim se mostrado com menos bugs que outras versões até mesmo porque as grandes novidades são sempre apresentadas nas outras e na lts nem tanto, vindo mais com aperfeiçoamentos das novidades anteriores.

Rodar no VB não servir de parâmetro é óbvio, pois máquinas virtuais como o nome já diz é algo feito para funcionar bem, pois é emulado um hardware fictício que funcione bem com a distro. Agora quando até numa MV rodar ruim aí o negócio é sério, então testar numa máquina virtual serve assim: se rodou bem lá, não quer dizer nada, mas se rodou ruim...

Sobre reclamar não há nada de errado nisso, mas vejo muito mimi e coisas sem fundamentos também. Nem vou citar aqui alguns exemplos para que as pessoas que por um acaso falaram algo parecido se sintam ofendidas, mas deve-se ter um bom senso e verificar realmente se aquele problema (bug) é mesmo do SO, se não tem outro motivo/razão para existir aquele problema, se não estão sendo muito apressados em algumas coisas/conclusões, etc.

Agora quanto ao reclamar servir para melhorar é bonito no papel, mas sinceramente acho isso uma utopia, pois a cada lançamento, que continua de 6 em 6 meses, é uma enxurrada de reclamações: eu odeio isso, odeio aquilo, vou voltar para não sei o quê, ou seja, muitos gostando e tantos outros odiando, é ainda com bugs viu. A canonical segue firme nas suas convicções, só verificar quantas críticas recebeu o Unity e mesmo assim ele está aí no Ubuntu, quanta reclamação por não quererem que tirassem o Synaptic (inclusive eu), ele veio nesta versão do Ubuntu? Não estou dizendo para não reclamarem ok, mas apenas que isso, de certo modo, são palavras ao vento. Eu reclamo também viu, kkkk.

Isso de lançar a cada 6 meses também acho ruim, mas a própria canonical já ficou refém disso, pois é o seu marketing. Para mim de ano em ano estaria ótimo. Também não evitaria bugs, pois todos sistemas operacionais têm.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 11:28 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Pq tanta reclamação
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:42 »
lançar uma por ano não evitaria problemas mas com ctz diminuiriam mto, é mto difícil lançar algum software totalmente livre de problemas.
Mtos reclamaram do unity e ele continua, mas ele continua mto diferente do q era, será q todas as mudanças q fizeram não foram baseadas na opinião dos insatisfeitos? Acho q sim. Continuo achando q teste no VB não é parâmetro pra nada e não acho q reclamar seja utopia, como eu disse antes, só qdo as pessoas reclamam é q os desenvolvedores podem saber o q precisa e pode ser melhorado, como vão fazer um sistema bom pro usuário sem saber o q os desagrada e precisa ser melhorado? Elogiar coisas ruins é q não vai ajudar nisso.
Sobre as lts, qdo estávamos na 10.04.2 vi um tópico aqui onde vários usuários relatavam um problema grotesco com gravadores de dvd q simplesmente desapareciam do sistema depois de um tempo ligado, lts não evita bug mas tem alguns problemas tão grotescos qto os q aparecem em lançamentos recentes. LTS sim eu acho uma utopia.
A canoniocal quer fazer marketing lançando sistemas infestados de problemas a cada 6 meses?
Se a canonical acha q dar tiro no pé é bom, por mim td bem, mas a realidade é outra. O melhor marketing q pode existir pra um sistema é ele ser bom e menos bugado possível, assim os próprios usuários fariam propaganda do mesmo.